A Toyota apresentou no Salão de Guangzhou a décima segunda geração da versão sedã do Corolla, o automóvel mais vendido da história, com produção nos cinco continentes e mais de 40 milhões de automóveis emplacados desde seu lançamento, em 1966. Apresentado após as versões hatch e perua, o novo Corolla sedã, já lançado no evento chinês como linha 2020, terá diferentes configurações para os mercados da China, Europa e dos Estados Unidos. Nos principais mercados mundiais, o novo sedã marca a estreia de uma nova plataforma e novos motores, incluindo um 2.0 com injeção dupla e uma opção híbrida. Mas o estilo do modelo regional para a América do Sul, que será produzido na fábrica da cidade paulista de Indaiatuba a partir de 2019 ou 2020, ainda é um mistério.
Nos mercados onde já foi apresentado, o novo Corolla tem algo em comum: a plataforma GA-C da Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA) – a mesma adotada no híbrido Prius –, que é combinada com um novo estilo de design que varia de acordo com o mercado. Em relação às dimensões externas, o Corolla 2020 manteve a distância entre-eixos de 2,70 metros. E as demais dimensões variaram pouquíssimo em relação ao modelo atual. Na China, tem 4,64 metros de comprimento (apenas 2 centímetros a mais que o atual modelo brasileiro), 1,78 metro de largura (0,5 centímetros a mais) e 1,43 metro de altura (0,25 centímetros a menos). No mercado chinês, o modelo é oferecido em duas versões. A “normal” é chamada de Corolla, mas há também uma com design mais esportivo, que leva o nome de Levin e tem exatamente as mesmas dimensões.
No aspecto mecânico, os Estados Unidos têm uma versão melhorada de um novo motor a gasolina 2.0 D4-S (com injeção direta e indireta), com 171 cavalos e 21 kgfm de torque. O carro chega às concessionárias norte-americanas no final do primeiro trimestre de 2019. Já na Europa, tem um motor a gasolina 1.6 com 132 cavalos e uma opção híbrida com propulsor gasolina 1.8 e um elétrico, com 122 cavalos. Além disso, o Corolla oferece a caixa automática Direct Shift-CVT (continuamente variável) e também uma opção manual com 6 marchas.
Os diferentes modelos têm um design interior unificado, semelhante ao das variantes hatchback e station wagon, apresentadas anteriormente. Inclui um novo estilo para o painel de bordo, placa com tela central e tela multimídia do tipo tablet. Quanto aos equipamentos, o novo Corolla incorpora novidades tecnologias como frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança de pista com assistência de direção, luz alta automática e reconhecimento de sinais de trânsito. Não se sabe quais deles estarão presentes na versão brasileira.
Até 2020, a marca terminará de fazer a modernização orçada em R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba. Acredita-se que o término da obra deverá coincidir com a chegada da nova geração do Corolla brasileiro. É esperada para a versão “made in Brazil” a apresentação de uma inédita motorização híbrida flex, que já está em fase de homologação no Prius. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)
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