A maior novidade da Volvo Cars para o mercado brasileiro na linha 2019 é a versão a diesel do XC60, o SUV mais vendido da marca sueca. No Brasil, onde o diesel é historicamente associado ao transporte coletivo e de cargas, o XC60 D5 desembarca com uma proposta ambiciosa – fazer os brasileiros de maior poder aquisitivo finalmente se acostumarem com a tecnologia a diesel em um carro. Por muito pouco, 2018 tem sido o melhor ano da Volvo no Brasil, com 5.224 unidades comercializadas de janeiro até 23 de outubro ante 5.212 do mesmo período de 2017 – apenas uma dúzia de carros a mais. Já o XC60 cresceu 17%, com 1.992 unidades comercializadas este ano ante 1.701 em 2017 – essa base de comparação é de janeiro a setembro. O XC60 D5 desembarcou nas 32 concessionárias nacionais da Volvo em setembro em duas versões, idênticas no design às correspondentes configurações movidas a gasolina: a Momentum, com preço de R$ 275.950 (ante R$ 245.950 da T5 a gasolina) e a Inscription, a R$ 289.950 (ante R$ 269.950 da T5 a gasolina).
O XC60 D5 é equipado com motor Drive-E biturbo 2.0 e quatro cilindros em linha com 235 cavalos de potência a 4 mil rotações por minuto e 48 kgfm de torque de 1.750 a 2.250 rpm (37% maior do que o T5). O Drive-E trabalha em sintonia com a transmissão automática Geartronic de 8 velocidades, caracterizada por proporcionar uma condução mais dinâmica, e a tração integral permanente AWD. Segundo a Volvo, o utilitário esportivo premium a diesel acelera de zero a 100 km/h em 7,2 segundos e pode chegar a 220 km/h de velocidade final.
O “powertrain” do XC60 D5 tem a tecnologia PowerPulse para eliminar o clássico atraso na resposta do motor turbodiesel, conhecido como “turbo lag”. Por meio de um sistema de ar comprimido, o dispositivo entrega um desempenho forte nas arrancadas, neutralizando a “característica negativa” do propulsor a diesel. O PowerPulse atua com um compressor elétrico que, ao receber ar fresco do filtro de ar, o comprime para armazená-lo em um depósito. Ao pressionar o acelerador com o carro parado ou com o motor abaixo dos 2 mil giros, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbocompressor. A tecnologia exclusiva da Volvo permite ao XC60 D5 ter respostas similares às do modelo equipado com propulsor a gasolina.
Desde que a Volvo tornou-se referência de segurança sobre rodas, o assunto está sempre ligado a qualquer produto da marca. O XC60 D5 carrega a bordo o City Safety de segunda geração. O sistema inclui o assistente de direção que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não é capaz de evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o dispositivo oferece assistência à manobra ativa. O City Safety age em possíveis batidas contra veículos, ciclistas, pedestres e animais de grande porte, tanto ao dia quanto à noite.
Presentes na versão Inscription, outros dois recursos se incorporam ao SUV de luxo da Volvo. O Oncoming Lane Mitigation (mitigação de pista oposta) ajuda a evitar colisões com veículos em circulação na pista contrária. Se o motorista do XC60 D5 invadir a faixa de tráfego no sentido oposto ao seu, o sistema traz de volta o carro para sua pista de forma automática. O dispositivo funciona de 60 a 140 km/h. O Blind Spot Information System avisa o motorista sobre a presença de veículos no seu “ponto cego”.
O XC60 D5 oferece ainda como itens de série nas duas versões assentos infantis integrados ao banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortina, laterais e joelho do motorista), sistema de alerta de faixa, de proteção em saída da rodovia, de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e de monitoramento de pressão dos pneus. Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a serem mantidas em relação ao carro da frente – com o sistema freando ou acelerando automaticamente –, e a direção semiautônoma (Pilot Assist), que atua até 130 km/h. O XC60 oferece também abertura e fechamento da tampa do porta-malas se o motorista passar o pé na parte de baixo do para-choque.
Com design inconfundível – e não alterado na linha 2019 –, o XC60 mostra um traço marcante de sua personalidade no avançado sistema de iluminação. O Volvo Full Led System incorpora quatro funções aos faróis do carro: o Automatic Bending Lights (ABL) faz com que o facho de luz acompanhe o giro do volante nas curvas; o Active High Beam (AHB) adapta a luz alta para evitar ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou daqueles trafegando à frente; o nivelamento automático mantém a posição adequada de acordo com o número de ocupantes e a carga do XC60; e o Daytime Running Lights (DRL) de acendimento automático contribui para a visualização do veículo mesmo em dias muito claros. A luz de circulação diurna em formato de “T”, conforme a Volvo, é para remeter ao “martelo de Thor”. E um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa o farol baixo automaticamente. As luzes do XC60 são realmente um espetáculo à parte.
Experiência a bordo
Sala de estar
Com 4,69 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,66 metro de altura e generosos 2,86 metros de entre-eixos, o Volvo XC60 D5 é um carro extremamente confortável, não apenas para os dois ocupantes da frente quanto para o pessoal do banco traseiro. Com o grande espaço oferecido pelo vasto entre-eixos, o bem-estar na parte de trás é compatível com um confortável sofá de uma sala luxuosa. No acabamento interno, simplesmente não existem adaptações, com uso de materiais naturais e luxuosos por toda a cabine. Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo.
Todos os ocupantes do SUV desfrutam de um interior requintado, com bancos revestidos em couro e regulagem elétrica do suporte lombar nos assentos da frente. A versão Inscription, avaliada no test-drive, acrescenta ainda mais conforto, pois dispõe de bancos de couro perfurado com ventilação, assentos dianteiros com suporte lateral e apoio elétricos para as pernas, ajuste com memória para o do passageiro e painel de bordo com revestimento.
O sistema de entretenimento Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo de 9 polegadas “touchscreen” de LCD no painel central, reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráficos de alta definição que tornam a vida do motorista mais intuitiva. Navegação, conectividade e entretenimento estão localizados a poucos toques de distância ou por comando de voz. Assim como na linha 90 da Volvo, a integração do smartphone está espelhada com os aplicativos Apple CarPlay ou Android Auto.
O Sensus integra o Volvo On Call (similar ao OnStar da Chevrolet), um serviço de segurança, proteção e conveniência com assistência 24 horas por dia e auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto do veículo. O sistema permite ao motorista por meio de seu aplicativo de smartphone controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota no motor e enviar destinos para a navegação. O XC60 D5 tem ainda painel de instrumentos personalizável de 12,3 polegadas.
Primeiras impressões
Diesel de passeio
Ribeirão Preto/SP – Um “clima típico sueco” acompanhou boa parte do percurso do test-drive do XC60 D5, pelas estradas da região metropolitana de Ribeirão Preto, com destino final no Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski, cidade natal do grande artista plástico Cândido Portinari. O mau tempo acabou colaborando para aferir as qualidades do utilitário esportivo de luxo com motor a diesel, especialmente no comportamento dos controles de estabilidade e da tração integral AWD sob chuva pesada.
Equipado com motor Drive-E 2.0 biturbo de quatro cilindros, o XC60 D5 desenvolve 235 cavalos de potência com torque de 48 kgfm. Não é preciso de muito tempo para se verificar o diferencial implantado pela Volvo para dar “agressividade” e dinamismo ao motor movido a diesel. Para conferir uma performance próxima à de um propulsor a gasolina, o sistema PowerPulse funciona como um aditivo para as acelerações e retomadas de velocidade. Com isso, o motorista percebe – com satisfação – a inexistência de intervalos de potência típicos dos motores a diesel.
O XC60 D5 pouco tem a dever para o T5 – o XC60 movido a gasolina – em termos de esportividade no desempenho. Com baixíssimo rolamento da carroceria, estabilidade absoluta nos desníveis de faixa na estrada e mesmo nas curvas mais fechadas com piso encharcado, o SUV de luxo da Volvo é equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive) que distribui admiravelmente a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância ou tipo de utilização do veículo. Se o XC60 D5 perde a aderência, o torque enviado às rodas é alterado conforme a necessidade para reequilibrar o carro, mantendo a dirigibilidade sempre tranquila.
Dotado de um controle dinâmico de estabilidade e tração, o XC60 D5 oferece dirigibilidade total ao motorista devido a cinco modos de condução, que alteram a relação de marchas, a resposta do acelerador, a suspensão e o peso da direção elétrica. O modo Eco privilegia a economia de combustível, o Confort prioriza a suavidade nas reações do veículo, o Off-Road é destinado para o uso fora-de-estrada, o Dynamic, para uma condução mais esportiva e o Individual é configurado segundo as características de “pilotagem” do motorista.
O XC60 D5 é um carro para quem gosta de carro. Muito silencioso e confortável, o SUV da Volvo tem força, estabilidade e segurança de sobras, além de ser muito fácil de “ser compreendido” apesar de seus inúmeros recursos eletrônicos de desempenho, interatividade e navegação. O volante é revestido em couro e de ótima empunhadura. Caso à parte, a transmissão automática Geartronic de 8 velocidades e trocas imperceptíveis é mais um passo à frente oferecido pela marca sueca.
Ficha técnica
Volvo XC60 D5 Inscription
Motor: Drive-E 2.0 biturbo, quatro cilindros em linha
Potência: 235 cavalos a 4 mil rpm
Torque: 48 kgfm de 1.750 a 2.250 rpm
Câmbio: automático Geartronic de 8 velocidades
Aceleração de zero a 100 km/h: em 7,2 segundos
Velocidade máxima: 220 km/h
Combustível: diesel
Ar-condicionado: dual zone e saída para o banco traseiro
Tração: integral AWD
Direção: elétrica
Dimensões: 4,69 metros de comprimento, 1,90 metro de altura, 1,66 metro de altura e 2,86 metros de entre-eixos
Peso: 1.990 quilos
Porta-malas: 505 litros
Tanque de combustível: 61 litros
Suspensão dianteira: Double Wish Bone, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo integral com lâmina transversal composta, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Freios: ABS com distribuição eletrônica (EBD) e assistente de frenagem eletrônica (EBA)
Preço da versão do test-drive: R$ 289.950