Motorzão
A nova geração do Audi R8 foi lançada e, para o alívio dos fãs, o esportivo não se rendeu ao “downsizing”, como muito se cogitava. O motor V10 de 5,2 litros não deu lugar a um V6 turbo. Ao contrário, o propulsor não só foi mantido como teve sua potência aumentada, gerando agora de 570 cavalos a 620 cavalos, dependendo da versão. Visualmente, o carro manteve sua silhueta básica e características clássicas como a entrada de ar lateral pintada em cor contrastante com o restante da carroceria. A frente ganhou traços mais retilíneos e arrojados, enquanto a traseira adota uma grande grade horizontal e um novo difusor na parte inferior do para-choque. O interior foi todo redesenhado mantendo a boa combinação entre luxo e esportividade. Segundo dados da fabricante, o novo R8 cupê básíco acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, atingindo velocidade máxima de 324 km/h. A versão topo de linha R8 V10 Performance Quattro chega aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos, alcançando 331 km/h de máxima. Para dar conta de toda essa performance, o controle de estabilidade foi aprimorado e as suspensões receberam ajustes específicos para cada modo de condução, acrescentando nova opções para piso seco, molhado e neve.
Cara preta
O Chevrolet Camaro ganhou uma frente redesenhada em abril deste ano, mas a reação do publico, especialmente quanto ao visual da versão SS, parece não ter sido muito positiva. Rumores indicam que um novo retoque estilístico, para ajustar os pontos em desagrado pelos fãs, já está sendo preparado pela GM e estreará em 2019, para o modelo 2020. O predomínio da cor preta na frente do Camaro SS, que abrange a grade, barra horizontal e o próprio logo da fabricante, não caiu no gosto da maioria dos clientes do esportivo. Para resolver isso, a marca norte-americana deverá se inspirar no conceito que foi preparado para o SEMA Show de 2018, no qual a barra horizontal frontal é pintada na cor do carro. Sem confirmar qualquer mudança, o Camaro será a grande estrela no estande da Chevrolet no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, dando oportunidade aos brasileiros de conferir o controverso desenho frontal do SS.
Tapete mágico
Em parceria com a Agência GTB e o Estúdio Code, a Ford apresenta o Tapete de Acessibilidade, acessório para ajudar na locomoção de cadeirantes pelas ruas das cidades. Ainda em fase de desenvolvimento, a novidade faz parte das pesquisas da marca norte-americana na área de mobilidade, com projetos de veículos adaptados para melhorar o transporte e a qualidade de vida das pessoas. O acessório transforma o tapete do porta-malas do EcoSport em uma peça móvel, podendo ser dobrado e encaixado atrás da cadeira de rodas e usado quando necessário para transposição de meio-fios e desníveis do caminho. Ao ser aberto, o tapete fica rígido automaticamente. O Tapete de Acessibilidade é feito com alumínio aeronáutico e revestimento de Eva e tem capacidade para suportar até 250 quilos. O acessório é equipado com sensores e um microprocessador que envia sinais via Bluetooth para um aplicativo de smartphone do cadeirante, podendo mapear pontos da cidade complicados para a mobilidade, entre outras comodidades.
Perua esportiva
Apresentada no Salão de Frankfurt do ano passado, a quarta geração do Audi RS 4 Avant desembarca no Brasil para ser exposta no Salão de São Paulo, em novembro. O modelo, topo de linha da família A4, que completa 18 anos de estrada, é equipado com motor 2.9 TFSI (turbo) com 450 cavalos de potência e 60 kgfm de torque em uma faixa de rotação de 1.900 a 5 mil rpm. Com esse conjunto, a RS 4 Avant acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e pode chegar a 280 km/h. A tração quattro distribui a potência do propulsor V6 para as quatro rodas por meio da transmissão automática tiptronic de 8 velocidades. A perua esportiva da Audi ainda não tem preço definido para o Brasil. Os designers se inspiraram em diversos detalhes utilizados no Audi 90 Quattro IMSA GTO para projetar a RS 4 Avant. A frente tem entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade Singleframe. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto compõem um visual ousado. A pintura exclusiva Azul Nogaro com efeito perolizado remete à primeira geração do modelo. Dentro, a RS 4 Avant mantém sua vocação esportiva, com assentos tipo competição na frente, volante multifuncional com base plana e faixas iluminadas do painel com o emblema RS.
Black tie
A principal novidade da linha 2019 do Chevrolet Cruze é a série especial Black Bow Tie, com um conjunto de acessórios alinhado com uma nova proposta de customização para veículos. Baseada na configuração intermediária LT, a série especial está disponível nas versões sedã e Sport6 (hatch) e tem como diferenciais a “gravatinha” da Chevrolet com fundo preto e emblemas Cruze e tapetes escurecidos. O modelo pode ser equipado com o sistema de som premium da JBL especialmente projetado para a série. O Cruze tem motor bicombustível turbo de 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 6 velocidades. A Black Bow Tie traz acabamento premium para bancos, volante e painel, câmera de ré com sensor de estacionamento, multimídia MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e o exclusivo sistema de telemática OnStar. A série especial estará disponível inicialmente na cor Preto Ouro Negro e chega às concessionárias no início do próximo mês.
Atrações eletrizantes
A Nissan promete eletrificar o Salão de São Paulo, em novembro, com sua visão sobre o futuro da mobilidade. Quem for ao evento poderá conhecer as novidades da marca e experimentar algumas das tecnologias da Nissan Intelligent Mobility. A fabricante terá um espaço exclusivo com pista para test-drive do 100% elétrico Leaf e outros modelos da marca japonesa. Em uma pista de 1.352 m², os visitantes terão disponíveis duas unidades do Leaf, o Kicks SL e a Frontier LE, além da possibilidade de testar a Visão 360 Graus com Sistema Inteligente de Câmeras. Será a primeira aparição oficial na América Latina da segunda geração do Leaf, que representa um novo patamar no mercado de carros elétricos produzidos em larga escala, oferecendo mais autonomia, tecnologias avançadas e um design renovado e dinâmico.
Mini plug-in
Uma das principais atrações da Mini no Salão do Automóvel de São Paulo, o Cooper SE Countryman All4, o primeiro veículo híbrido plug-in da marca britânica produzido em escala, já pode ser comprado pelo brasileiro por meio de campanha de pré-venda. A ação teve início nesta segunda-feira e o icônico modelo tem preço sugerido de R$ 199.990. O motor elétrico, concebido seguindo o princípio de um sistema híbrido sincronizado, oferece potência de 88 cavalos (65kw) e torque de 16,5 kgfm. O propulsor a combustão TwinPower Turbo de três cilindros entrega mais 136 cavalos e 22 kgfm de torque a partir de 1.250 rpm. O Cooper SE Countryman All4 acelera de zero a 100 km/h em 6,8 segundos.
Sem exageros
Um dos fatores que causam rejeição por parte de muitos entusiastas automotivos em relação aos carros elétricos é seu visual. Na maioria das vezes, o estilo varia do extravagante ao insosso. Percebendo isso, a BMW pretende abandonar o visual diferenciado do i3 e do i8 em seus futuros modelos eletrificados. Com a proliferação da propulsão elétrica por toda linha, a tendência é que o desenho fique mais convencional, sem necessidade de diferenciações estéticas. Esse novo posicionamento foi ratificado por Adrian van Hooydonk, diretor de design da BMW, em recente entrevista à publicação britânica Autocar. Caso a nova estratégia estilística realmente se confirme, os fãs do Série 3 – ou de qualquer outro modelo da marca – não precisam temer que um eventual 320 elétrico venha acompanhado com visual de carro de brinquedo.
Rota definida
Faltando menos de um mês para a extinção da Medida Provisória que instituiu o novo regime automotivo brasileiro, uma Comissão do Congresso aprovou o texto definitivo da Lei. Agora, a lei segue para apreciação da Câmara dos Deputados e do Senado. Michel Temer pretende sancionar o Rota 2030 no dia 8 de novembro, quando o presidente em final de mandato estará no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Um dos principais objetivos do Rota 2030 é aumentar o nível de segurança e a eficiência energética dos veículos nacionais. Com o novo regime automotivo, modelos híbridos e elétricos poderão ficar mais acessíveis. Com isso, os “verdes” seriam vendidos ou fabricados no país com carga tributária menor. Dentre os incentivos previstos está a concessão de R$ 1,5 bilhão em créditos fiscais para as fabricantes que investirem pelo menos R$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.