A Mercedes-Benz promoveu, de 18 a 24 de outubro, o AMG Performance Tour 2018. Realizado no Autódromo Velo Città, no município paulista de Mogi Guaçu, o evento teve a proposta de apresentar para clientes e convidados da marca uma experiência completa com os destaques da AMG, empresa alemã preparadora de veículos e motores esportivos de alto desempenho há 50 anos vinculada à marca Mercedes-Benz e pertencente ao Grupo Daimler AG desde 2005. O autódromo serviu de palco para a demonstração e testes de produtos de portfólio de superesportivos na pista de corrida e na área de off-road, sempre sob a supervisão dos instrutores da AMG Driving Academy. Na edição deste ano do evento, os destaques eram o novato cupê de quatro portas CLS 53 e o recém-lançado utilitário esportivo Mercedes-AMG GLC 63 S 4Matic+ Coupé, além do já conhecido superesportivo GT C Roadster, que chegou ao Brasil em junho do ano passado.
O Mercedes-AMG CLS 53 será uma das atrações do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo – que acontecerá de 8 a 18 de novembro na capital paulista – e introduz a nova linguagem de design da marca, caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos. Dentro do conceito do coupé com quatro portas, os detalhes estéticos mais marcantes são a grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing – o defletor aerodinâmico tem o aspecto da letra “A” –, soleiras laterais exclusivas, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho. O modelo também inaugura um novo segmento de motores no portfólio da marca, os AMG 53 3,0 litros de seis cilindros em linha, que geram 435 cavalos de potência e 53,5 kgfm de torque. O motor conta com a tecnologia “híbrida leve” apresentada no Brasil no início de outubro na versão C 200 EQ Boost do novo Classse C. No modelo, o motor de arranque/alternador EQ Boost pode fornecer, em momentos determinados, 22 cavalos de potência adicional e mais 25,5 kgfm de torque. Além disso, o equipamento alimenta o sistema elétrico embarcado de 48 V. Outros destaques do CLS 53 são a transmissão Speedshift TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+. O Mercedes-AMG CLS 53 4Matic+ estará disponível nas concessionárias a partir de novembro deste ano, com preço sugerido de R$ 599.900.
Também novato no Brasil, o modelo de alta performance GLC 63 S 4Matic+ Coupé busca atingir o segmento automotivo que mais cresce em todo o mundo: o dos utlitários esportivos. O motor AMG 4,0 litros V8 gera 510 cavalos para a versão coupé – são 476 cavalos na versão SUV, denominada GLC 63 4MATIC+. O novo SUV de alta performance também traz suspensão com molas pneumáticas com amortecimento ajustável adaptativo, tração AMG Performance 4Matic+ nas quatro rodas privilegiando a traseira (para comportamento mais esportivo) com distribuição de torque totalmente variável, diferencial traseiro com deslizamento limitado e um sistema de freios de alta performance. No design, destaque para a grade AMG Panamericana, introduzida na família AMG GT. Além disso, o modelo oferece o que se espera de um SUV de luxo: amplo espaço para passageiros e bagagem, muitos equipamentos de segurança e tração que proporciona uma condução confortável em diferentes terrenos. O Mercedes-AMG GLC 63 S 4Matic Coupé chegou às concessionárias nacionais em setembro, com preço sugerido de R$ 587.900.
Mas o destaque estético do evento era o charmoso superesportivo Mercedes-AMG GT C Roadster. Sua proposta é unir características puras de veículos de competição à sensação de liberdade dos “dream cars”. Apresentado no Brasil em junho de 2017, o GT C Roadster ampliou a família GT de superesportivos da AMG, também representada no Velo Cittá por seu mais potente modelo, o poderoso Mercedes-AMG GT R Coupé, de 585 cavalos e 71,4 kgfm de torque. Equipado com o motor V8 de 4,0 litros e transmissão AMG Speedshift DCT de 7 velocidades, tradicional na família mais potente de todo o portfólio, o Mercedes-AMG GT C Roadster entrega 557 cavalos e 69,3 kgfm de torque. É oferecido nas concessionárias por R$ 1.118.900.
Enquanto os esportivos aceleravam velozmente na AMG Performance Tour 2018, na pista de off-road ao lado acontecia a Off-road Experience. Nela, os SUVs da AMG tinham a chance de chafurdar na lama, encarar buracos e subir e descer pirambeiras para por à prova seus diversos sistemas eletrônicos. Estavam na trilha os modelos GLC 250 4Matic Coupé, GLC 250 4Matic Highway, GLC 250 4Matic Sport, GLE 350d 4Matic Highway, GLE 400 4Matic Coupé Highway e GLS 350d 4Matic. Nos diversos níveis de obstáculos, foi possível experimentar tecnologias como a suspensão pneumática Airmatic, Downhill Speed Regulation – DSR (controle de velocidade em descidas), freios adaptive brake (ABR), controle eletrônico de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), assistente de partida em subida (HSA) e, principalmente, a tração integral permanente 4Matic. No entanto, as grandes atrações do Velo Cittá eram mesmo os “foguetes do asfalto”, que rosnavam ferozmente na pista ao lado.
Primeiras impressões
Bichos soltos
Mogi Guaçu/SP – O cheiro de borracha queimada, causado pelo uso intensivo dos freios quando se dirige em velocidades muito elevadas, tomava conta do Autódromo Velo Cittá. Mas não havia ninguém reclamando. Afinal, a AMG Performance Tour 2018 criou uma instigante oportunidade de acelerar alguns dos produtos da preparadora esportiva da Mercedes-Benz, como o novo Mercedes-AMG CLS 53, com seu novo motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha. Concebido com uma nova arquitetura, o modelo reduziu o espaço necessário para a instalação do motor sob o capô para que o motor de arranque/alternador EQ Boost, que combina o motor de partida ao alternador, fosse instalado entre o propulsor e a transmissão. Esse novo recurso, assim como a alimentação inteligente por meio de um compressor elétrico auxiliar e um turbocompressor que utiliza os gases do escapamento, aprimora a performance e o dinamismo de condução, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de combustível e as emissões. Segundo a AMG, o CLS 53 4Matic acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O modelo oferece cinco modos de condução do Dynamic Select: “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”. Pela circunstância do teste, a opção pela “Sport+”, na qual a transmissão é muito reativa, era inexorável.
Nas rápidas voltas dadas no autódromo, uma característica notável do CLS 53 é que, nas arrancadas, o compressor elétrico auxiliar, apoiado pelo EQ Boost, fornece alta pressão de alimentação de forma praticamente instantânea para uma elevação do torque mais rápida para a aceleração, até que o turbocompressor maior, movido pelos gases do escapamento, seja acionado. Dessa forma, o motor de 3,0 litros reage de forma rápida, proporcionando respostas imediatas ao acelerador sem ‘turbo lag‘ (retardo entre o comando do acelerador e a resposta do motor). A percepção de aceleração é surpreendente. A transmissão AMG Speedshift TCT 9G impressiona pelos tempos de troca de marchas curtos e pela rápida resposta aos comandos dos “paddle-shifts” do volante. A força do motor é transmitida à estrada pelo sistema de tração integral AMG Performance 4Matic+, com distribuição de torque totalmente variável entre os eixos dianteiro e traseiro, para assegurar uma tração otimizada, com muita estabilidade.
Também bastante cotado no evento, o novo GLC 63 S 4Matic+ Coupé atrai a atenção de cara por sua estética “SUV-cupê”, com caimento na parte traseira do teto ressaltando a esportividade da proposta. A imponente grade AMG Panamericana reforça o aspecto “malvado”. Embora “grandalhão”, o modelo revela agilidade e uma espantosa capacidade de fazer curvas em altas velocidades sem adernar demais a carroceria, apesar da altura elevada. O motor 4,0 litros V8 gera 510 cavalos, o que possibilita a ele uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Algo insuspeitável pelo porte do carro.
Apesar de não ser tão “novidade” – foi lançado no Brasil há mais de um ano –, quem mais acelerou corações e atraiu olhares cobiçosos no Velo Cittá sem dúvida foi o GT C Roadster, com seu vistoso tom de amarelo na carroceria. Com quatro metros e meio de comprimento e quase dois de largura, o superespotivo é empurrado por um motor V8 de 4,0 litros com 557 cavalos e 69,3 kgfm de torque. O comportamento dinâmico é bem próximo ao de um carro de corrida, a começar pelo instigante ronco do motor. O modelo faz curvas com uma agilidade e estabilidade arrebatadoras – com o auxílio do esterçamento das rodas traseiras em até 1,5 grau. Na prática, parece uma espécie de “trem-bala” que se desloca de forma quase mágica sobre trilhos invisíveis. Na reta, a capacidade de acelerar rápido é avassaladora. Felizmente, esse atributo tão sedutor vem acompanhado de uma necessária capacidade de parar rápido e de forma equilibrada.
Com esse conjunto mecânico, segundo a AMG, o conversível acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 316 km/h. Seus sistemas incluem bloqueio de diferencial eletrônico do eixo traseiro, sistema de exaustão variável ao selecionar o botão de abre-fecha do difusor e quatro diferentes modos de condução – “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Race”. Ao volante do GT C Roadster, não é difícil beirar os 200 km/h na reta e contornar curvas rápidas a mais de 100 km/h, sempre com a reconfortante sensação de absoluto controle. Um brinquedo realmente cativante.