No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontecerá de 8 a 18 de novembro, não faltarão novidades. Principalmente no segmento que mais cresce no mercado automotivo global: o dos utilitários esportivos. E as marcas chinesas estão entre as que pretendem investir bastante nos SUVs para crescer no Brasil. A Lifan apresentará no evento paulistano seu novo X70, importado da China e que, segundo a marca, traz um padrão de qualidade sem precedentes. Em sintonia com a rápida evolução da indústria automotiva chinesa, a marca asiática não economizou em tecnologia e equipamentos.
Lançado em maio no Uruguai, o X70 é um novo SUV médio desenvolvido em uma plataforma projetada especificamente para esse produto. Tem 4,36 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre-eixos de 2,60 metros. Pesa 1.194 quilos. A distância em relação ao solo é de 17,6 centímetros e o porta-malas oferece uma capacidade de 348 litros, expansível com o rebatimento dos bancos traseiros. As rodas são de alumínio com cinco raios duplos de 18 polegadas, com pneus 225/55 / R18. O X70 usa um sistema de suspensão independente McPherson no eixo dianteiro e um Multi-link independente na parte traseira. O SUV chinês é alimentado por um motor de quatro cilindros e 16 válvulas com 2,0 litros e 142 cavalos de potência a 6.000 rpm. O torque máximo é de 18,86 kgfm, totalmente disponível entre 4.200 e 4.400 giros. O motor é completamente novo para a marca no mercado local e funciona em conjunto com uma caixa manual de 5 velocidades.
O design exterior impressiona. Na frente, transmite imagem de força com sua grande grade central de cinco elementos horizontais com os faróis alongados em seus lados. Esses conjuntos ópticos integram as luzes de circulação diurna com leds e as lâmpadas halógenas com lentes ópticas das luzes principais. Abaixo, estão as luzes de nevoeiro. Lateralmente, há predominância de linhas retas, com destaque para as bordas e espelhos volumosos, eletricamente dobráveis. Tal como acontece com outros modelos da marca, a cauda do veículo é um pouco maior, o que favorece as manobras de carga e descarga no porta-malas.
Embora o bom nível de montagem das peças de chapa metálica, com terminações bem ajustadas, seja perceptível, é no interior que a mudança de paradigma na qualidade de fabricação da indústria automotiva chinesa surpreende mais. O X70 exibe um design interior elegante, desenvolvido com bom gosto e utilizando materiais de alto nível com bom acabamento na montagem. Os assentos são cobertos com um novo tipo de polímero que simula couro, de melhor qualidade. O painel de instrumentos apresenta um design sóbrio, enquanto a iluminação dos comandos é delicada. Mas talvez um dos grandes diferenciais deste SUV seja o vasto espaço oferecido pelos bancos traseiros. É enorme, na verdade! Esse setor também oferece três encostos de cabeça, seus correspondentes cintos de segurança de três pontos, âncoras isofix e um apoio de braço central retrátil com porta-copos.
A lista de itens de série do X70 vendido no Uruguai é generosa. A chave é “keyless”, com acesso e desbloqueio das portas remotamente e ativação/desativação do motor por meio de um botão de partida. Além do espelhos eletricamente dobráveis, incorpora duplo airbag frontal, controle de estabilidade e sistema inteligente de frenagem BOS, câmara de ré, radar anti-colisão, alerta de fadiga, assistente de arranque em subida, limitador de velocidade, cruise control, sistema de monitoração da pressão dos pneus e teto solar elétrico. Tem também ajustes elétricos para os bancos dianteiros (seis posições no do motorista e quatro no do passageiro da frente), ajuste de altura dos faróis, tampa de combustível de abertura interna e porta-malas de forma remota, volante multifuncional com ajuste de altura, apoio de braço frontal com porta-objetos, tela multimídia de 9 polegadas com conexão para celulares, compatível com IOS e Android, dois conectores USB e seis alto-falantes, entre outros componentes.
No mercado uruguaio, no qual a Lifan Motors já comercializa o X70 desde maio, o SUV é vendido por US$ 25.490 – o equivalente a R$ 96.500. Não há definição quanto ao preço no Brasil. (colaborou Edmundo Dantas/Agência AutoMotrix)