BMW X7 xDrive 40i
BMW X7 xDrive 40i

Superdimensionado

 

Grande e com visual um tanto exagerado, o novo BMW X7 foi apresentado oficialmente e será comercializado primeiro nos Estados Unidos a partir de março de 2019. Será o maior SUV da marca bávara, com capacidade para acomodar até sete ocupantes e equipado com uma linha de motores que vai desde um 3.0 turbo de seis cilindros em linha, que gera 340 cavalos e 45,6 kgfm de torque, a um V8 4.4 biturbo com 462 cavalos e 66,2 kgfm de torque. Ambos vêm acoplado em uma transmissão automática de 8 velocidades com tração integral. Para os europeus, também há versões a diesel com potências de 264 cavalos a 400 cavalos. O interior espaçoso tem luxo compatível com o que se espera de um BMW topo de linha. O painel traz duas telas de 12,3 polegadas, uma para os instrumentos e outra para a central multimídia. O ar-condicionado é de quatro zonas, podendo ser de cinco opcionalmente. As tecnologias de auxílio à condução incluem monitor de ponto cego, aviso de saída de faixa, alerta de colisão traseira, aviso de colisão frontal, alerta de pedestres com frenagem automática, alerta de tráfego cruzado e limitador de velocidade. A configuração topo de linha xDrive50i oferece ainda sistema de estacionamento automático, assistente de faixa e de tráfego. O BMW X7 será vendido em 2019 no Brasil, embora ainda não exista uma data definida para o lançamento nacional.

 

Novo rumo

Porsche Mission E Concept
Porsche Mission E Concept

Faltando um ano para começar a ser vendido, o Porsche Taycan gera grande expectativa entre entusiastas e no mercado. Com propulsão completamente elétrica, o Taycan representa uma quebra nos padrões da marca alemã rumo ao futuro aparentemente inevitável dos carros elétricos. Isso não significa que a esportividade será comprometida, pois, segundo a Porsche, a aceleração de zero a 100 km/h será de 3,5 segundos, com velocidade máxima superior aos 250 km/h. A potência deverá superar os 600 cavalos. A expectativa é de que sejam produzidas de 20 mil a 25 mil unidades anuais, com possibilidade de ampliação desse volume dependendo da demanda. A versão de produção promete ser muito parecida com a do conceito Mission E, reforçando a esportividade e o apelo tecnológico. As portas traseiras que se abrem de forma tradicional – ao invés de “suicidas” (que abrem ao contrário, para a frente) como no protótipo – e a presença de uma coluna central entre as portas em nome da segurança são as maiores mudanças entre o conceito e a versão que chegará às lojas. O interior altamente tecnológico do conceito, que abusa das telas LCD e dos comandos sensíveis ao toque, deverá ser bastante preservado no Taycan de produção.

 

Felino elétrico

Jaguar I-Pace
Jaguar I-Pace

A Jaguar tem planos para fabricar apenas carros elétricos a partir de 2030 – a legislação britânica proíbe que se fabriquem carros a combustão a partir daquele ano. Depois do sucesso instantâneo do I-Pace, a marca britânica se empolgou e admite extinguir todos os modelos que utilizem motores a combustão até o final da próxima década. Segundo Ian Callum, chefe de design da Jaguar Land Rover, o clássico sedã XJ poderá ter uma nova geração completamente elétrica, com grandes avanços em termos de desenho e performance. Os sedãs XE e XF poderiam ser substituídos por SUVs de dimensões equivalentes, para fazer frente ao Audi e-Tron e ao Mercedes-Benz EQC. Apesar da eletrificação total de sua linha de automóveis ser uma possibilidade real, a Jaguar ainda não bateu o martelo e pode mudar de rumo dependendo do que acontecer no mercado automotivo nos próximos 10 anos.

 

Verdadeiramente esportivo

Renault Arkana
Renault Arkana

A Renault Sport, lendária divisão de competição da fábrica francesa, que estampa seu nome nos esportivos de rua e nos bólidos de Fórmula-1 da marca, estuda incluir utilitários esportivos no seu portfólio. Segundo Jean Calcat, gerente internacional de vendas da divisão, não existe nenhum conflito conceitual que impeça o desenvolvimento de um SUV esportivo. Para indicar a linha que pretendem seguir, Calcat cita como exemplo o Alfa Romeo Stelvio, que no entender do executivo representa a perfeita harmonia entre as propostas dos SUVs e esportivos. Recém-lançado na Europa e com vinda garantida para o Brasil, o Renault Arkana, utilitário esportivo com estilo cupê, tem tudo para receber uma versão RS em futuro próximo.

 

Anti-Mustang

Chevrolet Camaro SS
Chevrolet Camaro SS

A Chevrolet apresentará o novo Camaro no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. O cupê ganhou uma frente redesenhada, ainda mais arrojada, que a marca chama de “performance-driven design”. Os faróis ficaram mais finos e trazem um filete de leds característico, funcionando como uma assinatura luminosa. A grade ficou maior e com um padrão mais aerodinâmico. O visual frontal pode ter pequenas variações estilísticas, com detalhes cromados ou na cor preta, dependendo da versão. Completando o pacote de mudanças visuais, as rodas também são novas e as lanternas traseiras foram redesenhadas. As unidades importadas para o Brasil virão equipadas com motor 6.2 V8 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque, acoplado a um novo câmbio automático de 10 marchas. Ultimamente, o “reinado” do Camaro no mercado brasileiro, que era tranquilo, passou a ser fortemente ameaçado pela chegada do arquirrival Ford Mustang.

 

Indefinição

 

A Anfavea demonstrou preocupação com a falta de clareza dos candidatos à presidência da República em assuntos relacionados à indústria automotiva. Destacando que tem posição apartidária, a entidade afirma que analisou os planos de governo dos presidenciáveis e não encontrou ações detalhadas nem projetos específicos para o setor. Outra questão critica para a entidade é a demora para aprovação da Medida Provisória nº 843/2018, que institui o novo regime automotivo – o atual regime termina em novembro. A preocupação da Anfavea é compartilhada por outras associações, como a que representa o setor químico (Abiquim), máquinas industriais (Abimaq), infraestrutura (Abdib) e plástico (Abiplast).

 

Nos detalhes

 

A linha 2019 do Jeep Compass está chegando às lojas com pequenas novidades e aumentos de até R$ 4 mil nos preços. A versão de entrada Sport ganha maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e novas rodas de 17 polegadas. Um degrau acima, a Longitude traz retrovisores com rebatimento elétrico, novas rodas de 18 polegadas e painel com tela multimídia de 7 polegadas. As topo de linha Limited e Trailhawk ganharam assistente de estacionamento semi-autônomo, rodas de liga leve de 19 polegadas e recurso de partida remota do motor pela chave. O pacote de opcionais High Tech, disponível para as versões Limited e Trailhawk, que inclui itens como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, sistema monitoramento de mudança de faixa com correção ativa, sistema de som Beats e bancos dianteiros com ajustes elétricos, teve seu preço reduzido de R$ 15.650 para R$ 8.700. Os preços da linha 2019, já majorados, vão de R$ 111.900 a R$ 171.490.

 

Com a carga toda

 

A Tesla está batendo recordes de venda nos Estados Unidos, superando BMW, Lexus e Audi dentre os fabricantes de luxo. O expressivo crescimento da fabricante de carros elétricos vem sendo reforçado pelo sucesso do Model 3, que vendeu mais que o Toyota Corolla nas terras do Tio Sam durante o mês de setembro. Foram 22.250 unidades do sedã elétrico contra 20.797 do clássico modelo japonês. No mercado mais competitivo do mundo, o sedã da Tesla ocupa uma invejável 13ª posição, o que é especialmente significativo considerando a predileção dos norte-americanos por picapes e SUVs.

 

 

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