O novo Macan estreia no Salão de Paris, na primeira semana de outubro, como peça importante da ofensiva da Porsche no mundo dos SUVs, o segmento que mais cresce no planeta. A nova geração do carro traz um motor 2.0 turbo com geometria da câmara de combustão aperfeiçoada e filtro de partículas de gasolina, capaz de desenvolver 235 cavalos de potência e 37 kgfm de torque. Associado ao câmbio PDK de embreagem dupla e 7 velocidades – enquanto uma marcha é acionada, a seguinte já fica pronta para entrar em ação, sem intervalo de tempo –, o motor do novo Macan tem aceleração de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e pode chegar a 225 km/h. Conforme o New European Driving Cycle (novo ciclo de condução europeu), o utilitário esportivo compacto da Porsche tem média combinada (urbano/rodoviário) de 8,1 km/l.
O Macan recebeu uma repaginação vigorosa, com itens mais evidentes em termos de design, conforto, conectividade e dinâmica de condução, incluindo o conjunto de iluminação traseiro tridimensional em leds e o sistema de gerenciamento de comunicação interconectado com tela de 10,9 polegadas. Com o chassi também remodelado, o SUV da Porsche tornou-se, segundo informações da marca alemã, mais agradável de se dirigir e com mais conforto. Com pneus de polegadas diferentes atrás e na frente, o Macan permite ao motorista usufruir mais as vantagens do sistema de tração integral Porsche Traction Management e assumir um estilo de “pilotagem” mais esportiva.
A tecnologia de leds é incorporada ao novo Macan de série nos faróis redesenhados, enquanto o Porsche Dynamic Light System Plus opcional pode ser utilizado para controlar de forma adaptativa a distribuição do facho de luz. A parte frontal do SUV foi inteiramente renovada, com aparência mais ampla. Para o visual externo do veículo, o comprador do novo Macan pode optar entre quatro cores de carroceria: Verde Mamba Metálica, Prata Dolomita Metálica e Azul Miami e Crayon.
A versão do novo Macan que será vendida na Europa disponibiliza o sistema Porsche Communication Management, com tela touchscreen de alta definição e 10,9 polegadas. Assim como no Panamera e no Cayenne, a interface pode ser adaptada para se adequar ao gosto pessoal dos usuários por meio de configurações pré-definidas. O novo sistema tem navegação, preparação para smartphone, duas interfaces de áudio e controle inteligente de voz. Outros itens de série vêm com o Porsche Connect Plus com módulo de telefone LTE e leitor de cartão SIM, um ponto de Wireless e um conjunto de serviços Porsche Connect. O item navegação é um dos pontos altos da nova geração do Macan. A “nuvem” da internet proporciona ao motorista ter dados atualizados a todo o momento, tornando possível que a rota seja recalculada rapidamente, se for necessário. Os aplicativos Porsche Connect e Porsche Car Connect permitem ao motorista se comunicar com o veículo por meio de seu smartphone. O aplicativo Offroad Precision registra as manobras radicais no fora-de-estrada para serem “curtidas” depois pelo motorista e seus amigos.
Nos quesitos de assistência ao condutor, o novo Macan tem o volante opcional GT herdado do icônico 911. Um seletor de modos integrados ao volante, como o estilo esportivo, faz parte do pacote Sport Chrono. O novo assitente de tráfego usa o piloto automático do carro para uma condução mais agradável e sossegada em velocidades de até 60 km/h, curiosamente, o limite permitido em todas as ruas das cidades brasileiras. Além de acelerar e frear de forma semiautomática, o sistema ajuda o motorista a manter sua faixa de rolagem nos engarrafamentos urbanos. O novo Macan traz outros itens práticos de bem-estar na cabine, como o para-brisa aquecido e um ionizador que age com o filtro de ar para melhorar a qualidade do ambiente interno do veículo.
Já disponível em regime de pré-venda na Europa, o SUV compacto produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha, tem preço a partir de 58.763 euros, equivalentes a cerca de R$ 266 mil. No Brasil, o modelo anterior é oferecido por valores entre R$ 321 mil e R$ 510 mil, dependendo da versão. A Porsche Brasil ainda não confirmou a data da chegada do novo modelo ao mercado nacional. A marca alemã tem concessionárias nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Brasília (DF), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP).