A Volvo abriu a pré-venda no Brasil do XC60 T8, versão híbrida do seu modelo mais vendido no país. Equipado com o “powertrain” mais poderoso da marca sueca, o SUV de luxo tem um motor a combustão Drive-E Turbo Supercharger 2.0 de quatro cilindros em linha com 320 cavalos de potência e torque de 64 kgfm entre 2.200 e 5.400 rpm, que atua em conjunto com o motor elétrico de 87 cavalos, totalizando uma potência de 407 cavalos. A transmissão automática de 8 velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire (sem uso de cabos). A caixa eletrônica colabora também na frenagem do freio-motor para recuperar energia ou para carregar a bateria de íons de lítio para utilização imediata como potência extra. Segundo a Volvo, apesar dos 2.174 quilos de peso, o carro acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e pode chegar à velocidade final de 230 km/h, limitada eletronicamente. O XC60 T8 tem 4,68 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,86 metros de entre-eixos. Disponível na versão de acabamento R-Design, está sendo oferecido por R$ 299.950 durante o período de pré-venda. A linha 2019 do utilitário esportivo mais vendido na história da Volvo tem ainda as opções de motores T5 (254 cavalos a gasolina) e D5 (235 cavalos a diesel).
Com fábricas na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo vive um momento de forte crescimento no mundo, assim como no Brasil. De janeiro a agosto deste ano, a fabricante vendeu 4.054 unidades, em um crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2017. Na família de SUVs, o XC90 teve alta nas vendas no intervalo de 275 para 579 unidades (110%), o XC60 cresceu 16,5% (1.760 unidades) e o XC40 teve 1.262 exemplares comercializados desde abril. A marca projeta fechar 2018 com mais de 6 mil carros vendidos nas concessionárias brasileiras, o que representaria o dobro do volume emplacado no ano passado.
No design, a personalidade forte da dianteira fica evidenciada pela grade e o para-choque exclusivos da versão XC60 T8 híbrida e do sistema de iluminação Volvo Full Led com quatro funções: a Automatic Bending Lights (ABL), com faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar o facho nas curvas, a Active High Beam (AHB), sistema automático de adaptação da luz alta para não ofuscar a visão de motoristas trafegando em sentido contrário, e a Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático. Desenhada no formato “T” (que o departamento de marketing da Volvo chama de “martelo de Thor”), a luz de posição diurna ajuda na visualização do próprio veículo. O sensor de iluminação e detecção de túneis ativa automaticamente o farol baixo. A esportividade na traseira está presente graças ao spoiler e à saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto óptico alto, marca registrada do XC60, tem feixes de leds e desenho marcante que se estende à tampa do porta-malas.
Assim como todos os modelos do portfólio da Volvo, o XC60 T8 conta com um interior luxuoso. O teto solar panorâmico amplia a percepção de espaço interno. Um destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo touchscreen de 9 polegadas de LCD no painel central, reunindo praticamente todos os comandos do veículo. O display tem gráficos de alta definição, tornando o uso pelo motorista natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento são bem acessíveis. A integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de áudio Harman Kardon é de alta qualidade, reunindo 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts.
O controle dinâmico do XC60 T8 é ajudado pela posição da bateria, localizada na área central ao longo do túnel do chassi, não comprometendo, assim, o espaço interno para os passageiros e as bagagens e tendo uma melhor distribuição de peso. Recarregável por meio de uma tomada, no modo plug-in, o novo representante da linha XC60 se junta ao XC90 T8 híbrido, lançado no Brasil no ano passado, para aumentar a gama eletrificada da Volvo com a combinação de potência, luxo, tecnologia, segurança e baixos consumo e de emissões. A Volvo instalará 250 novos pontos de recarga no Brasil, que poderão ser acessados gratuitamente não só pelos compradores de modelos da marca sueca. O sistema Sensus integra ainda o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência com assistência 24 horas por dia, auxílio de emergência e localização para casos de roubo ou furto. O sistema permite ao motorista – por meio de seu celular – controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida no motor remotamente e enviar destinos para a navegação.
Além de ter sido escolhido o Carro Mundial do Ano no Salão de Nova York, o XC60 alcançou 98% de proteção para adultos nos testes de impacto promovidos pelo EuroNCAP, a maior nota de um modelo avaliado em 2017. O XC60 T8 R-Design é equipado com o “City Safety” de segunda geração, incluindo assistente de direção e que entra em ação quando a frenagem automática não for suficiente para evitar uma colisão. O “City Safety” opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto à noite. O SUV da Volvo tem assentos infantis integrados ao banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistemas de alerta de mudança de faixa, de proteção em saída de estrada e contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Primeiras impressões
Silêncio dos inocentes
São Paulo – Para conferir o desempenho, a segurança, o conforto e a modernidade do XC69 T8 híbrido no dia a dia, a Volvo escolheu um percurso inteiramente urbano, nas ruas e avenidas da capital paulista e em uma tarde de sexta-feira de trânsito invariavelmente pesado da maior metrópole brasileira. A primeiríssima impressão é que o SUV da Volvo está sempre “ligado em tudo”, muito atento, com disposição de sobra para prestar auxílio ao motorista. Aliás, as duas pessoas da frente têm o conforto do melhor sofá individual desenvolvido pela mão humana. Os bancos da frente “abraçam” calorosamente seus ocupantes, com ajustes eletrônicos de altura, profundidade, do assento e da lombar, com o requinte de ter climatização. O carro do test-drive foi entregue para a dupla de jornalistas com a carga total da bateria, suficiente para uma autonomia de 45 quilômetros rodando apenas com o motor elétrico, uma média de chão condizente com o que a maioria das pessoas roda por dia dentro de uma cidade. Dessa maneira, o XC60 T8 é absolutamente silencioso, ficando ainda mais “quieto” nas paradas do trânsito quando o sistema start-stop entra em ação, desligando e voltando a acionar o motor a combustão automaticamente.
O motorista tem duas formas de enxergar a navegação e as necessidades do veículo – na tela principal da multimídia, no centro do carro, ou em outra localizada entre os instrumentos do painel principal, atrás do volante, bem ao alcance da visão de quem está à direção. São três modos de condução, que se adaptam praticamente a qualquer tipo de condição. O “Pure” é indicado para a condução urbana econômica. Utiliza 100% o motor elétrico, com circulação silenciosa, consumo de combustível zero e nada de emissão poluentes. O “Hybrid” é igualmente para o uso no cotidiano. É o modo padrão do XC60 T8, orientado para acionar os dois propulsores e ganhar a melhor relação entre desempenho e consumo de combustível: 19 km/l na cidade e 20 km/l, conforme dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, com nota A em eficiência energética. O modo “Power” é a “pegada” esportiva. Assim, novos padrões de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para transformar o XC60 T8 em uma “fera”.
O motorista pode lançar mão de outros três modos mais específicos. O AWD (All Wheel Drive) contempla a tração permanente. O Off-Road envolve o controle de descidas (HDC) para percursos fora-de-estrada com velocidade de até 40 km/h. No Individual, o motorista pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção elétrica, configuração do painel e características da combinação dos dois motores. Assim, o XC60 híbrido pode, a um só tempo, ser um veículo silencioso na cidade com emissões zero e ser capaz de ter um desempenho esportivo em qualquer situação. Único de seu segmento com direção semiautônoma, o SUV de porte médio da Volvo inova com o “Pilot Assist”, dispositivo com sensores e câmeras de monitoramento das faixas da estrada e um sistema que comanda a aceleração, os freios e a movimentação do volante até 130 km/h.
A vida a bordo do carro da Volvo é prazerosa e confortável, seja no comando do volante ou em qualquer outro dos assentos para três adultos e uma criança. Com ótima posição de dirigir, o motorista tem a seu dispor um bonito e multifuncional volante revestido em couro, mesmo material dos bancos e forrações internas, e os “paddles shifts” para uma condução mais esportiva. Jogo de tapetes, pedais e soleira exclusivos da versão completam os detalhes internos de sofisticação e esportividade.
No acabamento e emprego dos materiais externos e internos do SUV híbrido da Volvo, não tem lugar para improvisação ou “rebarbas”. Se um arremate de madeira for pedido para aumentar a sofisticação dos detalhes do XC90, madeira é usada. A manopla de câmbio do XC60 T8 é uma pedra semipreciosa e um símbolo de requinte. A peça é feita em cristal sueco da marca Orrefors. Um “abuso” de luxo e bom gosto!
O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e o momento em que ela estará totalmente recarregada. A tela central de 9’’ e sensível ao toque tem outras informações. Nela, é possível de se ver o funcionamento do sistema híbrido e como está a utilização dos motores a combustão e o elétrico, consumo e regeneração da bateria feita pelo propulsor a gasolina com o carro rodando. A função “Hold” armazena a energia para uso posterior. A “Charge” aciona o carregamento da bateria por meio do motor a combustão, como um gerador. O XC60 T8 traz de série um cabo de 4,5 metros de extensão para a recarga plug-in. A carga total da bateria é feita em três horas em uma tomada aterrada de 220V.