Volvo XC60 T8

A Volvo abriu a pré-venda no Brasil do XC60 T8, versão híbrida do seu modelo mais vendido no país. Equipado com o “powertrain” mais poderoso da marca sueca, o SUV de luxo tem um motor a combustão Drive-E Turbo Supercharger 2.0 de quatro cilindros em linha com 320 cavalos de potência e torque de 64 kgfm entre 2.200 e 5.400 rpm, que atua em conjunto com o motor elétrico de 87 cavalos, totalizando uma potência de 407 cavalos. A transmissão automática de 8 velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire (sem uso de cabos). A caixa eletrônica colabora também na frenagem do freio-motor para recuperar energia ou para carregar a bateria de íons de lítio para utilização imediata como potência extra. Segundo a Volvo, apesar dos 2.174 quilos de peso, o carro acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,3 segundos e pode chegar à velocidade final de 230 km/h, limitada eletronicamente. O XC60 T8 tem 4,68 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,65 metro de altura e 2,86 metros de entre-eixos. Disponível na versão de acabamento R-Design, está sendo oferecido por R$ 299.950 durante o período de pré-venda. A linha 2019 do utilitário esportivo mais vendido na história da Volvo tem ainda as opções de motores T5 (254 cavalos a gasolina) e D5 (235 cavalos a diesel).

Volvo XC60 T8

Com fábricas na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo vive um momento de forte crescimento no mundo, assim como no Brasil. De janeiro a agosto deste ano, a fabricante vendeu 4.054 unidades, em um crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2017. Na família de SUVs, o XC90 teve alta nas vendas no intervalo de 275 para 579 unidades (110%), o XC60 cresceu 16,5% (1.760 unidades) e o XC40 teve 1.262 exemplares comercializados desde abril. A marca projeta fechar 2018 com mais de 6 mil carros vendidos nas concessionárias brasileiras, o que representaria o dobro do volume emplacado no ano passado.

Volvo XC60 T8

No design, a personalidade forte da dianteira fica evidenciada pela grade e o para-choque exclusivos da versão XC60 T8 híbrida e do sistema de iluminação Volvo Full Led com quatro funções: a Automatic Bending Lights (ABL), com faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar o facho nas curvas, a Active High Beam (AHB), sistema automático de adaptação da luz alta para não ofuscar a visão de motoristas trafegando em sentido contrário, e a Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático. Desenhada no formato “T” (que o departamento de marketing da Volvo chama de “martelo de Thor”), a luz de posição diurna ajuda na visualização do próprio veículo. O sensor de iluminação e detecção de túneis ativa automaticamente o farol baixo. A esportividade na traseira está presente graças ao spoiler e à saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto óptico alto, marca registrada do XC60, tem feixes de leds e desenho marcante que se estende à tampa do porta-malas.

Volvo XC60 T8

Assim como todos os modelos do portfólio da Volvo, o XC60 T8 conta com um interior luxuoso. O teto solar panorâmico amplia a percepção de espaço interno. Um destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo touchscreen de 9 polegadas de LCD no painel central, reunindo praticamente todos os comandos do veículo. O display tem gráficos de alta definição, tornando o uso pelo motorista natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento são bem acessíveis. A integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de áudio Harman Kardon é de alta qualidade, reunindo 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts.

Volvo XC60 T8

O controle dinâmico do XC60 T8 é ajudado pela posição da bateria, localizada na área central ao longo do túnel do chassi, não comprometendo, assim, o espaço interno para os passageiros e as bagagens e tendo uma melhor distribuição de peso. Recarregável por meio de uma tomada, no modo plug-in, o novo representante da linha XC60 se junta ao XC90 T8 híbrido, lançado no Brasil no ano passado, para aumentar a gama eletrificada da Volvo com a combinação de potência, luxo, tecnologia, segurança e baixos consumo e de emissões. A Volvo instalará 250 novos pontos de recarga no Brasil, que poderão ser acessados gratuitamente não só pelos compradores de modelos da marca sueca. O sistema Sensus integra ainda o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência com assistência 24 horas por dia, auxílio de emergência e localização para casos de roubo ou furto. O sistema permite ao motorista – por meio de seu celular – controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida no motor remotamente e enviar destinos para a navegação.

Além de ter sido escolhido o Carro Mundial do Ano no Salão de Nova York, o XC60 alcançou 98% de proteção para adultos nos testes de impacto promovidos pelo EuroNCAP, a maior nota de um modelo avaliado em 2017. O XC60 T8 R-Design é equipado com o “City Safety” de segunda geração, incluindo assistente de direção e que entra em ação quando a frenagem automática não for suficiente para evitar uma colisão. O “City Safety” opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto à noite. O SUV da Volvo tem assentos infantis integrados ao banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistemas de alerta de mudança de faixa, de proteção em saída de estrada e contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

 

Primeiras impressões

Silêncio dos inocentes

Volvo XC60 T8

São Paulo – Para conferir o desempenho, a segurança, o conforto e a modernidade do XC69 T8 híbrido no dia a dia, a Volvo escolheu um percurso inteiramente urbano, nas ruas e avenidas da capital paulista e em uma tarde de sexta-feira de trânsito invariavelmente pesado da maior metrópole brasileira. A primeiríssima impressão é que o SUV da Volvo está sempre “ligado em tudo”, muito atento, com disposição de sobra para prestar auxílio ao motorista. Aliás, as duas pessoas da frente têm o conforto do melhor sofá individual desenvolvido pela mão humana. Os bancos da frente “abraçam” calorosamente seus ocupantes, com ajustes eletrônicos de altura, profundidade, do assento e da lombar, com o requinte de ter climatização. O carro do test-drive foi entregue para a dupla de jornalistas com a carga total da bateria, suficiente para uma autonomia de 45 quilômetros rodando apenas com o motor elétrico, uma média de chão condizente com o que a maioria das pessoas roda por dia dentro de uma cidade. Dessa maneira, o XC60 T8 é absolutamente silencioso, ficando ainda mais quieto” nas paradas do trânsito quando o sistema start-stop entra em ação, desligando e voltando a acionar o motor a combustão automaticamente.

O motorista tem duas formas de enxergar a navegação e as necessidades do veículo na tela principal da multimídia, no centro do carro, ou em outra localizada entre os instrumentos do painel principal, atrás do volante, bem ao alcance da visão de quem está à direção. São três modos de condução, que se adaptam praticamente a qualquer tipo de condição. O “Pure” é indicado para a condução urbana econômica. Utiliza 100% o motor elétrico, com circulação silenciosa, consumo de combustível zero e nada de emissão poluentes. O “Hybrid” é igualmente para o uso no cotidiano. É o modo padrão do XC60 T8, orientado para acionar os dois propulsores e ganhar a melhor relação entre desempenho e consumo de combustível: 19 km/l na cidade e 20 km/l, conforme dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, com nota A em eficiência energética. O modo “Power” é a “pegada” esportiva. Assim, novos padrões de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para transformar o XC60 T8 em uma “fera”.

O motorista pode lançar mão de outros três modos mais específicos. O AWD (All Wheel Drive) contempla a tração permanente. O Off-Road envolve o controle de descidas (HDC) para percursos fora-de-estrada com velocidade de até 40 km/h. No Individual, o motorista pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção elétrica, configuração do painel e características da combinação dos dois motores. Assim, o XC60 híbrido pode, a um só tempo, ser um veículo silencioso na cidade com emissões zero e ser capaz de ter um desempenho esportivo em qualquer situação. Único de seu segmento com direção semiautônoma, o SUV de porte médio da Volvo inova com o “Pilot Assist”, dispositivo com sensores e câmeras de monitoramento das faixas da estrada e um sistema que comanda a aceleração, os freios e a movimentação do volante até 130 km/h.

Volvo XC60 T8

A vida a bordo do carro da Volvo é prazerosa e confortável, seja no comando do volante ou em qualquer outro dos assentos para três adultos e uma criança. Com ótima posição de dirigir, o motorista tem a seu dispor um bonito e multifuncional volante revestido em couro, mesmo material dos bancos e forrações internas, e os “paddles shifts” para uma condução mais esportiva. Jogo de tapetes, pedais e soleira exclusivos da versão completam os detalhes internos de sofisticação e esportividade.

No acabamento e emprego dos materiais externos e internos do SUV híbrido da Volvo, não tem lugar para improvisação ou “rebarbas”. Se um arremate de madeira for pedido para aumentar a sofisticação dos detalhes do XC90, madeira é usada. A manopla de câmbio do XC60 T8 é uma pedra semipreciosa e um símbolo de requinte. A peça é feita em cristal sueco da marca Orrefors. Um “abuso” de luxo e bom gosto!

O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e o momento em que ela estará totalmente recarregada. A tela central de 9’’ e sensível ao toque tem outras informações. Nela, é possível de se ver o funcionamento do sistema híbrido e como está a utilização dos motores a combustão e o elétrico, consumo e regeneração da bateria feita pelo propulsor a gasolina com o carro rodando. A função “Hold” armazena a energia para uso posterior. A “Charge” aciona o carregamento da bateria por meio do motor a combustão, como um gerador. O XC60 T8 traz de série um cabo de 4,5 metros de extensão para a recarga plug-in. A carga total da bateria é feita em três horas em uma tomada aterrada de 220V.

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