Audi e-Tron
Audi e-Tron

Estreia eletrizante

Primeiro modelo completamente elétrico da marca alemã, o Audi e-Tron foi apresentado mundialmente em um evento nos EUA. Trata-se de um utilitário esportivo de grande porte, com dimensões semelhantes às do Q7 e do Q8, equipado com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas. O SUV promete uma experiência de condução esportiva diferenciada graças ao posicionamento baixo e central das baterias – o que contribui para a estabilidade e o equilíbrio do carro –, além da possibilidade de distribuição de forma contínua e variável do torque entre os eixos. A potência combinada dos propulsores é de 365 cavalos, podendo chegar a 414 cavalos com overboost. O torque é de 67,3 kgfm, disponível instantaneamente. Segundo dados da fabricante, a aceleração de zero a 100 km/h leva 6 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 200 km/h. As baterias proporcionam autonomia de 400 quilômetros e, com o uso de um equipamento de 150 kW, é possível recarregá-las com 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos. Em uma tomada doméstica de 220V, a recarga completa ocorre em 8 horas e meia.

Visualmente, a Audi não ousou, mas deu ao e-Tron um desenho moderno e imponente, caracterizado pela grade dianteira falsa, com a peculiar identidade visual da marca. Outra característica do modelo são as hastes com câmeras que substituem os retrovisores. O interior, bastante luxuoso, traz muito couro e materiais de alta qualidade nos revestimentos. O painel incorpora três telas, sendo uma para os instrumentos e outras duas para a central multimídia e controles do sistema de climatização. No alto de cada porta, também há uma tela para reproduzir as imagens capturadas pelas câmeras que substituem os retrovisores externos. Uma tendência entre veículos elétricos que foi mantida pelo Audi e-Tron é a possibilidade de se dirigir usando apenas o pedal do acelerador, que ao deixar de ser pressionado aciona o sistema de freios regenerativos, que são suficientes para parar o veículo na maioria das vezes, sem precisar de acionar o pedal do freio. É um funcionamento semelhante ao dos carros de bate-bate dos parques de diversões, que freiam assim que se tira o pé do acelerador. As vendas nos Estados Unidos começam ainda em 2018 ao preço de US$ 75.795, equivalente a mais de R$ 300 mil em uma conversão direta.

Chevrolet Tracker Midnight
Chevrolet Tracker Midnight

Traje noturno

A Chevrolet lançou a série especial Midnight do Tracker, com carroceria, rodas de 18 polegadas e muitos detalhes pintados na cor preta, abdicando completamente dos cromados. Baseado na versão topo de linha Premier, o Tracker Midnight traz itens como chave presencial para abertura de portas, partida por botão, teto solar, interior todo revestido em couro preto, sistema multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento de smartphones, alerta de ponto cego, lanternas em leds e faróis com projetores e luz diurna de leds. O motor é o mesmo 1.4 turbo flex de 153 cavalos de potência e torque de 24,5 kgfm. O início das vendas acontece em outubro e o preço, ainda não anunciado oficialmente, ficará pouco acima de R$ 100 mil.

Volkswagen Beetle Final Edition
Volkswagen Beetle Final Edition

Novo adeus

Pouco mais de 20 anos após seu renascimento, o Fusca se despede novamente. A atual geração do clássico Volkswagen deixará de ser produzida em 2019 e sua última fornada será vendida nos Estados Unidos como série especial Final Edition. Essa edição de despedida será oferecida tanto na versão cupê quanto conversível e traz alguns detalhes visuais e de acabamento exclusivos, como faróis bixenônio, lanternas traseiras iluminadas por leds, rodas de 18 polegadas, pneus de faixa branca e interior com bancos em couro na versão SEL. O motor é o 2.0 TSI de 176 cavalos acoplado a um câmbio automático de 6 marchas. O Volkswagen ressurgiu mundialmente em 1998 como “New Beetle” e, em 2011, ganhou uma nova geração, que foi vendida no Brasil com o nome Fusca. Com plataforma do Golf, motores dianteiros potentes e acabamento de luxo, o novo Fusca tem apenas o visual inspirado no modelo popular clássico. Apesar da marca alemã estar concentrando seus esforços no desenvolvimento de SUVs e veículos híbridos e elétricos, não será surpresa se uma nova geração do Fusca surgir com propulsão elétrica no futuro. “Nunca diga nunca”, afirmou misteriosamente o chefe da marca nos Estados Unidos, Hinrich J. Woebcken, quando questionado sobre essa possibilidade.

Lexus NX 300h
Lexus NX 300h

Conservadorismo em baixa

A Lexus lançou no Brasil a versão 2019 do SUV híbrido NX 300h, com preço inicial sugerido de R$ 219.990. Importado do Japão, o modelo chega ao país nas configurações Dynamic, Luxury e F Sport, todas equipadas com propulsão híbrida que combina um motor a gasolina de 2,5 litros e um elétrico, que geram juntos 194,45 cavalos de potência. O estilo diferenciado e um tanto extravagante agrada àqueles que fogem do conservadorismo. Como no restante da linha Lexus, o desenho frontal é caracterizado pela grade enorme, com faróis e lanternas divididos em dois elementos de formato poligonal. A lateral tem linhas fluidas e a traseira tem desenho moderno, mas menos extravagante que a dianteira. No interior, muito luxo e tecnologia, oferecendo acabamento refinado e uma lista de equipamentos completa, incluindo sistema multimídia com tela de 10,3 polegadas (8 polegadas na versão Dynamic), ar-condicionado de duas zonas, sistema de entrada e saída do veículo que afasta automaticamente o volante e o assento do motorista para facilitar sua movimentação, teto solar elétrico na versão Luxury e panorâmico fixo no modelo F Sport.

Mitisubishi L200 (teaser)
Mitisubishi L200 (teaser)

Idade da razão

Prestes a celebrar 40 anos e já em sua quinta geração, o Mitsubishi L200 receberá mais uma reestilização, adotando uma nova frente com traços inspirados no Eclipse Cross. Para aumentar a expectativa em torno da novidade, a Mitsubishi divulgou uma imagem que permite ver alguns detalhes da nova dianteira. Chamado de “Dynamic Shield”, o desenho é caracterizado pelos faróis finos, luzes auxiliares posicionadas verticalmente no para-choque e detalhes cromados em forma de “C” emoldurando a grade. A traseira deverá receber mudanças pontuais, concentradas especialmente nas lanternas. Com as modificações, a picape ficará muito mais imponente e esportiva, contrastando com o desenho conservador e pouco inspirado do modelo atual. Na mecânica, nenhuma mudança significativa está sendo esperada. O lançamento deverá ocorrer inicialmente no mercado asiático, para depois ser replicado mundialmente.

 

Kia Stinger
Kia Stinger
Kia Stonic
Kia Stonic

Elemento surpresa

A Kia Motors pretende aproveitar a redução no IPI para carros importados e aumentar sua linha de produtos no Brasil. Já no próximo Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, o estande da marca deverá ser palco de boas novidades e algumas surpresas. Em um evento fechado realizado pelo importador oficial da Kia no Brasil – cujas fotos foram vazadas pela página “Carros Exóticos Brasil”, no Instagram –, foram expostos o sedã esportivo Stinger e o crossover compacto Stonic. A vinda de ambos para o Brasil era esperada pelo mercado, mas a presença deles no evento da marca parece confirmar as expectativas. O Kia Stinger é equipado com um potente motor turbo de 3,3 litros que gera 370 cavalos e 51,9 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas e opção de tração traseira ou integral. Com toda essa potência, o sedã vai de zero a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge velocidade máxima de 270 km/h. A presença do Kia Stonic na apresentação causou certa surpresa, pois, além de ser vendido apenas na Coreia do Sul, era esperado que o Kia KX3 fosse o escolhido pela representar a marca no segmento dos SUV compactos. De qualquer forma, é bem provável que o Stonic esteja presente no motorshow paulistano, nem que seja só para conhecer sua receptividade pelo público brasileiro.

Primeiro milhão

A Renault anunciou a produção da milionésima unidade do Sandero na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O modelo foi lançado no Brasil em 2007 e sempre esteve entre os carros mais vendidos do país, impulsionado pela grande variedade de versões e opções de motores. Em 2011, recebeu sua primeira reestilização e passou a oferecer câmbio automático, posteriormente substituído pelo problemático automatizado Easy’R. A segunda geração chegou em 2014 e com ela a versão esportiva R.S., com motor 2.0 de 150 cavalos, câmbio de 6 marchas, suspensão recalibrada e acabamento interno esportivo com bancos exclusivos. Para 2019, o Sandero será novamente reestilizado, com mudanças visuais e de acabamento voltadas a deixar o hatch mais sofisticado e competitivo diante dos concorrentes mais modernos, como o Volkswagen Polo e o Fiat Argo.

 

Mundo cão

A Chevrolet lançou uma linha de acessórios que permite transportar com segurança cães e gatos em automóveis. Entre os itens estão cadeirinha, capa de proteção para bancos, guia retrátil, guia para ser conectada ao feche do cinto de segurança, bolsa de passeio e caixa transportadora. Os acessórios podem ser usados em veículos de outras marcas e não apenas nos modelos Chevrolet. O número de animais domésticos no Brasil é cada vez maior e, de acordo com o IBGE, somente a população de cachorros é de 52 milhões, superior a de crianças, que soma 45 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA