A EQ foi revelada ao mundo no Salão de Paris de 2016. Agora, a nova divisão de veículos elétricos da Mercedes-Benz apresenta seu primeiro produto, que entrará em linha de produção no próximo ano. O EQC tem a missão de estrear a marca da estrela de três pontas no mundo dos carros 100% “verdes”, embora uma versão do Classe B já tenha sido equipada com motores elétricos. Com dois propulsores – um em cada eixo, conferindo ao carro a condição de ter tração integral –, o EQC tem uma potência combinada de 408 cavalos (300 kW), torque de 76,5 kgfm e uma autonomia de 450 quilômetros. Ou seja, o novo modelo tem desempenho de fazer sombra para os preparados pela AMG, divisão esportiva da Mercedes. A aceleração de zero a 100 km/h do novo elétrico, por exemplo, é feita em apenas 5,1 segundos, com velocidade final limitada em 180 km/h. Em termos de posicionamento no mercado, o EQC está colocado como um crossover. Mas, pelo design e silhueta, fica entre um SUV de luxo e um cupê. No desenvolvimento, 200 protótipos e veículos de pré-produção percorreram milhões de quilômetros em países da Europa, América do Norte, Ásia e África.
Com dimensões similares às do GLC, o EQC tem 4,76 metros de comprimento, 1,88 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,87 metros de entre-eixos e conta com cinco modos de condução: Comfort, Eco, Max Range, Sport e um configurável com as características individuais de cada motorista. O sistema Eco Assist é quase um anjo da guarda do condutor do carro, pois oferece vários tipos de ajuda, como alerta de redução de velocidade em zonas com radares controladores, dados de navegação e reconhecimento de sinais de trânsito.
Uma das características marcantes do design frontal do EQC é uma grande área em preto que envolve os faróis e a grade, delimitado na parte de cima por uma fibra óptica com ligação entre as luzes de circulação diurna, típico dos modelos da Mercedes. À noite, cria uma faixa de luz horizontal contínua. O interior da cabine, com materiais de alta qualidade, tem contorno do painel de instrumentos – projetado como um cockpit voltado para o motorista – com nervuras semelhante à refrigeração de um amplificador Hi-Fi.
Os engenheiros da Mercedes-EQ aprimoraram o conforto acústico em vários níveis. No EQC, os motores são isolados por camadas de borracha onde o motor se conecta ao chassi e na junção da plataforma com a carroceria. Complementado com outras medidas de isolamento, o interior do EQC é extremamente silencioso. Baterias de íons de lítio, com 80 kWh, fornecem energia ao veículo.
O EQC é equipado com um carregador de bordo (OBC) refrigerado a água com capacidade de 7,4 kW, podendo o veículo ser “reabastecido” em casa ou em pontos públicos nas ruas e estradas. O recarregamento feito com o kit Wallbox, fornecido pela EQ, é três vezes mais rápido que o feito em uma tomada doméstica. O EQC utiliza o sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), já oferecido nos modelos mais recentes da marca, que ganha várias funções específicas, como a exibição de faixa de rolamento, status de carga da bateria e fluxo de energia. A navegação otimizada e os modos de condução podem ser controlados e configurados via MBUX. O visor do dispositivo conta com um menu especial EQ, no qual vários recursos são agrupados.
A EQ em conjunto com a Mercedes oferece outros serviços da mobilidade elétrica atual e do futuro. No lançamento do EQC na Europa, o modelo terá controle climático pré-definido – garante que o interior do veículo esteja na temperatura desejada tão logo o motorista dê a partida, podendo ser programado diretamente via MBUX – e navegação otimizada – planeja percursos mais rápidos, dá informações sobre a carga da bateria e ajuda a encontrar estações de recarga.
No quesito segurança, o EQC será equipado com a última geração dos sistemas de assistência de condução da Mercedes-Benz. O pacote Driving Assistance inclui ajuste de velocidade ao se aproximar de um engarrafamento e proteção mecânica e colocação da bateria de alta voltagem sob o piso do veículo. Um protetor na área frontal da bateria é capaz de impedir que a unidade de armazenamento de energia seja perfurada por objetos estranhos. Em caso de acidente, o sistema de alta tensão se desliga automaticamente, de forma reversível ou não, de acordo com a gravidade da colisão. Há também pontos de desligamento nos quais as equipes de emergência podem desativar o sistema manualmente.
Simultaneamente à fabricação do EQC na cidade de Bremen, na Alemanha, a produção de baterias próprias para o SUV elétrico será expandida em Kamenz, próxima a Dresden. A Beijing Benz Automotive também está se preparando para produzir o EQC para o mercado chinês.