De virar a cabeça
Para alertar a sociedade sobre riscos dos acidentes de trânsito para os jovens, a Michelin lança este mês a 4ª edição do Michelin Best Driver. O programa conta com a parceria da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e é voltado para a conscientização dos jovens sobre a importância da direção segura e em especial do uso do cinto de segurança. Pela primeira vez, o programa levará um simulador de capotagem a universidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas. O simulador também ficará aberto ao público na Praia de Copacabana, durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada em setembro. “A melhor forma de impactar as pessoas é oferecer experiências. Quem entrar no simulador terá a mesma sensação de um acidente e sentirá como o cinto de segurança pode salvar vidas. O objetivo é que saia com a responsabilidade de ser um motorista melhor”, explica Adriana Shoshan, diretora de Marketing da Michelin América do Sul.
Para engajar os jovens na segurança no trânsito, o programa convidou os “youtubers” Amanda Pontes, Mariana Torquato, Danilo Nogy, Victor Lamoglia, Rafael Machado e Gabriel Bernardo, que ficarão encarregados de conscientizar motoristas e pedestres sobre as “Regras de Ouro da FIA”, criadas para reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito. Palestras do especialista em trânsito seguro Eduardo Biavati e do atleta de paracanoagem Fernando Fernandes, que tornou-se paraplégico em um acidente de trânsito, também farão parte da programação. O evento começa nos dias 11, 12 e 13 de setembro na Universidade Mackenzie, na capital paulista, depois vai até a instituição de ensino superior carioca Facha nos dias 18, 19, 20 de setembro. De 22 a 23 de setembro, o programa e o simulador estarão na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E a última etapa será de 2 a 4 de outubro, na Unicamp, em Campinas. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix).
Novidade sob o capô
A Land Rover lançou no Brasil a linha 2019 do Range Rover Velar. A principal novidade é a adoção do motor 2.0 turbo de 300 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 8 marchas que equipa outros modelos da marca. Com esse propulsor, o Velar acelera de zero a 100 km/h em apenas 6 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h. A lista de equipamentos de série cresceu em todas as versões, incluindo suspensão a ar, câmera de ré e sistema que detecta saída involuntária de faixa de rolagem e traz de volta ao percurso correto automaticamente. As versões SE e HSE passam a oferecer também assistente de estacionamento, sensores 360 graus e monitoramento de tráfego traseiro. Sistema de frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo passam a ser itens padrão da topo de linha HSE. Os preços vão de R$ 376.370 a R$ 487.270.
Traços definidos
A cada dia, mais detalhes do Volkswagen T-Cross vão deixando de ser segredo. Desta vez, a marca revelou ilustrações que antecipam as linhas básicas do interior do SUV compacto, concebido para rivalizar com o Jeep Renegade, o Honda HR-V, o Nissan Kicks, o Hyundai Creta e outros modelos do segmento. A imagem comprova algo que já era esperado: o compartilhamento de componentes com o Polo, como o painel de instrumentos, central multimídia e comandos diversos. O volante poderá ser diferente do hatch, seguindo um novo padrão estilístico da marca. O T-Cross será a estrela da Volkswagen no próximo Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro.
Sem segredo
Após um período de expectativa, o Renault Arkana foi finalmente revelado ao público durante o Salão de Moscou. Apesar do nome estranho, que segundo o fabricante francês tem origem no latim “arcanum”, que significa segredo, o desenho do carro é realmente seu ponto alto. Não dá pra negar que a Renault acertou em cheio no visual, com uma frente bem imponente, seguindo os estilo dos modelos mais recentes da marca, e a traseira com silhueta bem fluida e elegante, graças à suave curvatura do teto. As lanternas traseiras, que se estendem de um lado a outro, sugerem mais sofisticação. O Arkana adota uma plataforma chamada B0+, derivada da utilizada pelo Duster e Captur, o que facilitaria sua introdução no mercado brasileiro. Isso não significa que sua chegada ao Brasil será em breve, pois isso não deve acontecer antes de 2020.
Quase imperceptível
A máxima “em time que está ganhando não se mexe” deve ter norteado as mudanças introduzidas no Chevrolet Onix Joy 2019. As novidades são pontuais, abrangendo novos equipamentos e mínimos diferenciais estéticos. As alterações visuais abrangem faróis com máscara negra, adesivo preto na coluna das portas, detalhes fumê nas lanternas traseiras e novas calotas. No interior, o assento traseiro central passa a dispor de apoio de cabeça e cinto de três pontos e os bancos ganharam novo revestimento e preparação para som de fábrica, que inclui alto-falantes dianteiros, fiação para acessórios e antena. Disponível apenas com motor 1.0 e câmbio manual de 6 marchas, o Onix Joy 2019 teve um aumento de preço de R$ 800, passando a custar a partir de R$ 44.590.
Choque de novidade
A Audi anunciou o começo da produção do SUV totalmente elétrico E-Tron em sua fábrica em Bruxelas, na Bélgica. O utilitário esportivo abre mão do motor a combustão, mas não da alta performance: seus dois propulsores elétricos produzem juntos 360 cavalos de potência e 57,1 kgfm de torque. Ativando-se o modo “boost”, a potência sobre para 407 cavalos e o torque para 70 kgfm. Com isso, a aceleração de zero a 100 km/h fica em 6 segundos. Segundo a Audi, a autonomia da bateria será de 400 quilômetros. A revelação oficial do SUV Audi E-Tron acontece dia 17 de setembro, em um evento especial nos EUA.
Tradição mantida
A General Motors não pretende seguir os passos da Ford e continuará no segmento de sedãs, apesar do crescimento dos SUVs. A informação foi dada por Steve Majoros, diretor de marketing da empresa. Na opinião do executivo, a saída da Ford desse mercado abre grandes oportunidades para a GM, vez que, somente nos EUA, são vendidos mais de 4 milhões de sedãs anualmente. Nos últimos meses, Volkswagen, Honda, Toyota e Hyundai, tradicionais provedores de sedãs para o mercado norte-americano, se apressaram em dizer que ainda consideram o segmento atrativo e que não pretendem deixá-lo. Reforçando seu posicionamento, a Chevrolet acaba de lançar a renovada linha 2019 do Malibu, concorrente direto do desenganado Ford Fusion.
Questão central
Recentemente atualizado, o Honda City chega à linha 2019 quase sem mudanças. A única novidade é a adoção, pela versão EX, da mesma central multimídia da EXL, que tem tela maior, reproduz imagens captadas pela câmera de ré e é compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Apesar da similaridade dos equipamentos, o GPS integrado segue como recurso exclusivo da configuração topo de linha EXL. Os preços subiram em média R$ 800, partindo de R$ 62.500 para a versão DX 1.5 manual e chegando aos R$ 85.400 sugeridos para a EXL 1.5 CVT. As novas gerações dos Honda Fit e City começarão a ser lançadas mundialmente em 2019 e contarão até mesmo com variante híbrida.
Dança do mercado
Os números do mercado nacional em agosto revelam uma liderança cada vez mais isolada do Chevrolet Onix, que vendeu mais que o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20. O Onix emplacou 21.763 unidades ante 10.589 do Hyundai, que “roubou” o segundo lugar do Ford Ka (10.118) por muito pouco. Na sequência, vieram os Volkswagen Gol (6.628) e Polo (6.544), Renault Kwid (6.273), Fiat Toro (6.172), Fiat Argo (6.166) e, fechando o “top 10”, o Chevrolet Prisma e a picape Fiat Strada (empatados com 6.119). O Jeep Compass (5.800) lidera entre os SUVs, seguido pelo Hyundai Creta (5.277), Honda HR-V (5.021) e Jeep Renagade (4.465). Ainda entre os SUVs, vale destacar que o Renault Captur (3.062) superou por pouco o Ford EcoSport (3.034). A briga das picapes médias permanece com Toyota Hilux na liderança e a Chevrolet S10 em segundo.