BMW Z4
BMW Z4

O Z explícito

A nova geração do BMW Z4 foi revelada oficialmente durante o Concours d’Elegance, evento automotivo realizado anualmente em Pebble Beach, na Califórnia. A versão apresentada na mostra norte-americana é a topo de linha M40i, equipada com um motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros capaz de gerar 339 cavalos de potência, o suficiente para acelerar o conversível de zero a 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Contudo, haverá também uma configuração de entrada, a Z4 M30i, que será também a primeira a chegar às lojas, no segundo trimestre de 2019. Visualmente, o BMW Z4 tem desenho frontal bem arrojado, com destaque para as grandes entradas de ar no para-choque e os faróis em estilo bem diferente dos demais BMW. Nas laterais, se destacam a saída de ar entre as rodas dianteiras e as portas. Já na traseira, chamam atenção o pequeno e elegante aerofólio sobre a tampa do porta-malas e saídas de escapamento em formato de trapézio. O interior, todo tecnológico, traz painel de instrumentos completamente digital, central multimídia com uma tela bem larga e um pequeno display para os ajustes do ar-condicionado. Os bancos são esportivos e o sistema de som da marca Harman Kardon garante a qualidade do áudio mesmo com a capota aberta.

 

Toyota Corolla
Toyota Corolla

Bem cotado

A nova geração do Toyota Corolla recebeu nota máxima nos testes de colisão promovidos pelo ANCAP, divisão australiana do Global NCAP. A versão utilizada foi a hatchback, mas é possível projetar as excelentes marcas também para o sedã. Os resultados indicaram alto nível de segurança para os ocupantes, com 96% de proteção para adultos e 83% para crianças. Em alguns países, o novo Corolla virá de série equipado com itens importantes de segurança passiva, como sete airbags, sistema de frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa com alerta de saída. A nova geração do Toyota Corolla deverá ser lançada no Brasil entre o final de 2019 e o começo de 2020.

 

Renault Arkana
Renault Arkana

Segredo público

Antes mesmo de ser lançado, o chamado “Captur cupê” já é assunto no meio automotivo, especialmente no Brasil, onde deverá ser produzido até 2020. Para provocar ainda curiosidade sobre o novo modelo, a Renault revelou antecipadamente seu nome, que será Arkana. Segundo a marca francesa, “Arkana” tem origem no latim “arcanum”, que significa segredo. A primeira aparição pública do Arkana será no Salão de Moscou, ainda como conceito, e a expectativa é de que o SUV compartilhe a mesma base mecânica do Captur e do Duster. No Brasil, as opções de motores seriam 1.6 e 2.0, embora exista a possibilidade do modelo estrear um inédito propulsor 1.3 turbo.

 

Hyundai Elantra
Hyundai Elantra

A cara da família

A Hyundai apresentou nos EUA o Elantra 2019, que foi reestilizado de acordo com a nova identidade visual da marca. Com estilo mais arrojado, caracterizado pela grade dianteira de grandes dimensões e os faróis afilados, o sedã também ficou mais equipado, incluindo itens sofisticados como sistema de frenagem de emergência e monitor de pontos cegos. Embora não exista uma previsão de quando o novo sedã chegará ao Brasil, seu visual também desperta interesse por indicar o caminho que os designers da marca seguirão na segunda geração do HB20. Com previsão de lançamento no segundo semestre de 2019, protótipos do novo HB20 já rodam bastante camuflados em testes na Coreia do Sul.

JAC T50
JAC T50

Subindo de nível

A JAC Motors iniciou a pré-venda do utilitário esportivo T50 em toda sua rede de concessionários. Apesar da nomenclatura diferenciada, trata-se da reestilização do T5, que ganhou frente e traseira redesenhadas, assim como interior todo renovado. O motor segue o mesmo 1.6 16V de 138 cavalos de potência e 17,1 kgfm de torque, com opção de câmbio automático tipo CVT. O preço da versão básica é de R$ 82.990, chegando a R$ 86.990 para a configuração mais completa. A lista de equipamentos é bastante completa, incluindo itens comuns em modelos mais luxuosos, como sistema start-stop, ar-condicionado digital, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela de 8 polegadas, sistema que dispensa uso da chave para dar partida e sistema de câmeras 360 graus, entre outros. O lançamento oficial da JAC T50 acontece no dia 17 de outubro, e a entrega das primeiras unidades aos clientes devem ocorrer a partir de meados de novembro.

 

Desempenho elétrico

A notícia pode causar certa aflição nos fãs mais puristas da marca bávara, mas a BMW já decidiu que todos os modelos M serão eletrificados até 2030. A informação foi dada por Frank Van Meel, chefe da M Division, que ressaltou que a decisão é irreversível, ainda que desagrade a alguns clientes em um primeiro momento. Segundo o executivo, a sensação de dirigir um BMW M será preservada, com a manutenção do desempenho e da dirigibilidade característicos desses modelos. Van Meel também ressaltou que a tecnologia deverá evoluir na próxima década de forma que os componentes sejam mais leves e adequados a carros de alto desempenho, para os quais a relação peso-potência é muito importante. Além da total eletrificação dos modelos M, a BMW planeja eletrificar até 25% de toda sua linha até 2025.

 

Aposta na segurança

A terceira geração do Dacia/Renault Sandero já está sendo desenvolvida na Europa e deverá crescer bastante em relação ao modelo atual. Rumores indicam que o hatch adorará a plataforma CMF-B, a mesma usada pelo Clio no Velho Continente, e suas dimensões serão próximas às do Volkswagen Golf. Apesar de maior, o Sandero continuará sendo um modelo acessível, com foco no custo-benefício. A segurança será reforçada e a ideia do fabricante é que o modelo alcance nota máxima nos testes de colisão do Global NCAP. As opções de motores abrangem um 1.3 turbo com injeção direta de combustível e um 1.0 aspirado com potência elevada para até 90 cavalos. Apesar da nova geração europeia, no Brasil, o Sandero ainda passará por uma reestilização em 2019, com objetivo de deixar o modelo mais competitivo diante de concorrentes mais modernos, como o Volkswagen Polo e o Fiat Argo.

 

Estratégia global

A Volkswagen deixará de produzir o Golf no México, concentrando assim quase toda a produção do modelo na Alemanha. O motivo da mudança é um acordo firmado com o sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg e faz parte de uma estratégia da marca de produzir 1 milhão de veículos na planta da cidade alemã. Outro aspecto que influenciou a decisão foi o crescimento das vendas do SUVs, que fez o segmento dos hatches médios encolher globalmente. Ainda não há informações se essa decisão afeta de alguma forma o modelo nacional, produzido em São José dos Pinhais (PR), contudo, de acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Gustavo Schmidt, a marca não pretende deixar de produzir o hatch no país para dar lugar a um utilitário esportivo. Apenas o Golf Variant, hoje importado do México, deverá se afetado, passando a ser trazido da Alemanha. Uma nova geração do Golf é aguardada para o início de 2019, o que deverá alavancar ainda mais as boas vendas do modelo na Europa.

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