Em 2002, quando foi lançado, o Cayenne provocou uma forte reação contrária dos puristas fãs da Porsche, sempre associada à esportividade de seus modelos. Afinal, tratava-se de um SUV, algo que representava quase um sacrilégio para os dogmas que norteavam os caminhos da marca alemã. Talvez receosa pelas manifestações na época, a própria Porsche logo veio a público para afirmar que o Cayenne seria seu único utilitário esportivo, fato “desmentido” em 2014 com a apresentação do Macan. Dezesseis anos de estrada e duas gerações se passaram e o Cayenne, há tempos, já tratou de “calar a boca” dos opositores de sua criação. Tornou-se o segundo veículo mais vendido da fabricante, com quase 800 mil unidades emplacadas, atrás apenas do 911. Agora, a Porsche traz ao Brasil a terceira geração de seu SUV pioneiro, que se aproxima mais, no estilo, aos modelos esportivos tradicionais da marca. Os preços ficam em R$ 423 mil para a versão básica, de R$ 523 mil para a S e de R$ 733 mil para a denominada Turbo.
A terceira geração do SUV da Porsche é equipada na versão inicial com o motor 3.0 V6 turbo de 340 cavalos de potência e 45 kgfm de torque, que leva o carro à aceleração de zero a 100 km/h em 6,2 segundos (em 5,9 segundos com o pacote Sport Chrono) e à velocidade de 245 km/h. Na versão S, o propulsor é um 2.9 V6 biturbo de 440 cavalos e 55 kgfm de torque, aceleração de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e velocidade final de 265 km/h. Já na Turbo, o Cayenne é empurrado por um 4.0 V8 de 550 cavalos e 77 kgfm de torque, aceleração em 4,1 segundos e velocidade máxima de 285 km/h. A transmissão é sempre a automática de 8 marchas.
Apesar de ter crescido em 6,3 centímetros, o Cayenne “perdeu” 65 quilos no peso total, principalmente pelo uso intensivo do alumínio em toda a construção de sua carroceria. Graças a isso, o carro permaneceu com menos de 2 mil quilos (1.960 quilos). O perfil da nova geração do SUV de luxo da Porsche é notadamente mais aerodinâmico em relação ao modelo anterior. O Cayenne ficou com 4,92 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,70 metro de altura e 2,89 metros de entre-eixos. Visualmente, se aproximou do utilitário esportivo Macan e do cupê de quatro portas Panamera. Agora com pneus de uso misto e com o eixo traseiro direcional (como opcional), o SUV conta com tração integral como padrão, controle de chassi Porsche 4D, suspensão pneumática de três câmaras e controles de estabilidade e de tração eletrônicos. A nova geração do modelo teve a esportividade e o conforto aumentados em especial pelo câmbio Tiptronic S de 8 velocidades e sua eficiência na força transmitida para as quatro rodas, tornando o veículo com “comportamento neutro”, pronto para encarar o trânsito do dia a dia e o off-road com a igual desenvoltura. Segundo a marca, a oitava marcha mais longa garante velocidades de cruzeiro com torques mais baixos e economia de combustível.
Vindo do 911, o Pacote Sport Chrono permite três modos de condução do novo Cayenne: Normal, Sport e Sport Plus, todos acionados por meio de um botão localizado no volante. Além deles, o motorista pode configurar o carro conforme seu “estilo de pilotagem”, com o Sport Response, com base na condição mais esportiva oferecida pelo “powertrain” do modelo. Nos quesitos auxílio à condução e interatividade e entretenimento, o SUV da Porsche conta com equipamentos como faróis principais em leds, assistência de estacionamento frontal e traseiro, módulo telefônico com WiFi, serviços Porsche Connect e aviso sobre presença de pedestre, veículos ou outro obstáculo à frente.
O Porsche Advanced Cockpit também está totalmente integrado ao estilo esportivo e luxuoso da terceira geração do Cayenne. No coração do novo conceito de interatividade e controle desenvolvidos pela marca alemã está uma tela touchscreen “full HD” de 12,3 polegadas da mais recente geração do Porsche Communication Management (PCM), lançado no ano passado com o novo Panamera. No estilo típico da Porsche, o motorista tem um tacômetro analógico central para visualização, associado a dois monitores de 7 polegadas de alta definição, que exibem todos os dados técnicos do veículo, modo de condução e informações relevantes como autonomia e pressão dos pneus, tudo comandado a partir do volante multifuncional.