Desde 2015, o hatch Chevrolet Onix assumiu a liderança entre os carros mais vendidos do Brasil. Sua devivação com porta-malas proeminente, o Prisma, também vai muito bem, obrigado – é o sedã que mais vende no país, com 37.033 emplacadas de janeiro a julho, deixando o Toyota Corolla em segundo lugar. Na linha 2019, como o Onix, o Prisma recebeu como item de série volante multifuncional, direção elétrica progressiva, quadro de iluminação True White (no lugar do azul), cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes e computador de bordo, antes limitado à versão LTZ. Essas mudanças não chegaram à configuração de entrada Joy, que manteve a identidade visual antiga, ao lado do motor 1.0 de até 80 cavalos e câmbio mecânico de 6 velocidades. O Prisma é oferecido nas versões Joy (R$ 48.390), LT manual (R$ 58.890), LT automática (R$ 64.390), Advantage automática (R$ 59.590), LTZ manual (R$ 63.890) e LTZ automática (topo de linha, a R$ 69.690), com exceção da primeira, sempre com motor 1.4.
A versão topo de linha LTZ do Prisma é equipada com motor 1.4 Flex com 106 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm, associado à transmissão automática GF6 de 6 velocidades e à tração dianteira. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cavalos e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm. Além dos novos itens de série, a versão LTZ traz como destaque o novo e elegante revestimento em material Premium dos bancos, chave multifuncional tipo canivete, faróis com lâmpadas do tipo Blue Vision, colunas B (a central do veículo) em preto com alto brilho, rodas de liga leve de 15 polegadas igualmente em preto brilhante e nova opção de cor para a carroceria, a Azul Infinity.
A fabricante norte-americana oferece o sistema de telemática OnStar como cortesia por um ano para o comprador do Prisma LTZ automático. O dispositivo – exclusivo da marca da gravatinha dourada – traz serviços de conectividade, informações de segurança, emergência e concierge, que funciona como uma espécie de assistente pessoal do motorista. É possivel, por exemplo, pesquisar pontos de interesse, localizar rotas e fazer agendamentos. O funcionamento do OnStar é controlado por três botões localizados junto ao retrovisor interno – o da esquerda, para atender às ligações da Central, o do meio, para iniciar o contato com a Central e o da direita, para emergências. O sistema oferece ainda assistência na recuperação do carro em caso de roubo, sensores de arrombamento e alerta à Central, que entra em contato com o proprietário para verificação do fato e dar sequência na operação de busca. Se o veículo for levado por ladrões, é possível observar seu deslocamento via satélite e enviar um comando remoto de redução gradual da velocidade até bloquear o motor totalmente, para facilitar a recuperação do carro pela polícia.
Experiência a bordo
Conforto e interatividade
O Prisma tem comprimento de 4,28 metros, largura de 1,96 metros, altura de 1,47 metro e entre-eixos de 2,52 metros Na versão LTZ, a vida a bordo é confortável, com espaço de sobra para quatro adultos ou uma família com casal e três filhos. A comodidade se completa com o bom espaço para bagagens. Mesmo não sendo uma das maiores capacidades de sua categoria no porta-malas, os 500 litros são suficientes para transportar com tranquilidade a bagagem da família para viagens não muito longas. Isso é possível pela disposição do compartimento e pela traseira do carro ser consideravelmente alta, em comparação a outros concorrentes.
O motorista encontra com facilidade os acionamentos das funções de comportamento do veículo e dos sistemas de entretenimento e interatividade. Os comandos do controlador de velocidade, do som e do atendimento do celular são ligados ao MyLink – multimídia com tela de 7 polegadas touchscreen com exclusivos botões de acesso – e também estão localizados no volante multifuncional, para tranquilidade do condutor. A subida de patamar do sedã compacto da Chevrolet é bem percebida ainda pela ampla conectividade, com o MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o sistema de telemática OnStar.
Primeiras impressões
Conjunto equilibrado
Porto Alegre – O Prisma LTZ é equipado com o motor 1.4 SPE/4 bicombustível de 98 cavalos a gasolina e 106 cavalos com etanol, que permite acelerar de zero a 100 km/h em 11,2 segundos e chegar à velocidade máxima de 180 km/h. O propulsor trabalha em sintonia com o câmbio automático (GF6) de 6 marchas, com as trocas podendo ser comandadas pelo motorista no modo sequencial em botão localizado na alavanca do câmbio. Essa tecla não é tão divertida de usar quanto os “paddle shifts” encontrados em modelos de segmentos superiores. No entanto, ajuda o motorista a comandar a transmissão e, principalmente, as retomadas de velocidade. O Prisma avaliado estava abastecido com etanol, e foram coletados bons resultados para o consumo, com média de 10,3 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Não é preciso de muito tempo a bordo para se perceber que o Prisma evoluiu sutilmente, tanto no acabamento interno e externo quanto na dirigibilidade, sempre agradável e equilibrada. Apesar de não ter mudanças dos equipamentos mecânicos, a Chevrolet recalibrou a transmissão automática GF6, ficando com um ótimo desempenho. Tirando o comportamento um pouco arrastado das marchas de força (primeira e segunda) – algo que o motorista necessita de um certo tempo para se acostumar –, o câmbio automático do Prisma tem uma atuação dinâmica muito boa, seja na confiança de passagem da força motriz às rodas ou nas trocas de marchas sem solavancos e com engates perfeitos. O câmbio automático de 6 velocidades da família Onix/Prisma é um dos destaques atuais do portfólio da Chevrolet no Brasil.
Com retomadas de velocidade espertas e até esportivas – em se tratando de uma transmissão automática –, o Prisma não prega sustos e nem deixa o motorista na mão. O rolamento da carroceria é baixíssimo e o sedã compacto da Chevrolet contorna as curvas com segurança e encara os desníveis da estrada sem preocupações.