Touro elegante
A Fiat lançou uma nova versão topo de linha para a picape Toro, seguindo estratégia semelhante à adotada pela Chevrolet com a S10 High Country e a Volkswagen com a Amarok Extreme. Batizada de Toro Ranch, a nova versão vem equipada com motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos, tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas. O visual é caracterizado por itens como santantônio, barras no teto, estribos laterais, retrovisores cromados e rodas da liga leve de 18 polegadas. O interior traz revestimento em couro marrom nos bancos, nas forrações das portas e descansa braço central, assim como outros detalhes de cor marrom pela cabine. Colunas e teto adotam cor escura, sugerindo maior refinamento. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado de duas zonas, central multimídia de 5 polegadas, quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido, faróis de neblina, sensor de chuva, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, ajuste elétrico do banco do motorista, porta-objetos refrigerado, sistema que dispensa o uso da chave para entrar e sair do veículo e partida do motor por botão. A Toro Ranch tem preço sugerido de R$ 149.990.
Flagra oficial
A BMW começou a revelar algumas informações sobre a nova geração da Série 3, que será lançada em 40 dias durante o Salão de Paris. Visualmente, o sedã manterá a silhueta básica, com traços que remetem aos da Série 5. O interior virá mais tecnológico, com adoção de painel no qual uma tela LCD substitui os instrumentos convencionais, uma tendência em modelos dessa categoria. A carroceria será mais leve e rígida, o que, combinado com o centro de gravidade mais baixo, os ajustes nas suspensões e a distribuição equilibrada de peso em cada eixo, tornarão o sedã ainda mais ágil e estável em curvas. Sob o capô, trará o motor de 4 cilindros mais potente já produzido pela marca bávara para um carro de rua. Apesar da potência extra, a BMW jura que será também cerca de 5% mais econômico.
Competidor de fábrica
A divisão de peças de competição da Ford norte-americana lançou uma edição especial comemorativa dos 50 anos do Mustang Cobra Jet. O modelo vem preparado “de fábrica” para participar de competições de arrancada e traz sob o capô um V8 de 5,2 litros sobrealimentado por um compressor Whipple de 3 litros, que permite que o bólido percorra os 400 metros da pista em cerca de 8 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 240 km/h. As suspensões também são especiais, sendo que a traseira permite ajuste de altura. O interior vem equipado com gaiola de proteção e bancos padrão FIA. Nos Estados Unidos, o preço da edição especial comemorativa do Mustang Cobra Jet é de US$ 130 mil, cerca de R$ 500 mil.
Solução mundial
O desenvolvimento do novo hatch compacto global da Volkswagen deverá acontecer no Brasil. O novo modelo ocuparia a posição de carro de entrada da marca em todo mundo e, no mercado nacional, substituiria a atual geração do Gol e também o Up. A possibilidade foi revelada pelo presidente mundial da marca, Herbert Diess, em recente visita à fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Caso os planos se confirmem, os investimentos previstos para o lançamento de 18 novos modelos no país até 2020 seriam ampliados para abranger os custos de desenvolvimento de mais um produto. A planta de Taubaté (SP), de onde saem Gol, Voyage e Up, seria a escolhida para produzir o novo carro. O Gol, que foi por quase três décadas o carro mais vendido do Brasil, hoje está longe da liderança, oscilando em posições intermediárias do ranking da Fenabrave. O pequeno Up, que chegou a ser uma grande aposta da marca no segmento de entrada, fracassou nessa missão e se tornou praticamente um modelo de nicho. Apesar da força do nome Gol no mercado brasileiro, é possível que o novo hatch tenha outra denominação, devido a estratégia da Volkswagen de padronizar a nomenclatura de seus veículos mundialmente.
Quase nada
A Nissan apresentou a linha 2019 do March e do Versa. Novidades? Apenas uma nova central multimídia e preços mais elevados. A nova central tem tela de 6,75 polegadas, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e integração com a nova loja de aplicativos da marca, a Multi-App Store, que permite baixar aplicativos de música e entretenimento, entre outros. Os preços foram elevados de R$ 500 a R$ 2 mil, dependendo da versão. O March custa entre R$ 46.490 sugeridos para a configuração 1.0 S manual e R$ 62.990 para a 1.6 SL CVT. O Versa parte de R$ 50.490 na versão 1.0 Conforto manual e vai até os R$ 69.990 cobrados pela 1.6 SL CVT. A falta de novidades é mais um indício de que o hatch e o sedã receberão mais uma reestilização em 2019, como modelo 2020, antes da chegada de uma nova geração, no início da década de 2020.
Precoce?
Segundo informações veiculadas pela imprensa internacional, a Honda já estaria trabalhando na segunda geração do HR-V. Enquanto a atual geração do SUV se prepara para receber sua primeira reestilização no Brasil, no Japão, estão desenvolvendo sua sucessora. O motivo é o vertiginoso crescimento do Toyota CH-R na Ásia e em outros mercados onde é oferecido, nos quais derrubou as vendas do HR-V. O Honda perdeu para o rival até mesmo a liderança dentro do segmento de utilitários esportivos compactos no mercado japonês. A Honda agora tem pressa e pretende lançar um HR-V completamente novo no final de 2020, que chegaria não apenas com visual completamente novo, como também com nova plataforma e novas opções de motores a gasolina e híbridos. Vale lembrar que, apesar de chegar ao Brasil apenas em 2015, o HR-V começou a ser vendido no Japão dois anos antes, com o nome de Vezel.
Reuso
A Nissan firmou um acordo com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para reaproveitamento das baterias usadas em veículos elétricos. Nos próximos anos, um grupo de pesquisas da universidade catarinense desenvolverá projetos que empreguem as baterias usadas em sistemas de armazenagem de energia gerada de maneira independente da rede elétrica pública. “Após a utilização nos veículos, as baterias ainda têm uma grande capacidade de carga e abastecimento. No Brasil, o trabalho conjunto com os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina será fundamental para que todo o potencial dessas baterias seja aproveitado”, explica Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil. Dentre os estudos previstos, há um que possibilitaria o armazenamento de energia solar gerada a partir de painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas dos prédios. Considerando o consumo médio diário residencial de 5,6 kWh de energia, uma bateria poderia suprir uma residência padrão por três dias.
Fase protocolar
A Volkswagen deu início ao processo de registro do Tarek no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. O SUV manterá os mesmos traços da versão chinesa, onde recebe o nome de Tharu. Futuro concorrente do Jeep Compass, o Tarek ficará posicionado entre o T-Cross – cujo lançamento ocorre ainda em 2018 – e o Tiguan Allspace no portfólio da marca. Construído sobre a plataforma modular MQB, o Tarek adotará suspensão traseira por eixo de torção, em um conjunto semelhante ao usado no Golf, e deverá vir equipado com motor 1.4 TSI de 150 cavalos, o mesmo que será utilizado pelo novo Jetta. O Tarek começa a ser produzido na Argentina no início de 2020, de onde será trazido para o mercado brasileiro.