Audi Q3

O Q3 foi anunciado pela Audi em 2011 e apresentado oficialmente no Salão de Xangai do ano seguinte. Quando chegou ao Brasil, o SUV de luxo logo tornou-se um dos modelos da marca alemã mais vendidos por aqui. Posicionado entre os irmãos Q2 e Q5, o utilitário esportivo foi criado para concorrer diretamente contra o BMW X1 e o Mercedes-Benz Classe GLA. Agora, a Audi lança na Europa a segunda geração do Q3, ainda sem data para desembarcar nas concessionárias brasileiras. Conforme a fabricante das quatro argolas, a segunda geração do Q3 é uma evolução vinda dos sete anos de estrada do modelo e das atualizações tecnológicas da marca, mantendo o “powertrain” consagrado e avançando profundamente do mundo do infoentretenimento, cada vez mais importante em qualquer segmento automotivo, em especial nos mais sofisticados.

Produzida em Györ, na Hungria, a nova geração do Q3 continua sendo equipada com quatro opções de motores – três a gasolina e uma a diesel em combinação com tração dianteira ou integral Quattro –, com potências de 150 a 230 cavalos. Todos os propulsores são turbocomprimidos de quatro cilindros e injeção direta e podem ser associados à transmissão manual de 6 velocidades ou a Stronic de 7 marchas. As versões dotadas com tração integral foram recalibradas para conferir, a um só tempo, conforto e agilidade para o uso urbano e rodoviário e robustez para o off-road, situação para a qual o Q3 tem forte vocação. Com seis modos de condução – do Confortável ao Esportivo –, o sistema ajusta, a partir da transmissão Stronic, as respostas do acelerador e do curso dos amortecedores. As rodas de alumínio são de 17 e 18 polegadas, dependendo da versão, e de 20 polegadas na topo de linha, essa da Audi Sport GmbH com pneus tamanho 255/40.

Audi Q3

Por fora, o Q3 tem um design mais esportivo em comparação à geração anterior, com grandes entradas de ar na frente, oito barras verticais que dividem a grade do radiador, faróis mais afilados e luzes diurnas de leds e, na topo de linha, leds Matrix com facho direcional para as curvas da estrada. Visto pela lateral, os faróis e as lanternas traseira formam uma linha simétrica. A cintura mais alta confere uma aparência atlética e robusta com os arcos das rodas. O estilo externo esportivo está em sintonia com o interior da cabine, que conta com elementos tridimensionais. No principal painel de instrumentos, existem dois níveis: na parte de cima, as saídas de ar, embaixo, uma grande área octogonal em preto. A Audi desenvolveu um novo conceito para as cores e os materiais do interior. Os clientes do Q3 podem escolher a versão básica com uma seleção de tonalidades ou o pacote da linha S, ambos com assentos esportivos equipados opcionalmente com uma combinação de couro artificial e Alcantara. O modelo pode ter ainda ar-condicionado de duas zonas, volante aquecido e teto solar panorâmico.

Audi Q3

Baseado na plataforma modular do Grupo Volkswagen, o Q3 cresceu em praticamente todas as dimensões, com 4,48 metros de comprimento (9,7 centímetros maior que o da primeira geração), 1,84 metros de largura (1,8 centímetros maior), mas 0,5 centímetros mais baixo (1,58 metro no total). A distância entre-eixos foi esticada em 7,7 centímetros, para generosos 2,68 metros, colaborando no conforto das pernas dos passageiros dos bancos de trás, que podem ser movidos no trilho em até 15 centímetros e seus encostos inclinados em sete estágios. Com esses movimentos, a capacidade do porta-malas chega a 675 litros e a 1.525 litros com os encostos dos assentos totalmemente rebatidos. O acesso ao compartimento de carga tem duas possibilidades: por meio do controle de entrada do veículo ou acionado pelo movimento do pé junto ao cofre do estepe, desde que a pessoa esteja de pose da chave do veículo.

A Audi eliminou os instrumentos analógicos na nova versão do Q3. Mesmo com o sistema de som MMI padrão, o painel da tela de 10,2 polegadas é digital, com comandos no volante multifuncional. Na opção Plus, o sistema de entretenimento recebe outras funções, como o limite de velocidade da via e a do carro, sempre em tempo real, e os serviços do Audi Connect. O motorista pode também configurar o percurso desejado por GPS, que aparece na tela do sistema. A navegação reconhece as preferências do condutor com base em viagens feitas anteriormente, permitindo gerar sugestões de rota adequadas. O percurso é calculado se utilizando de dados em tempo real para a situação geral do tráfego.

O Audi Connect do novo Q3 inclui streaming de mídia, notícias online, acesso às redes sociais e à caixa de entrada de e-mail. Um ponto de acesso Wi-Fi para os dispositivos móveis dos passageiros pode ser instalado a bordo. O pacote adicional traz o Navigation&Infotainment com seviços como o Google Earth. Usando imagens de satélite de alta resolução, o sistema oferece uma exibição mais realista, facilitando a localização dos destinos programados. A interface do dispositivo faz a interatividade com os ambientes Apple Car Play ou Android Auto na tela MMI.

Audi Q3

No auxílio ao motorista, o mais novo Audi pode ser equipado em todas as versões com sistemas como assistentes de velocidade de cruzeiro, de aviso sobre engarrafamentos da via e de mudança de faixa na estrada e sensores de advertência sobre outros veículos localizados no ponto cego do carro o que se aproximam com muita rapidez, além do auxiliar de estacionamento. Esse sistema procura a vaga e manobra o veículo de forma autônoma para estacionar ou sair do local escolhido. A função é possível graças a quatro câmeras de 360 graus que circundam o veículo.

O novo Q3 vem de série com o sistema de segurança frontal Audi Presense, que visualiza situações consideradas de risco envolvendo outros veículos, pedestres ou ciclistas à frente – e, se necessário, executa uma frenagem de emergência por sua conta. Também são de série controles de tração e estabilidade, painel de instrumentos digital, rádio MMI incluindo Bluetooth, volante multifunciomal em couro, faróis de leds, sensor de crepúsculo e de chuva e limitador de velocidade ajustável. As primeiras unidades da nova geração do Q3 começarão a ser entregues na Europa a partir de novembro.

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