Volkswagen Amarok V6 Highline Série Extreme

Quando a Amarok foi lançada, em 2010, a expectativa da Volkswagen para a picape era disputar a liderança entre as picapes médias no mercado brasileiro. Mas o preço elevado e a demora para oferecer uma transmissão automática para o motor turbodiesel 2.0 de quatro cilindros, quando esse tipo de câmbio já havia se tornado uma exigência da maioria dos consumidores do segmento, atrapalharam o desempenho de vendas. Depois, quando finalmente já havia a versão automática e começaram a ser apresentadas configurações com preços mais competitivos, foram descobertas fraudes em testes de emissões de motores diesel da Volkswagen, o chamado “Dieselgate”, com o motor da Amarok no centro do escândalo. Este ano, o lançamento do novo motor V6 3.0 turbodiesel de 225 cavalos tenta colocar a picape produzida na fábrica de General Pacheco, na Argentina, na rota correta do mercado brasileiro. Para ampliar o leque de ofertas, a Amarok V6 Highline passa a contar agora com a série Extreme, com design e equipamentos exclusivos e preço sugerido de R$ 194.930 – um acréscimo de quase R$ 7 mil em relação à V6 Highline original, oferecida por R$ 187.990 no site da marca.

Volkswagen Amarok V6 Highline Série Extreme

Disponível exclusivamente na configuração cabine dupla, a Amarok V6 Highline Série Extreme chega às concessionárias com recursos como faróis bixenônio com luzes de uso diurno de leds, sistema de auxílio ao estacionamento com câmera de ré, sistema de freios pós-colisão e mais recursos de infoentretenimento. No exterior, a nova configuração conta com rodas de liga leve 20 polegadas (na Amarok V6 básica, são de 18 polegadas) em estilo “Talca”, calçadas com pneus 225/50 R20, estribos laterais planos de alumínio e santoantonio esportivo com logotipo “Extreme”. Além da vistosa pintura metálica Azul Ravenna exclusiva para a série, a Amarok V6 Extreme está disponível nas cores Branco Cristal (sólida), Preto Mystic (perolizada), Prata Sírius e Cinza Indium (metálicas).

Volkswagen Amarok V6 Highline Série Extreme

Por dentro, a cabine da Amarok V6 Highline Série Extreme traz revestimento dos bancos em couro Nappa, ajustes elétricos nos dianteiros, capas dos pedais esportivas e tapetes de carpetes com a inscrição “Extreme”. Como já ocorre na versão V6 convencional, o volante multifuncional, com regulagem de altura e distância e aletas para mudanças de marchas, ajuda na operação das funções do computador de bordo da picape e do sistema de infoentretenimento Discover Media, que conta com tela colorida sensível ao toque de 6,33 polegadas, leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e streaming. O sistema Park Pilot, complementado pela câmera de ré, tentar torna mais fácil a tarefa de estacionar uma picape que mede 5,25 metros de comprimento.

Volkswagen Amarok V6 Highline Série Extreme

A série Extreme vem com o novo motor 3.0 V6 acoplado a um câmbio automático de 8 marchas, o mesmo “powetrain” disponível para a Highline V6, que combina tecnologia de injeção direta common-rail de combustível e turbocompressor de geometria variável. O motor V6 faz da Amarok a picape mais potente e de maior torque em seu segmento no mercado brasileiro. São 225 cavalos disponíveis na ampla faixa de 3.000 rpm a 4.500 rpm. E o torque é de 56,1 kgfm, entregue já a partir de apenas 1.500 rpm e mantendo-se pleno até as 2.500 rpm. Segundo a Volkswagen, a velocidade máxima da Amarok V6 é de é de 190 km/h. A picape acelera de zero a 100 km/h em apenas 8 segundos.

Volkswagen Amarok V6 Highline Série Extreme

Em termos de segurança, além do sistema ABS off-road, que auxilia na frenagem sobre piso solto (como terra ou cascalho), a Amarok V6 Highline Extreme é equipada com freios a disco nas quatro rodas e traz de série o Post-Collision Brake (sistema de frenagem automática pós-colisão), indicador de perda de pressão dos pneus, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida). Também traz o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), todos itens de série.

Volkswagen Amarok V6 Highline Série Extreme

Desde o lançamento da versão V6, a gama Amarok passou a ser oferecida em oito configurações, com três faixas de potência. A versão S (disponível em cabine simples ou dupla), conta com o motor 2.0 turbodiesel com 140 cavalos de potência e 34,7 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de seis marchas. As opções SE, Trendline e Highline são equipadas com o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores e potência de 180 cavalos. O torque é de 40,8 kgfm com câmbio manual (versão SE) e de 42,8 kgfm com transmissão automática de oito velocidades, que é de série nas versões Trendline e Highline. Já o motor 3.0 V6 – com potência de 225 cavalos e torque de 56,1 kgfm – está disponível na versão de acabamento Highline e, agora, na série Extreme, a nova “top” de linha da Amarok.

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