A Nissan e a Italdesign se juntaram pela primeira vez para criar o protótipo do superesportivo GT-R50 by Italdesign, que fará sua primeira apresentação na Europa em julho. Baseado em um Nissan GT-R Nismo de produção em série, o carro exclusivo comemora, segundo a Nissan, o aniversário de 50 anos do GT-R e da Italdesign. Na verdade, o Nissan GT-R não faz 50 anos, uma vez que foi lançado em 2007, no Salão de Tóquio. O 50º aniversário se refere ao lançamento do Skyline GT-R, a versão mais esportiva do cupê Skyline de 1968, equipada com motor biturbo de 6 cilindros em linha que gerava 280 cavalos, a primeira a adotar a denominação GT-R. Já a renomada empresa italiana especializada na fabricação de carrocerias e no projeto de automóveis Italdesign efetivamente completa 50 anos. Foi fundada em 1968, na cidade de Turim, pelo consagrado designer Giorgetto Giugiaro. Desde 2010, a empresa é controlada pelo grupo Volkswagen.
Foi a Italdesign desenvolveu, projetou e construiu o GT-R50. O estilo exterior e interior foram criados pelas equipes do estúdio de design da Nissan na Europa, em Londres, na Inglaterra, e no Nissan Design America, em San Diego, nos Estados Unidos. O GT-R50 tem como base o GT-R Nismo. As proporções são similares – frente alongada, traseira curta e perfil rebaixado –, mas não há peças em comum entre os dois modelos. A linha de teto foi rebaixada em 54 milímetros. A Italdesign criou uma carroceria clean, com generosas entradas de ar e um spoiler inferior para manter a frente junto ao solo em altas velocidades. Na frente, tom predominante é cinza, mas uma grande moldura dourada envolve todas as entradas de ar frontais. Os faróis de leds se estendem do arco da roda até acima das entradas de resfriamento. As saídas de resfriamento “samurai blade”, assinatura do GT-R atrás das rodas dianteiras, ganharam destaque com uma incrustação douradas e se estendem da parte inferior das portas até a linha de cintura. Na traseira, onde o dourado passa a predominar, está um grande aerofólio cinza móvel, com posicionamento adaptável à velocidade ou circunstâncias – acelerações, frenagens ou curvas. A traseira preserva as quatro pequenas lanternas redondas em tom vermelho características do GT-R, mas totalmente reestilizadas.
No interior, dois acabamentos diferentes de fibra de carbono são amplamente utilizados em todo o console central, painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com couro italiano preto fino nos assentos. O cubo central e os raios do volante são feitos de fibra de carbono enquanto o aro apresenta acabamento Alcântara. O resultado é mais moderno e discreto que o GT-R, com um quadro de instrumentos ainda mais futurista.
O motor permanece o mesmo V6 de 3,8 litros do Nismo, só que a potência foi dos 600 cavalos do Nismo para ainda mais impressionantes 720 cavalos de potência máxima e 79,5 kgfm de torque. Para isso, foram utilizados os intercoolers e turbocompressores e gerenciamento eletrônico herdados dos modelos da marca que correm na categoria GT3. Uma transmissão traseira sequencial reforçada de seis velocidades e dupla embreagem com diferenciais e eixos de transmissão mais fortes direcionam a potência para as rodas. Através das enormes rodas de 21 polegadas, calçadas com penus Michelin Pilot Super Sport de tamanho 255/35 R21 na frente e 285/30 R21 na traseira, é possível ver os enormes freios Brembo de seis pistões na frente e quatro na traseira com pinças vermelhas. Tudo para garantir que o GT-R50 pare quando é preciso. Uma suspensão específica foi desenvolvida, com sistema de amortecimento continuamente ajustável.
O GT-R50 by Italdesign vai ser mostrado na Europa a partir deste mês e a Nissan certamente vai estar atenta às reações do público – e, principalmente, dos potenciais clientes. Acredita-se que o protótipo antecipe algumas das tendências da nova geração do GT-R. “Embora não seja a próxima geração do GT-R, é uma celebração empolgante de dois aniversários de forma provocativa e criativa – envolvendo uma das melhores plataformas de engenharia da Nissan e o design japonês com a construção italiana de carrocerias”, comemora Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design global da Nissan.