Houve uma época, há uns 50 anos, em que o atrativo dos automóveis japoneses era custar pouco. Situação similar passaram os fabricantes sul-coreanos, que no início dos anos 1990 só conseguiam vender carros se o preço fosse menor que os concorrentes mais renomados. Hoje, marcas como Toyota, Honda, Hyundai e Kia estão entre as mais respeitadas em todo o mundo. Agora são as chinesas que cansaram de ser o “patinho feio” do mercado automotivo. Querem “virar cisne”, ou seja, querem passar a competir de igual para igual com os principais fabricantes automotivos de todo o mundo. Dentro desse processo de “upgrade”, as marcas chinesas que atuam no Brasil têm apresentado modelos com níveis de acabamento e equipamentos cada vez mais próximos aos concorrentes mais tradicionais. Agora é vez da Lifan, que atua no mercado brasileiro desde 2012 e acaba de apresentar por aqui o X80. O novo modelo pretende brigar no segmento de utilitários esportivos premium de sete lugares.
O fato de não querer mais ser vista como uma marca de veículos baratos e almejar ser reconhecida pela qualidade de seus produtos não fez a Lifan abrir mão dos preços competitivos. Os concorrentes diretos apontados para seu novo produto são modelos topo de linha de sete lugares de marcas generalistas, como Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Outlander, Hyundai Santa Fe, Peugeot 5008 e Kia Sorento, além de versões mais equipadas de SUVs de cinco lugares, como Hyundai Tucson Limited e Chevrolet Equinox Premier. Para encarar esse time de jipões estilosos, todos com preços acima de R$ 150 mil, a Lifan está lançando seu X80 em versão única de acabamento, a VIP, pelo preço de R$ 129.777.
Para não fazer feio diante de uma concorrência tão afiada, a Lifan caprichou no visual do X80, que é montado em CKD no Uruguai. Com seus 4,82 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,76 metro de altura, 2,70 metros de entre-eixos e peso de 1.885 quilos (em ordem de marcha), o porte está dentro da média do segmento. Por dentro, os bancos e o volante têm revestimento em um tecido sintético que simula couro. Inserções em imitação de madeira e plásticos agradáveis ao toque se espalham por todo o tablier. O painel é digital. Por fora, o estilo privilegia sobriedade e um toque de sofisticação. A grade com barras horizontais cromadas traz o nome da marca aplicado, o conjunto ótico com DRL (Daytime Running Light – luz diurna em leds) e faróis de neblina embutidos no para-choques. A linha de cintura alta e as rodas aro 19” diamantadas black’n silver acentuam o porte avantajado do modelo. Na traseira, as lanternas são envolventes e os para-choques incorporam as luzes de neblina e as duas saídas de escapamento, que acrescentam esportividade ao conjunto. Na tampa do porta-malas, apliques cromados em relevo valorizam o nomes da marca, do modelo e da motorização: “Lifan“, “X80” e “2.0 Turbo“.
O motor 2.0 TSI, por sinal, é um dos destaques do novo Lifan. Tem 1.984 cc, 4 cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), 16V, Dual VVT, turbo-alimentado, intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Gera 184 cavalos de potência máxima a 5 mil rpm e 28,6 kgfm de torque entre 1.600 e 3.600 giros. Atua coordenadamente com o câmbio automático de seis velocidades DSI 6AT, que pode também acionado manualmente, com trocas de marcha feitas na alavanca. O câmbio oferece ainda um modo Sport. Acionável por meio de um botão no console central, faz com que as trocas de marcha no modo automático aconteçam em rotações mais altas.
O X80 é disponível em três opções de cores – branco, preto e vermelho. Com preço competitivo e elevado padrão construtivo e de acabamento, busca colocar a Lifan em um novo patamar no mercado brasileiro. Paralelamente, a marca pretende investir na expansão de sua rede de concessionários no Brasil – atualmente são 45 revendas. Além de ampliar a rede, a Lifan pretende aprimorar suas concessionárias para que passem a oferecer atendimento de padrão premium, coerente com a imagem que a marca almeja para seus veículos. A expectativa da diretoria da Lifan é vender no Brasil 120 unidades mensais do X80 este ano.
Experiência a bordo
O ambiente exige respeito
Não são necessários mais do que uns poucos segundos a bordo para perceber que o Lifan X80 ostenta o melhor nível de acabamento entre os carros chineses vendidos no Brasil. Os revestimentos dos bancos e do volante são em “couro ecológico” (denominação “marketeira” de um tecido sintético emborrachado que imita couro com razoável eficiência), com costuras e arremates precisos, dignos de veículos “top” das marcas generalistas. Detalhes de acabamento que simulam madeira nobre no painel frontal, no console central e na alavanca da transmissão, embora não sejam unanimidade em termos estéticos, cumprem a função de ampliar a percepção de requinte. O plásticos pretos escapam do já desgastado “black piano” e são foscos e sóbrios. A central multimídia touchscreen de 8 polegadas é compatível com Apple Carplay e Android Auto e exibe as imagens da câmera de ré. Tirando um ou outro “excesso” – como o dispensável aplique luminoso com a inscrição Lifan no console central –, a decoração interna é harmoniosa.
A partida é acionanda por meio de um botão. O volante é multifuncional e abriga os comandos para acesso ao sistema multimídia, para o computador de bordo, para o viva-voz do smartphone (quando conectado por Bluetooth com o sistema multimídia) e para o controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control). O volante não tem paddle-shifts para acionamento manual das marchas, algo que pode ser feito apenas na alavanca de câmbio, mas se pode contar com ajuste de altura e profundidade da direção, o que facilita a tarefa de achar a posição de dirigir. De quebra, os dois bancos dianteiros têm ajustes elétricos para assento, encosto e ajuste lombar no assento do motorista, e do banco e encosto do passageiro. Dá para se acomodar bem.
A segunda fileira de bancos do Lifan X80 pode ser rebatida total ou parcialmente para facilitar carregar volumes maiores, além de deslizar para permitir mais espaço aos passageiros da terceira fileira, na qual o banco rebate totalmente. O porta-malas chega a ter a capacidade para levar até 2.500 litros com os dois bancos rebatidos ou 900 litros com o terceiro rebatido (até o teto do veículo) ou 200 litros de capacidade na configuração normal para sete passageiros. Já o acesso ao terceiro banco não é dos mais fáceis e exige algum contorcionismo. Por causa da caixa de rodas, os pés de quem senta ali acabam ficando muito elevados em relação ao assento e os joelhos ficam bastante fletidos – uma combinação que compromete o conforto. O melhor é reservar esses dois assentos para crianças em viagens curtas. Pelo menos quem viajar ali conta com porta-copos.
O pacote de funcionalidades e equipamentos do Lifan X80 não deixa a desejar em relação ao padrão da categoria dos SUV premium de marcas generalistas. São seis airbags (dois dianteiros, dois laterais nos bancos do motorista e do passageiro e outros dois do tipo “cortina”, que protegem as três fileiras de bancos). Há cintos de segurança de três pontos para todos os sete passageiros e dispositivo para fixação de cadeiras de crianças tipo Isofix. O porta-luvas é bastante generoso e há vários espaços nas portas e no console central para guardar objetos, um grande porta-objetos, que quando está fechado funciona como apoio para o braço do motorista e do passageiro. Há também porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.
O recolhimento eletrônico dos espelhos retrovisores externos, acionável em um botão no descansa-braço da porta do motorista, é providencial, já que os espelhos externos do X80 são particularmente grandes e podem atrapalhar em vagas apertadas. O isolamento acústico é eficiente, coerentemente com a proposta premium.
Primeira impressões
Chinês na alta roda
Campos do Jordão/SP – A apresentação do X80 foi feita em um teste de quase 350 quilômetros entre a capital paulista e a cidade serrana de Campos do Jordão, ida e volta. Apesar de grandalhão, o SUV da Lifan se desloca com desenvoltura. No modo Drive, as marchas são passadas de forma progressiva e linear, porém um pouco cedo demais, o que dificulta uma performance mais esportiva e fornece um desempenho mais “manso”. Já com o modo Sport acionado, o câmbio estica mais as marchas e o turbocompressor tem a oportunidade de ajudar o torque e a potência a “mostrarem serviço”.
Nesse modo Sport, as retomadas de velocidade se tornam vigorosas para um veículo desse porte e aumenta expressivamente o prazer de dirigir. Só que esse prazer tem um custo. Quando esse modo esportivo foi acionado durante a avaliação, o consumo de combustível na estrada oscilou de 13 km/l para 10 km/l. Segundo a Lifan, durante os testes para homologação do veículo no Brasil, o consumo ficou em 12,27 km/l de gasolina na estrada e 8,39 km/l na cidade.
O volante do X80 tem boa pegada e a direção eletroassistida mereceria um ajuste mais preciso. Oferece conforto nas manobras de estacionamento, mas a precisão nas velocidades mais elevadas poderia ser maior. O acelerador eletrônico (throttle-by-wire) permite aceleração suave, enquanto o pedal do freio poderia ser mais responsivo. As suspensões McPherson na dianteira e independente tipo multi-link na traseira cumprem a tarefa de tornar o X80 confortável e equilibrado. O assistente para redução de inclinação em mudanças bruscas e o sistema de controle de tração ajudam a manter o carro comportado nas curvas em velocidades elevadas.
No geral, a avaliação do comportamento dinâmico do X80 é positiva. A percepção é de consistência – passa longe da indisfarçável fragilidade dos primeiros veículos chineses a desembarcarem no Brasil. Como produto, o SUV da Lifan tem chances de tirar da marca o velho estigma de “só vale a pena se for muito barato” que ainda acompanha alguns de seus conterrâneos.