Etapa América Latina/África do

O primeiro caminhão é vendido pela concessionária. O segundo, é vendido pela área de serviços”. A frase de Claudio Padilha, gerente geral de pós-vendas da Brasdiesel, concessionária Scania no Rio Grande do Sul, ajuda a explicar o objetivo da “Top Team”, disputa global entre equipes de mecânicos dos concessionários Scania de todo o mundo. Afinal, se a qualidade na prestação de serviços é fundamental para fidelizar os compradores e multiplicar as vendas, investir na eficiência das equipes de mecânicos é um bom negócio para concessionárias e fabricantes. Um negócio tão bom que a competição nacional que surgiu na Suécia em 1989 evoluiu gradativamente e ganhou o planeta. Hoje, reúne representantes de mais de 70 países. “O ‘Top Team’ é mais do que apenas uma competição. Nos permite ter uma rede de concessionários sempre pronta para enfrentar qualquer desafio para atender aos clientes”, explica Gustavo Andrade, gerente de Portfólio de Serviços da Scania do Brasil e treinador da equipe Btec, da Brasdiesel, que pela segunda vez consecutiva levou a melhor na etapa nacional da competição, que reuniu em março 209 equipes das concessionárias brasileiras da Scania. No dia 16 de junho, aconteceu a disputa da etapa regional América Latina/África, na fábrica da marca sueca na cidade paulista de São Bernardo do Campo.

Etapa América Latina/África do "Top Team Scania 2019"

Além da equipe Btec da Brasdiesel como representante brasileira, o evento reuniu as Águias Sul-Africanas, da cidade de Durban; o time Metegol, de Buenos Aires, na Argentina; Os Mecânicos Vabis Serie S de Santiago, no Chile; a Scania Steel de Monterrei, no México; a equipe Peruvian Force, de Lima, no Peru; o time Simba, da cidade de Nairóbi, no Quênia; e os Fray Bentos, do município uruguaio do mesmo nome. Os oito países disputaram as duas vagas para a decisão mundial, dias 6 e 7 de dezembro, na Suécia, que será disputada entre 12 equipes. Pelo regulamento, as vagas da etapa regional América Latina/África seriam preenchidas pelas duas equipes que somassem o maior número de pontos em quatro provas práticas e uma teórica, tudo cronometrado. As práticas foram organizadas em estações que apresentaram diferentes níveis de dificuldades e problemas a serem resolvidos. Venceriam os times que apresentarem melhor conhecimento técnico, aliado a poder de decisão, raciocínio rápido, trabalho em equipe e equilíbrio psicológico. Cada estação valia 50 pontos, em um total possível de 250. Todos os times tiveram 20 minutos para preparar uma estratégia e outros 20 para resolver cada fase.

Etapa América Latina/África do "Top Team Scania 2019"

A final regional foi acirrada. No fim, argentinos e brasileiros foram os que mais comemoraram, por garantirem as vagas para a etapa mundial. Na classificação da final regional, a Argentina somou 191 com a equipe Metegol, de Buenos Aires, e em segundo ficou a Btec, de Ijuí (RS) com 144,5 pontos. No terceiro lugar ficou o Chile, com os Mecânicos Vabis Serie S, de Santiago (127,5); em quarto, somando 126 pontos, veio o Peru (Peruvian Force, de Lima); em quinto, com 98 pontos, o time Simba, da cidade de Nairóbi, Quênia; em sexto ficou a equipe uruguaia do Fray Bentos (86,5 pontos), em sétimo o México, com o time Scania Steel, de Monterrei (82 pontos) e em último, com 70 pontos, ficou a equipe Águias Sul-africanas, da cidade de Durban, na África do Sul.

Etapa América Latina/África do "Top Team Scania 2019"

Iremos mais uma vez disputar a final mundial em alto nível, de igual para igual com os outros países. O grande legado é sempre a preparação técnica para que todo o ganho em qualificação da equipe seja automaticamente revertido ao cliente. Dessa forma, o veículo, em qualquer concessionária Brasdiesel, terá sempre o menor tempo de parada devido à alta qualidade dos nossos profissionais”, comemora Claudio Padilha, da Brasdiesel. “Embora seja uma disputa e tenha toda uma premiação, o que mais vale é o aumento de competência. Para a Scania, isso é bom pelo fato de que mecânicos mais competentes significam diagnósticos mais rápidos e mais eficientes. Para o cliente, significa satisfação no atendimento e agilidade na disponibilidade do veículo, mantendo os custos operacionais baixos”, complementa Gustavo de Andrade, da Scania.

Etapa América Latina/África do "Top Team Scania 2019"

DEIXE UMA RESPOSTA