A Iveco produz em seu complexo industrial na cidade mineira de Sete Lagoas uma ampla gama de veículos comerciais leves, a linha Daily, que vai de 3,5 a 7 toneladas de Peso Bruto Total Técnico, nas versões chassi cabine simples, cabine dupla e furgão. O Daily 35S14 é líder a mais de 10 anos no segmento de chassi cabine no mercado brasileiro. Para atender à crescente demanda para transporte de cargas fracionadas, como o e-commerce, comerciantes e pequenos empreendedores, a marca italiana apresenta agora uma nova versão do Daily, a City 30S13, em derivações chassi cabine e furgão. O novo produto, encontrado nas configurações cabine-chassi ou furgão, chega para atuar no segmento de até 3,5 toneladas. “Entramos para a disputa de um novo mercado com o lançamento da Daily City. É o veículo de entrada da gama, preparado para as operações urbanas. O produto vem de encontro com o crescimento das cidades, e atende ao empresário de diversos setores que precisam de um veículo para entrega ou compra de matéria prima”, comemora Ricardo Barion, diretor de Marketing e Vendas da Iveco para a América Latina.
Segundo estimativas da marca, até 2030, 90% dos brasileiros viverão em áreas urbanas, aonde 70% do PIB do país é gerado. A disseminação da internet e a ampliação da conectividade, principalmente por meio de smartphones, alavancou o crescimento do comércio eletrônico. Esse nicho de mercado cresce, em média, de 15% a 20% ao ano, e trouxe mudanças na logística de distribuição, com entregas mais capilarizadas e flexíveis. Para atender com mais facilidade ao crescente mercado de distribuição urbana, respeitando a restritiva legislação de trânsito das grandes cidades, o Daily City 30S13 tem PBT Técnico de 3,5 toneladas e livre circulação em centros urbanos por estar na categoria comercial leve, que permite ao motorista a utilização de carteira de habilitação B. Sua altura reduzida proporciona maior conforto no acesso do motorista à cabine e permite melhor acesso a docas e garagens com limitação de altura. “O aumento da demanda e do consumo impacta no surgimento de empresas para atender a essa nova realidade. Vamos ampliar nossa participação nesse segmento do transporte e consolidar, ainda mais, a Iveco como referência no mercado de leves”, completa Barion.
O City 30S13 é o mais leve da linha Daily, com redução da tara para um aumento da capacidade de carga útil. A potência e o torque se devem ao novo motor da FPT Industrial, F1A de 2,3 litros, turbo-intercooler, 4 tempos, 16 válvulas, injeção eletrônica Common Rail, adequado a ciclos urbanos. O propulsor, que segundo a Iveco proporciona economia de combustível de até 10%, em comparação com os principais concorrentes, tem 130 cavalos de potência e conta com a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla.
Os principais itens de série do City 30S13 são predisposição para rádio (antena + alto-falantes), assoalho de cabine revestido com material sintético, computador de bordo, banco do motorista individual com regulagem de altura, porta-objetos nos painéis de porta e central, piloto automático, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, gancho frontal para reboque e manobras, freios ABS + EBD e ventilação forçada com aquecimento. Os opcionais disponíveis são ar-condicionado, trio elétrico (controle elétrico dos vidros, espelhos retrovisores externos e trava das portas) e rádio com CD-player e MP3. Segundo a Iveco, o Daily City custa a partir de R$ 108 mil, na configuração cabine-chassi, e R$ 128 mil, no caso do furgão. Por enquanto, o Daily City 30S13 está disponível apenas para o mercado brasileiro, mas até o fim do ano deve começar a chegar a outros países da América Latina.
Primeiras impressões
Questão de peso
Florianópolis/SC – Dirigir o comercial leve Iveco Daily City 30S13 é uma experiência surpreendente. A nova suspensão dianteira, independente com mola transversal, melhora de forma expressiva a dirigibilidade em relação aos outros modelos mais “parrudos” da linha Daily. A sensação de direção é muito próxima à de um carro de passeio. É possível fazer, em curtos espaços, manobras quase inacreditáveis para um veículo dessas dimensões.
O novo chassi, auxiliado pelo conjunto de suspensão traseira com molas parabólicas e barra estabilizadora, reduz bastante as vibrações e ajuda a tornar a condução ainda mais suave. O câmbio manual de seis marchas sincronizadas tem bons engates e ajuda a explorar melhor a boa disposição em todas as faixas de giro oferecida pelo motor de 2,3 litros turbo-intercooler, que atinge à potência máxima de 130 cavalos em 3.600 giros e o torque máximo de 32,6 kgfm entre 1.800 e 2.500 rpm.