Líder de vendas no mercado brasileiro há três anos consecutivos, o Chevrolet Ônix apresentou sua linha 2019 com pequenos retoques no visual e nos equipamentos. Produzido no Complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e lançado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012, o hatch compacto não demorou para cair no gosto popular. No ano passado, a Chevrolet vendeu um total de 188.667 unidades de seu Onix, ante 105.544 do Hyundai HB20, 94.896 do Ford Ka, 73.922 do Volkswagen Gol e 68.992 do Chevrolet Prisma. Esse ano, no ranking do acumulado até abril, o Onix comanda com 58.390 novas unidades emplacadas, seguido de longe por HB20 (33.653), Ford Ka (32.793), Chevrolet Prisma (23.793) e Renault Kwid (20.305).
Nem mesmo uma indigesta nota zero recebida pelo Onix nos testes de colisão lateral, feitos pelo instituto Latin NCAP em 2017, foi suficiente para que o hatch gaúcho perdesse fôlego nas vendas. “O Onix é o carro mais admirado do segmento por melhor atender a este consumidor conectado dos dias de hoje. Oferece um conjunto imbatível de design, tecnologia e eficiência energética. Isso em versões específicas para cada perfil de usuário”, explica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
Para a linha 2019, a marca norte-americana decidiu reforçar os quesitos mais valorizados pelos clientes para deixar o Onix mais completo em relação a conforto e segurança, além da conectividade, um dos pontos altos do portfólio da Chevrolet no Brasil. O hatch ganhou ainda acabamentos internos e externos para deixar o carro mais atraente no visual. As atualizações abrangem inicialmente as versões LT com motor 1.0 e câmbio mecânico de seis velocidades, a 1.4 com a mesma transmissão ou a automática de seis marchas, a Advantage (1.4 AT6), a Effect (1.4 MT6), a LTZ (1.4 MT6/AT6) e a Activ (1.4 MT6/AT6). As alterações tiveram como base sugestões colhidas em clínicas com consumidores, a mais recente feita durante o Onix Day realizado no festival Lollapalooza, em março, no circuito paulistano de Interlagos. O Onix mantém na linha 2019 os motores 1.0 Eco de até 80 cavalos de potência, associados à transmissão manual de seis velocidades, e o 1.4 Eco de até 106 cavalos, com câmbio mecânico ou automático de seis marchas.
Um dos itens externos que mais chamaram a atenção do consumidor nas clínicas foram as rodas aro 15 em preto brilhante com aparência esportiva, que passaram a fazer parte das versões Effect e Activ, em sintonia com os retrovisores e o adesivo de coluna em mesmo tom. A configuração aventureira, a Activ, recebeu ainda uma opção de acabamento interior com apelo mais urbano, ressaltado pela nova cor de destaque, o cinza Dark Galvanized, aplicada no painel e nas portas. O interior com detalhes cítricos continua no catálogo do Onix quando a carroceria tiver o laranja Burning. Os faróis passam a contar com lâmpadas do tipo Blue Vision, para reforçar a visibilidade e o conforto visual. A tecnologia está nas configurações LTZ e Effect, que ganharam novos revestimentos para os bancos, em material mais requintado nas áreas de contato, na tentativa de criar uma atmosfera mais moderna e tecnológica.
Seguindo os passos da configuração aventureira, as demais versões equipadas com a multimídia MyLink contam agora com a câmera de ré, independentemente do tipo de motorização. Esse é um diferencial do Ônix, pois costuma estar presente apenas em categorias superiores. Entre as outras novidades válidas para toda a gama estão o importante assento traseiro central com apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos, sistema de iluminação do quadro de instrumentos e comandos da cabine em leds brancos, iguais aos utilizados pelo sedã médio Cruze.
A configuração LT 1.0 com Mylink passa a ter a câmera de ré, os retrovisores externos com ajuste elétrico e a nova moldura do console da alavanca do câmbio de seis velocidades, enquanto a configuração LT com motor 1.4 adiciona roda de alumínio aro 15 com acabamento exclusivo e grade com moldura cromada. Em todas as versões, o Onix já oferecia direção com assistência elétrica, ar-condicionado, bancos e cinto do motorista com regulagem de altura, travas e vidros elétricos com controle remoto, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, alerta de mudança de marcha, sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis.