ônibus Mercedes-Benz

Quase 30% das despesas de uma empresa de ônibus rodoviários ficam por conta do combustível. Não por acaso, os operadores do setor de transporte rodoviário de passageiros têm particular predileção pelos chassis mais econômicos na hora de abastecer. Para atender essa demanda, a Mercedes-Benz desenvolveu o pacote para redução de consumo de combustível “Fuel Efficiency” que, segunda a marca, reduz entre 2% e 8% os gastos com diesel dos seus modelos de ônibus rodoviários O 500 RS, O 500 RSD e O 500 RSDD. Os três chassis já estão disponíveis para os clientes com nova parametrização do câmbio automatizado Mercedes PowerShift GO 240, compressor de ar do motor com otimização de energia, gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, aumento de torque para o motor OM 457 LA de 360 cv e sistema de desligamento automático do motor, entre outras inovações.

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Com o menor consumo, as novidades tecnológicas proporcionam redução do custo operacional e uma melhora do TCO, que é o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil. Isso resulta numa ótima relação custo/benefício e em maior rentabilidade para as empresas de transporte de passageiros”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Item de série para o chassi O 500 RSDD 8×2 e opcional para O 500 RS 4×2 e O 500 RSD 6×2, a caixa automatizada Mercedes PowerShift GO 240, de 8 velocidades, ganhou um novo programa de troca de marchas. O executivo da Mercedes-Benz afirma que a otimização do software resulta em trocas mais rápidas, com mais agilidade nas saídas e retomadas e com maiores velocidades de cruzeiro a baixas rotações, além de maior conforto de dirigibilidade para o motorista.

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Outra novidade para os chassis O 500 RS, O 500 RSD e O 500 RSDD é mais uma otimização, dessa vez da energia do compressor de ar do motor. O conceito baseia-se na redução da carga no motor quando o sistema de ar está totalmente carregado. Nessa situação, há diminuição da temperatura de trabalho e do nível de ruído. Consequentemente, ocorre queda no consumo de combustível, além de proporcionar maior vida útil do compressor. O novo gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, chamado de Visctronic, complementa o pacote de eficiência energética através de um controle mais preciso do sistema de arrefecimento do motor. Além disso, busca otimizar o controle de velocidade do ventilador e reduzir os ruídos causados por esse componente. De acordo com os engenheiros da marca alemã, o Visctronic colabora para a redução do consumo de combustível, além de proporcionar maior vida útil às correias.

O aumento de torque do motor OM 457 LA de 360 cv do chassi O 500 RS 1836 e do O 500 RSD 2436 é mais uma inovação importante dentro do conceito do pacote “Fuel Efficiency”. O grande destaque é o aumento de torque de 163,15 kgfm para 188,65 kgfm a 1.100 rpm. Essa elevação possibilita a manutenção de velocidades de cruzeiro entre 80 km/h e 90 km/h com rotações mais baixas. O torque mais elevado ganha nova combinação com a caixa de câmbio com overdrive e redução do eixo traseiro, para gastar menos combustível.

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Caixa automatizada PowerShift GO 240, de 8 velocidades, de série para o chassi O 500 RSDD 8×2 e opcional para O 500 RS 4×2 e O 500 RSD 6×2

Toda a linha de chassis rodoviários da Mercedes-Benz passou a ser equipada com EIS (Engine Idle Shutdown). Se o ônibus está parado com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, além da economizar diesel, o EIS proporciona redução nas emissões de poluentes e nos ruídos. “O EIS também contribui para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado”, defende Walter Barbosa.

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