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Exatamente um ano depois de ter lançado a segunda geração do Onix, a General Motors promoveu uma “live” para apresentar duas versões personalizadas do hatch e do sedã compactos produzidos no Complexo de Gravataí (RS), ambas com base na configuração Premier. Oriunda de modelos icônicos da marca norte-americana globalmente, a RS entra de forma regular no portfólio do carro mais vendido do Brasil há mais de cinco anos, com apelo esportivo e uma frente exclusiva. Originada de uma das versões mais cultuadas da Chevrolet no Brasil, a série Onix Plus Midnight segue a tendência de transformar um carro em “full black”, da carroceria aos detalhes externos e de seu interior, incluindo até a famosa “gravatinha” dourada, símbolo da fabricante, em cor negra, a exemplo do que ocorre na configuração RS do compacto. Os dois modelos já começaram a ser produzidos e chegarão ao mercado na primeira quinzena de outubro. Na apresentação, a Chevrolet optou por não divulgar os preços dos carros, se limitando a informar que ficarão entre os valores das configurações LTZ e Premier. Com isso, o Onix RS deverá custar por volta de R$ 72 mil, enquanto o Onix Plus Midnight, em torno de R$ 74 mil. “Apesar de focar em públicos distintos, o Onix RS e o Onix Plus Midnight foram concebidos para atender aos consumidores que fazem questão de expressar sua personalidade, sua atitude e até seu estilo de vida por meio de produtos com um estilo realmente diferenciado. Tudo dentro de um posicionamento bem interessante, já que os dois novos modelos estão na mesma faixa de preço de outras versões do Onix com nível de equipamento semelhante”, pondera Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da General Motors América do Sul.

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As duas novas versões da Chevrolet têm o mesmo “powertrain”, com o motor 1.0 turbo de 116 cavalos de potência e 17 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 6 marchas. Mesmo dentro da “atitude” esportiva, o Onix RS não tem qualquer preparação especial para uma tocada mais vigorosa. Perguntada do porquê de não ter utilizado o propulsor 1.2 turbo na configuração, a marca respondeu que a decisão veio paranão mudar de faixa no IPI e não encarecer o modelo. Conforme a fabricante, as duas versões utilizam a transmissão automática por ser mais confortável no uso no trânsito urbano, o principal habitat desse tipo de veículo. Tanto o hatch RS quanto o sedã Midnight aceleram de zero a 100 km/h em 10,1 segundos e, de acordo com o Inmetro, percorrem com gasolina, em média, até 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade. Com etanol, os números são de 12 km/l e 8,3 km/l, respectivamente. Outra questão formulada na apresentação veio em função de os carros não serem equipados com “paddles shifts”, as borboletas localizadas atrás do volante para trocas de marchas com ação do motorista. Segundo a Chevrolet, clínicas feitas junto aos consumidores constataram que o cliente-padrão desse tipo de carro prefere mesmo a comodidade de não ter de fazer as mudanças de marchas, deixando isso para as características do câmbio do veículo.

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Dentro da linha de séries especiais, a RS é ligada a veículos diferenciados por agregar acabamentos exclusivos que proporcionam um design mais esportivo e dão um toque mais marcante para o interior. No Brasil, o Onix foi o escolhido para estrear a versão RS por alcançar diversos perfis de clientes com seu grande volume de vendas. A dianteira do Onix RS traz uma nova grade tipo colmeia, spoilers mais pronunciados esculpidos nas extremidades do próprio para-choque e um conjunto luminoso com faróis com máscara negra, luz de circulação diurna (DRL) com moldura em preto brilhante e o emblema “RS” em vermelho no canto esquerdo da grade. Na lateral, o modelo tem os retrovisores pintados em preto metálico, combinando com as novas rodas em alumínio de 16 polegadas e uma saia lateral na cor do veículo, que faz o carro parecer mais próximo do solo. Na traseira, além do spoiler integrado ao para-choque, o Onix RS tem um aerofólio que parece flutuar sobre a tampa do porta-malas. Atrás, o logotipo da versão tem acabamento escurecido. O teto é pintado em preto.

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No interior, o Onix RS apresenta a mesma atenção aos detalhes. Na cabine, no entanto, a cor a escolhida para marcar essa harmonização é o vermelho. A cor está presente nas costuras pespontadas da forração premium do volante esportivo de base reta e nos bancos dianteiros tipo competição e envolventes. As saídas de ar trazem molduras com um toque vermelho acetinado para combinar com o grafismo do quadro de instrumentos projetado especialmente para esse carro. Os ponteiros são iluminados em led vermelho. O RS é o único da família Onix com revestimento de teto e colunas escurecidos. Fazem parte ainda dos itens de série da configuração uma tela maior do MyLink, de 8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de áudio com seis alto-falantes, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos com controle remoto na chave, sensor de estacionamento traseiro, computado de bordo, controlador de limite de velocidade, regulagem de altura do banco e do cinto de segurança do motorista e de altura e profundidade do volante, airbags frontais, duplo lateral e de cortina, freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de urgência, controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em aclive.

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A série especial Midnight é a mais popular da Chevrolet no mercado e já fez sucesso com a picape S10 e os SUVs Tracker e Equinox. Também é a série mais eclética, pois sempre consegue imprimir uma personalidade específica a cada um dos respectivos produtos que customiza. O conceito “todo preto” para a carroceria e os acabamentos – a maior característica da versão Midnight – chega desta vez ao Onix Plus para agregar sofisticação com um toque extra de ousadia, incomuns em sedãs. O preto da carroceria traz um efeito especial, saindo do padrão convencional por ter partículas metálicas e perolizadas de tamanhos extrafinos que proporcionam à cor um nível de sofisticação, criando também um estilo tridimensional. A série – que, de acordo com a Chevrolet, ficará na família por pelo menos um ano – se diferencia das demais versões do sedã por conta do conjunto frontal mais esportivo, com a nova grade tipo colmeia em preto brilhante e pelos faróis com máscara negra. O modelo tem rodas escurecidas de 16 polegadas com desenho da versão Premier original, assim como os frisos frontais e laterais e logos.

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O Onix Plus Midnight traz um volante multifuncional com base reta e revestimento premium. Destaque para o acabamento em preto brilhante do aro inferior e a “gravatinha” com fundo escurecido também no volante, algo até então inédito em uma linha Midnight. Os bancos dianteiros e traseiros contam com revestimento premium na cor preto “Jet Black”, exclusivo da versão. A série especial do sedã compacto conta com os itens de série da Premier, como o MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e tela de 8 polegadas, o sistema de áudio com seis alto-falantes, o ar-condicionado, a direção com assistência elétrica, o acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular, o sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, a chave inteligente para destravamento das portas e partida da ignição por botão, o computador de bordo, o controlador de limite de velocidade, airbags frontais, duplo lateral e de cortina, freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de urgência, o controle eletrônico de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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