A Nissan apresentou a partir do Japão o Z Proto, sinalizando a intenção da fabricante oriental de lançar uma nova geração do lendário esportivo, que teve seu ponto alto no 350Z (conhecido na Ásia como Fairlady Z33), produzido de 2001 a 2009. O esportivo foi inclusive exportado para o Brasil, com grande destaque institucional para a marca. Exibido em um evento virtual transmitido para todo o mundo do Pavilhão Nissan em Yokohama (Japão), o protótipo do novo Z apresenta um design totalmente repaginado, assim como um motor V6 biturbo acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades. O Z Proto deve dar origem ao futuro 400Z, substituto do atual 370Z. “O Z, como um carro esportivo puro, representa o espírito da Nissan. É um modelo-chave em nosso plano de transformação “Nissan Next” e a prova de nossa capacidade de fazer o que os outros não se atrevem a fazer. Como um fã do Z, estou animado para anunciar que o próximo Z está vindo”, comemorou Makoto Uchida, CEO da Nissan. Uma comunidade global de fãs (jovens e experientes) participou do lançamento virtual. Membros do “Z Club no Japão”, participantes do “ZCon de Nashville”, Tennessee (Estados Unidos) e entusiastas de vários outros mercados estiveram sintonizados no evento.
Embora a fabricante japonesa não tenha adiantado mais detalhes da mecânica do novo Z, acredita-se que o esportivo terá como base uma versão atualizada da plataforma FM, que é compartilhada com vários outros modelos da Nissan e da Infiniti, a divisão de carros de luxo da marca. No entanto, o motor 3.7 V6 provavelmente será substituído pelo 3.0 V6 biturbo dos Infiniti Q50 e do Q60 Red Sport 400, com 400 cavalos de potência e 48 kgfm de torque, que o tornaria cerca de 50 cavalos e 10 kgfm mais poderoso em relação ao 370Z Nismo, um carro de competição.
Desenvolvido pela equipe de design da Nissan do Japão, o Z Proto apresenta um desenho atraente com uma silhueta que transmite respeito ao modelo original. Tem uma pintura amarela perolizada brilhante – um tributo tanto à primeira geração Z (S30) tanto à 300ZX (Z32) – e um teto preto. Para Alfonso Albaisa, chefe global de Design da Nissan, combinar um tema retrô com um futurismo foi um desafio. “Enquanto pesquisávamos cada geração, nossos designers fizeram vários estudos e esboços. No final das contas, decidimos que o Z Proto deveria viajar entre as décadas, incluindo o futuro”, revelou Albaisa. O capô e os faróis de leds inclinados em forma de lágrima são lembretes inconfundíveis do Z original. As dimensões da grade retangular são semelhantes ao modelo atual, com a adição de aletas ovais para oferecer uma aparência moderna. “Continua a exalar esportividade e elegância. Os faróis têm dois semicírculos que remetem ao mercado japonês, como o desenho do 240ZG dos anos 70. O novo Z tem lentes transparentes sobre os faróis, que sob a luz emitem dois reflexos circulares sobre cada farol. Gostamos dessa característica única e descobrimos que ela se encaixa naturalmente na identidade do Z” explica Albaisa.
A ligação com o Z original é mais notável quando o novo carro é visto de lado. A linha do teto flui do nariz para a traseira quadrada para criar um perfil de primeira geração do carro, cuja extremidade de trás era ligeiramente mais baixa do que a altura do para-lama dianteiro. A traseira se inspira nas lanternas do 300ZX, reinterpretadas para o mundo moderno. Localizadas dentro de uma seção preta retangular que atravessa a parte traseira e envolve as bordas externas, as lanternas de leds no novo Z transmitem um brilho forte. Tratamentos leves de fibra de carbono nas saias laterais, na dianteira inferior e na posterior sugerem um desempenho ágil. Rodas de liga leve de 19 polegadas e escapamentos duplos completam a presença marcante do Z Proto.
Projetada para se ajustar ao motorista e ao único passageiro como uma luva, a cabine do Z Proto combina a tecnologia moderna com toques vintage. A equipe de design de interiores procurou conselhos de lendas profissionais do esporte motorizado para dar ao Z Proto um habitáculo ideal, tanto para estrada quanto para as pistas. Isso pode ser visto na instrumentação do carro-conceito. Todas as informações vitais são encontradas no visor de tela digital de 12,3 polegadas e organizadas para ajudar o motorista a entendê-las fácil e rapidamente. O novo volante oferece controles de acesso rápido sem perder sua estética vintage. Detalhes em amarelo são encontrados em toda a cabine, incluindo costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam detalhes em amarelo especial e uma faixa gradativa em camadas no centro para criar profundidade.
De acordo com a Nissan, o Z original foi criado para levar a alegria e o entusiasmo de um carro esportivo ao maior número de pessoas possível. “O Z sempre teve um desempenho forte e dinâmico, tornando mais fácil para os clientes desfrutarem de suas capacidades e se sentirem conectados inteiramente ao carro. Isso tem sido verdade por todas as suas gerações e é isso que impulsiona nossa paixão por inovar e desafiar as regras. O Z é um equilíbrio de poder e agilidade. É um veículo que cria uma conexão com o motorista não apenas no nível físico, mas emocionalmente, e responde aos impulsos da pessoa ao volante”, detalha Hiroshi Tamura, especialista-chefe de produto do Z Proto, que tem 4,38 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,31 metro de altura. A distância de entre-eixos não foi revelada, mas tem pouca importância em um veículo para apenas dois ocupantes.
O Z Proto é um dos dez novos modelos que a Nissan está mostrando para os Estados Unidos em quase dois anos, junto com os mais vendidos, como o Sentra e o Rogue, e novos carros inovadores como o crossover Ariya totalmente elétrico. “Os Estados Unidos abrigam uma das comunidades ‘Z’ mais dedicadas e entusiasmadas do mundo, com quase 1,35 milhão de vendas totais ao longo dos cinquenta anos de história do modelo. Ao lado dos novos Sentra e Rogue, o Z Proto é nossa declaração mais barulhenta de que a Nissan continuará a trazer veículos emocionantes para os showrooms americanos”, disse Mike Colleran, vice-presidente sênior de Marketing e Vendas da Nissan nos EUA
por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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