De janeiro a agosto, a Yamaha vendeu 3.874 unidades da MT-03 ABS, ante 1.516 da Honda CB 500F, sua principal concorrente. Apesar dessa supremacia comercial, a marca dos três diapasões quer ampliar ainda mais a vantagem. Só não fez isso antes em função da pandemia. A versão 2021 do menor modelo da linha MT chega com várias melhorias estéticas e ciclísticas. Estará disponível a partir da segunda quinzena de setembro em três opções de cores: cinza fosco (Ice Fluo), azul metálico (Racing Blue) e preto metálico (Midinight Black). O preço público sugerido é a partir de R$ 25.490, mais frete, o que representa um aumento de 3,5% em relação à versão anterior. Como diferencial, a nova MT-03 conta com quatro anos de garantia (a maior da categoria) e revisão com preço fixo.
Em termos de design, a MT-03 traz novo para-lama dianteiro, nova suspensão dianteira invertida, novas entradas de ar posicionadas à frente do tanque, novo conjunto óptico – semelhante ao da MT-09 – com “day light” e canhão de luz. Agora, as luzes de direção também são de leds e o painel multifuncional é 100% digital. O tanque de combustível está 3,14 centímetros mais largo e sua altura foi reduzida em dois centímetros, que melhorou o posicionamento do piloto. A suspensão traseira foi recalibrada e a nova rabeta perdeu as alças laterais que ficavam expostas.
Em termos de ciclística, a MT-03 2021 adotou suspensão invertida na dianteira – com 37 milímetros de diâmetro e 130 milímetros de curso – e ajustes de calibragem na traseira – monocross, com sete regulagens na pré-carga da mola e curso de 125 milímetros. Segundo a Yamaha, as mudanças deixaram o modelo ainda mais equilibrada em qualquer condição. Na dianteira, não há nenhum tipo de regulagem.
O sistema de frenagem da MT-03 conta com disco ventilado do tipo flutuante de 298 milímetros de diâmetro, mordido por uma pinça de duplo pistão na dianteira. Na traseira, disco ventilado de 220 milímetros e pinça com pistão único. O conjunto conta com sistema ABS em ambas as rodas, que evita o travamento dos pneus em qualquer condição de uso, seja em piso seco ou molhado.
O motor de dois cilindros da MT-03 é o mesmo que equipa o modelo desde sua chegada ao Brasil, em 2016. Com capacidade cúbica de 321 cc, conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), quatro válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica. O propulsor é capaz de gerar 42 cavalos a 10.750 rpm de potência máxima e 3 kgfm a 9 mil rpm de torque. Esse é o mesmo motor da mini esportiva R3. Infelizmente, a naked não incorporou a embreagem deslizante.
Por: Aldo Tizzani, do “MinutoMotor” especial para a AutoMotrix – Fotos:Divulgação
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