Para celebrar a sedimentação do décimo primeiro lugar entre as montadoras no Brasil, a Caoa Chery lança seu maior, mais sofisticado e mais luxuoso modelo. Trata-se do Tiggo 8, produzido em Anápolis (GO), que estará disponível nas concessionárias a partir desta semana, com preço de R$ 168.600, com uma promoção especial de R$ 156.900 para os primeiros compradores. Oferecido em versão única, a TXS, para até sete lugares, o SUV da fabricante sino-brasileira tem, conforme a marca, tecnologias inovadoras e de conveniência e conforto de última geração, incluindo todos os recursos exigidos pelos clientes dessa categoria. O Tiggo 8 faz a estreia no Brasil do motor Acteco 1.6 Turbo GDI com injeção direta movido a gasolina, com quatro cilindros e 16 válvulas, equipado com intercooler e sincronismo variável de válvulas (VVT). Esse motor recebeu o título “China Heart” como um dos dez melhores propulsores do ano passado no país asiático. Sua potência é de 187 cavalos a 5.500 rotações por minuto e o torque é de 28 kgfm de 2 mil a 4 mil giros. O câmbio “wet dual clutch” tem 7 velocidades, com alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais. Em abril deste ano, essa transmissão foi considerada como uma das melhores do momento, menção concedida pelo China Auto Evaluation Institute, que utiliza padrões internacionais de análise desse tipo de equipamento. São avaliados aspectos como eficiência, número de marchas, peso, relações e níveis de vibração e de ruído.
Com 4,70 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,71 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos, o utilitário esportivo de grande porte – concorrente do Mitsubishi Outlander e do Volkswagen Tiguan Allspace – acelera de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e, de acordo com o Inmetro, tem médias de consumo de combustível de 9,8 km/l na cidade e de 12 km/l na estrada. As capacidades de carga são de 193 litros com o carro na configuração de sete lugares, de 887 litros para cinco pessoas e de 1.930 litros com as duas fileiras de bancos de passageiros rebatidas, podendo transportar uma prancha de surfe de 2,10 metros de comprimento inteiramente dentro do veículo.
Além do premiado “powertrain” e da capacidade para sete pessoas, o Tiggo 8 tem como destaques os modos de condução “Eco” e “Sport”, o teto solar panorâmico elétrico, o painel de instrumentos digital em LCD-TFT, o carregador de celular por indução (wireless), o ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, o acabamento interno premium com luz de ambientação, faróis em full-led, lanternas em leds, o acionamento remoto do ar-condicionado, o compartimento central com refrigeração e a câmera de 360 graus.
O pacote tecnológico e de segurança reúne itens como seis airbags (frontais, laterais e de cortina), cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, Isofix para cadeirinhas de criança, freio a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa e de descida. “O Tiggo 8 representa um novo salto na atuação da marca no Brasil. Esse SUV de luxo traz os mais sofisticados e tecnológicos itens de série e traduz a força que a Caoa Chery e nossos produtos podem oferecer para o consumidor brasileiro. Nossa fabricante é a realização de um sonho e também a concretização da confiança que temos no país. Desde o início, estamos investindo em pessoas, produtos, rede e atendimento aos clientes. Estamos construindo história no mercado automotivo nacional e comprovando que produzimos veículos com os mais elevados níveis de qualidade”, valoriza Carlos Alberto de Oliveira de Andrade, presidente da Caoa.
O design do Tiggo 8 foi desenvolvido por uma equipe comandada pelo britânico Kevin Rice no estúdio da Chery construído em Frankfurt, na Alemanha. Rice foi responsável pelo desenho de modelos da BMW e da Mazda, contando ainda em seu currículo passagens pela Opel e pela Saab e participação nos estúdios de design Giugiaro Italdesign e Pininfarina. Segundo o projetista, o Tiggo 8 é seu principal trabalho, por combinar elementos de dinamismo, robustez, elegância e esportividade, conferindo ao modelo proporções, estilo e formas esculpidas, como na base das duas laterais. As rodas, de desenho exclusivo, são de 18 polegadas e suas caixas têm acabamento em preto fosco, ajudando a realçar a robustez e a imponência do conjunto, marcadas também pelo rack de teto e pelo spoiler traseiro.
Conforme a engenharia da Caoa Chery, a área interna do Tiggo 8 conta com materiais aplicados de alta qualidade e refinamento, começando pelos bancos, exclusivamente em acabamento premium. O do motorista tem regulagens elétricas para distância, profundidade e encosto. O volante multifuncional e revestido pelos mesmos materiais tem comandos do piloto automático, da telefonia, do viva-voz, do sistema de áudio e conta com regulagens de altura e de profundidade. O Tiggo 8 tem ampla luminosidade interna, assegurada principalmente pelo teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétricos. A área do teto solar pode ser aberta totalmente ou de forma inclinada, e o conjunto é equipado com persiana, que pode ser operada de forma independente e por comando elétrico. Quando o motorista sai do veículo, o teto solar se fecha automaticamente juntamente com os vidros elétricos – todos com sistema antiesmagamento.
Para fazer parte de um segmento tão exigente e com o selo premium, o SUV da Caoa Chery tem sofisticação e tecnologia avançada em toda a cabine, como o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, os mostradores e indicadores como velocímetro e tacógrafo (indicados tanto em gráfico de barras quanto numericamente), níveis de combustível e temperatura do motor e animação digital de acordo com o modo de condução escolhido – sendo em azul para o “Eco” e em vermelho para o “Sport”. O sistema multimídia, compatível com Apple CarPlay e espelhamento para Android Auto, tem tela “touchscreen” de 10,25 polegadas de alta resolução. Nela são exibidas, por exemplo, as imagens da câmera de 360 graus, possibilitando visão tridimensional completa ao redor do veículo do ponto de vista superior e da câmera de ré com guias dinâmicas de direção, que trabalha ao lado do sensor de estacionamento traseiro. A tela tem três opções de papel de parede e carrega opções pessoais via USB.
Pelo sistema multimídia, o motorista pode também controlar e configurar diversas funções do veículo como apps, telefonia via Bluetooth, sistema de áudio, manual do multimídia digital, ajuste do ângulo de abertura do porta-malas de acordo com a altura do teto da garagem do proprietário do veículo e luz de ambientação interna com sete opções de cores e acompanhamento do ritmo da música que estiver sendo executada no sistema. No console central, existe uma terceira tela “touchscreen” de 8 polegadas destinada aos controles do ar-condicionado. O console abriga, ao lado da alavanca de câmbio, um sistema de carregamento de celular por indução. O compartimento central funciona ainda como apoio de braço e tem interior refrigerado.
A partida do Tiggo 8 é do tipo Keyless, sem chave, por botão. As portas se trancam e se destravam automaticamente de acordo com a distância da chave, que pode permanecer no bolso do motorista. O sistema Keyless está conectado ainda ao porta-malas, de abertura elétrica. A função é especialmente útil quando as mãos estão ocupadas por compras ou outros volumes. Basta ao motorista posicionar-se com a chave no bolso próximo à tampa traseira por cerca de três segundos, dar um passo para trás e a tampa do porta-malas se abre eletricamente. Na composição da carroceria são utilizados aços de alta resistência, incluindo áreas das colunas A e B e laterais das portas e do teto. O Tiggo 8 é construído sobre a plataforma T1X – já aplicada em modelos como o Tiggo 5X e o Tiggo 7 – desenvolvida especialmente para os SUVs da marca.
Sexto modelo a compor a gama nacional da Caoa Chery, o Tiggo 8 passa a fazer companhia ao Tiggo 2, ao Tiggo 5X, ao Tiggo 7, ao Arrizo 5 e ao Arrizo 6 – fabricados em Jacareí (SP). O Tiggo 5X e o Tiggo 7 também são produzidos em Anápolis. O Tiggo 8 será vendido em quatro opções de cores, branco (perolizado), preto, prata e cinza (metálicas), e terá três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para o motor e o câmbio.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: