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Para pequenos radicais

            A montadora paranaense de ciclomotores MXF Motors está lançando no Brasil a versão 2021 da Ferinha 49cc, minimoto que agora agrega ao nome a palavra Extreme. Indicado para crianças de quatro a sete anos, o veículo chega ao mercado nacional totalmente reformulado, agregando características das motos “de gente grande”. O veículo apresenta novos gráficos exclusivos, inspirados nos modelos de competição da equipe MXF Enduro Team, e mantém opções nas cores vermelho, laranja, azul e verde. Vem com motor de dois tempos monocilíndrico a gasolina, partida manual, escapamento duplo, suspensão invertida, freios a disco nas duas rodas e botão de segurança. Segundo os desenvolvedores da montadora, o novo posicionamento de motor possibilita melhor centro de gravidade do conjunto, além de novos ajustes de carburação e desempenho. O novo modelo traz também um sistema de exaustão com escapamento duplo e nova posição de pilotagem com conceito “slim”, facilitando ainda mais o aprendizado das crianças quanto à pilotagem. “As minimotos evoluíram muito na última década. As melhorias em tecnologia e inovações as tornaram inclusive mais seguras. É o caso da nova Ferinha Extreme, que conta com componentes de ponta e o que há de mais moderno no mercado mundial. É uma opção segura e de última geração para os pequenos amantes das duas rodas que, com a supervisão dos pais, podem descobrir os segredos de uma boa pilotagem”, explica Luiz Henrique, diretor-técnico da MXF Motors. Mais informações sobre a MXF e a nova Ferinha 49cc Extreme podem ser encontradas no site www.mxfmotors.com.br.

Cada um na sua

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        Fornecedora exclusiva de pneus para a MotoGP, a Michelin ampliou seu portfólio para motocicletas esportivas com o lançamento de quatro novos modelos da linha Power. As novidades têm propostas distintas, que vão do uso em estradas a “track days”. Projetado para uso em estradas, o modelo Power 5 é voltado a motos de turismo esportivo e é produzido com composto desenvolvido para oferecer com desempenho em todas as condições, inclusive em piso molhado, por conta de seus sulcos, que são maiores, facilitando a drenagem da água na pista molhada. Já o Michelin Power GP foi projetado para oferecer desempenho ideal tanto em estradas quanto nas pistas, visando atender a motociclistas que ocasionalmente participam de “track days”. Seu composto prioriza o uso em pista seca. As áreas lisas dos ombros oferecem mais aderência em curvas e estabilidade na pista, enquanto a relação entre sulco e piso é de 6,5%, garantindo melhor contato com o asfalto. O Power Cup² é projetado para uso em pista, mas também é homologado para uso em estradas. Ele oferece relação entre sulco e piso de 4% no dianteiro e 5% no traseiro, proporcionando contato máximo de borracha com a pista. E, por último, o Power Slick², com uso totalmente dedicado para competições e “track days” em circuitos fechados. Sem sulcos, ele oferece rápido aquecimento e não requer ajustes específicos na moto.

Retoque no estilo

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        A Yamaha Lander 250 ABS acaba de chegar em versão 2021, apenas com novas cores e grafismos. O modelo não teve nenhuma alteração mecânica e segue com o motor monocilíndrico de 249 cm³ com injeção eletrônica de combustível BlueFlex e refrigerado a ar e óleo. Entrega uma potência de 20,7 cavalos em 8 mil rpm e torque de 2,1 kgfm em 6.500 rpm. Totalmente reformulada no início de 2019, a atual geração da Yamaha Lander 250 ABS herdou alguns atributos da extinta versão aventureira Ténéré 250. A Yamaha até oferece uma linha de acessórios originais para torná-la mais apta a enfrentar longas jornadas. A carenagem frontal recebeu um “bico” estilizado, que remete à Crosser 150 Z ABS, com farol e lanterna em leds. O tanque de combustível com tampa fixa comporta 13,6 litros. A alça do garupa agora é de alumínio e permite ao piloto que viaja sozinho amarrar uma bagagem maior. O chassi é do tipo berço semiduplo e o peso total do conjunto é de apenas 143 quilos a seco.

Novas italianas no pedaço

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        As motocicletas de off-road da marca italiana TM Racing estão desembarcando no Brasil. A marca é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos, voltados para os segmentos de Enduro, Motocross e Supermotard. Fundada em 1976 na cidade de Pesaro, na costa do Mar Adriático, a marca é famosa por fazer trabalho artesanal em busca de alta performance: 85% das peças são produzidas pela montadora, que tem sua própria fundição e centros de usinagem. O objetivo é produzir motocicletas que já saem da fábrica prontas para correr no mais alto nível de competição. No Brasil, a Enduro Company é responsável pela marca TM e pretende vender inicialmente dois modelos para Enduro: a 300cc de dois tempos, por R$ 63 mil, e a 300cc de quatro tempos com injeção eletrônica, por R$ 64.900. Ambas contam com acionamento elétrico e pedal de partida.

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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