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Parceria confirmada

            Em novembro, a Fábrica Nacional de Mobilidades, montadora de veículos elétricos carioca que resgatou a histórica marca FNM, planeja começar a fabricar em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, os seus primeiros caminhões – os elétricos FNM 832, com PBT de 13 toneladas, e FNM 833, com PBT de 18 toneladas. Até o início da semana passada, o parceiro local estava em sigilo, mas já foi revelado: é a Agrale S.A. Fundada em Caxias do Sul em 1962, a empresa produz motores a diesel, tratores, caminhões leves, chassis para ônibus e utilitários 4×4 para uso civil e militar. “A Agrale está focada na modernidade da logística e do transporte limpo e já desenvolveu seus caminhões e ônibus movidos a gás metano, GNV e GNL. E agora, com essa parceria de sucesso com a FNM, produziremos caminhões, ônibus e tratores elétricos com tecnologias internacionais de ponta”, comemora Hugo Zattera, presidente da Agrale. Em um primeiro momento, a montagem dos caminhões FNM será feita com a maioria dos componentes importada. A expectativa é de que o empreendimento atraia novos fornecedores para a região, reduzindo os custos de produção.

Novos ares

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        Em agosto, chegarão ao Equador mais duas carrocerias produzidas pela filial brasileira da encarroçadora de ônibus espanhola Irizar: uma do modelo i6 com chassi Mercedes Benz O500RS 4X2 e outra do modelo i6S com chassi Mercedes Benz O500RSD 6X2. O modelo i6, com 13,20 metros de comprimento e 3,90 metros de altura, tem quarenta e sete lugares, assentos semileito e tanque de combustível em alumínio. Já o modelo i6S tem 15 metros de comprimento e 3,90 metros de altura, com cinquenta lugares, assentos semileito e tanque de combustível em aço inox de 860 litros (exclusivo Irizar), além de iluminação full-led interna e externa. Montadas na unidade industrial da cidade paulista de Botucatu, as carrocerias Irizar cumprem com as normativas mais exigentes do mundo para os assentos e oferecem proteção anticorrosiva especial para ambientes hostis, o que garante uma longa vida útil da parte estrutural. As carrocerias também estão equipadas com o sistema de climatização Hispacold – uma das empresas do Grupo Irizar -, que possibilita renovação de ar automático a cada três minutos em média, garantindo assim um ambiente mais saudável no interior do veículo. Têm ainda o purificador de ar Eco3, para remoção de germes, bactérias e vírus por meio do uso de íons de ozônio de forma controlada no interior do sistema de climatização.

Cheios de planos

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        A Mercedes-Benz realizou um importante negócio com Planos de Manutenção e serviços de telemetria Fleetboard para trezentos e cinquenta caminhões extrapesados Axor 3344 6×4 vendidos para ampliação de frota do Grupo Vamos, empresa líder em locação de caminhões, máquinas agrícolas e equipamentos do Brasil, com sede na cidade paulista de Mogi das Cruzes. O Grupo Vamos opera no setor de locação há pouco mais de cinco anos, mas essa atividade já vinha sendo feita há mais de três décadas, por meio de sua controladora JSL. Atualmente, são cerca de 14 mil ativos locados, entre caminhões, máquinas e equipamentos. Os veículos da Mercedes-Benz foram locados para duas das maiores empresas do setor sucroalcooleiro e de energia do país. Puxando treminhões, os cavalos mecânicos Axor levam a cana-de-açúcar dos campos de produção até as usinas de etanol e açúcar em várias cidades do interior de São Paulo. “Essa negociação com o Grupo Vamos começou no final do ano passado quando a empresa adquiriu os trezentos e cinquenta caminhões Axor 3344, que estão sendo entregues de forma programada. Nesse meio tempo, ampliamos a oferta de soluções para o cliente, que adquiriu, recentemente, Planos de Manutenção e serviços de telemetria Fleetboard para todos os veículos”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Tomada de atitude

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        Lançado em maio passado, o furgão elétrico Citroën ë-Jumpy já está disponível para compra na França. O modelo continua a ofensiva elétrica da marca, que comercializará seis modelos eletrificados em 2020, incluindo o Ami, o C5 Aircross Hybrid SUV, o ë-C4, ë-Jumpy e o ë-SpaceTourer. O ë-Jumpy é disponível em três comprimentos, para se adaptar a todos os negócios:  XS (4,60 metros – 50 kWh), inédito no segmento e prático para estacionamento na cidade, M (4,95 metros – 50 kWh ou 75 kWh) e XL (5,30 metros – 50 kWh ou 75 kWh). O volume utilizável, inalterado em relação à versão movida a gasolina, de 4,6 a 6,6 metros cúbicos, dependendo da versão. A altura de 1,90 metro garante acesso a maioria dos estacionamentos. Quase cem litros de espaço de armazenamento estão presentes no compartimento de passageiros. Oferecido com dois níveis de autonomia (até 330 quilômetros de acordo com o ciclo de homologação WLTP), permite que os profissionais viajem sem restrições, tanto para deslocamentos curtos em áreas urbanas de baixa emissão quanto para trechos mais longos. A carga útil de até 1.275 quilos está no centro das expectativas desse segmento. Quanto à carga rebocável, pode atingir uma tonelada em todas as versões. O preço do novo ë-Jumpy começa em 36.100 euros, o equivalente a pouco mais de R$ 220 mil, excluindo impostos, e chegará às concessionárias no segundo semestre de 2020.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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