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A Land Rover anuncia a abertura da pré-venda do novo Defender no Brasil. Considerado um dos SUVs com maior capacidade off-road do mundo, o ícone surgido em 1948 retorna ao mercado brasileiro em sua quinta geração, com lote inicial de cento e cinquenta unidades na configuração 110, com opção de cinco ou sete lugares. Os preços partem de R$ 400.750 na versão S, de R$ 426.750 na SE e atingem R$ 461.150 na topo de linha HSE. A opção para até sete lugares está à disposição nas três configurações. Os interessados podem entrar em contato com uma das quarenta concessionárias espalhadas pelo Brasil para fazer a encomenda de seu modelo. Os critérios para a efetivação da reserva serão definidos em cada revenda.

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O novo Defender é produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Nitra, na Eslováquia, onde o Discovery também é montado. Chega ao país na configuração de quatro portas 110, sempre com motor P300 de quatro cilindros a gasolina de 300 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a partir de 1.500 giros. O motor Ingenium 2.0l está combinado a uma transmissão ZF automática de 8 velocidades (com a alavanca elevada e localizada junto ao painel central) que entrega força ao sistema 4×4, com diferencial central com travamento ativo – configuração indicada para enfrentar todo tipo de terreno. A quinta geração do Defender é baseada na nova arquitetura D7x da Land Rover, projetada para situações extremas, feita de uma construção monobloco leve e forte de alumínio. Conforme a marca, é a carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu – é dez vezes mais rígida do que o Defender anterior. O chassi na quinta geração é protegido por uma chapa de aço de alta resistência, que preserva os principais componentes e sistemas da parte de baixo do carro.

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Na nova geração do Defender, as características clássicas foram preservadas, porém, repensadas e aprimoradas. A elas, somou-se a tecnologia embarcada de ponta, como o novo sistema de conectividade Pivi Pro, o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o novo Terrain Response II (configurável). Ainda no design, a fabricante manteve a concepção básica do modelo, com linhas retas, alto e estreito, inclusive com a tradicional “Janela Alpina” na parte de cima das laterais – pequenas aberturas horizontais envidraçadas. Em todas as versões, a Land Rover oferecerá quatro pacotes de acessórios para o modelo, aumentando as funcionalidades. As combinações são as mais variadas, do Urban Pack, para uso no dia a dia, ao Explorer Pack, que se propõe a levar o carro ao extremo, adicionando todos os elementos necessários para enfrentar qualquer terreno e situações severas de off-road, sem perder o conforto.

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O Defender 110 é equipado com sistema de suspensão a ar de série, novidade no modelo. Traz o Adaptive Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo quinhentas vezes por segundo e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade, para proporcionar maior controle e conforto ao motorista. Também detecta condições off-road, otimizando a altura da suspensão automaticamente de acordo com o momento. O sistema de ar pode elevar a carroceria a até 14,5 centímetros acima de seu normal, quando necessário. O Terrain Response 2 configurável é outra novidade da quinta geração do Defender e exclusividade da Land Rover. O sistema inteligente permite que motoristas experientes de off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições, enquanto condutores inexperientes podem deixar ao sistema a escolha da configuração mais adequada para o terreno, automaticamente. Em termos de tecnologia em assistência ao motorista, o modelo traz o Controle de Cruzeiro Adaptativo e o Monitor de Colisão Traseiro (de série na versão HSE), que alertam aproximações de veículos ou obstáculos ao piscar automaticamente luzes de perigo, bem como o Blind Spot Assist, o Rear Traffic Monitor e o Clear Exit Monitor (a partir da versão SE).

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A nova arquitetura da carroceria oferece 29,1 centímetros de distância em relação ao solo – dois centímetros mais alto do que em qualquer SUV da Land Rover – e uma geometria off-road de classe mundial dá ao modelo ângulos de ataque (na frente) de 38 graus, central de 28 graus e de saída (atrás) de 40 graus. Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 90 centímetros, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2. Essa capacidade pode ser aumentada com o uso do opcional snorkel. A tecnologia ClearSight Ground View ­– “capô transparente” – ajuda o condutor para aproveitar as capacidades do Defender, revelando na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas dianteiras, além da possibilidade de visão traseira livre de obstáculos no interior do carro com o retrovisor interno ClearSight Rear View – na verdade, uma câmera afixada na parte de cima da traseira transmite imagens para o espelho central. “Ver a nova geração do Defender chegar ao mercado brasileiro é um marco histórico para nós e para todos os fãs do modelo. Estamos ansiosos para que todos possam ver e ter a experiência de sentir e explorar a capacidade off-road que o carro oferece”, orgulha-se Frédéric Drouin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.

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História e conectividade

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            Depois de ter seus primeiros rabiscos desenhados nas areias de uma praia imediatamente após à Segunda Guerra Mundial, o Defender foi apresentado em 1947 e lançado um ano seguinte como Série 1. Dizer que o modelo inglês tem setenta e dos anos de estrada é um eufemismo, pois ele andou em todo esse tempo muito mais por terrenos extremamente difíceis, alguns dos quais a mentalidade sadia do ser humano duvidasse que um veículo sobre quatro rodas pudesse transpor. Tornou-se uma espécie de carro-oficial da Cruz Vermelha, das ações humanitárias da ONU – especialmente no continente africano – e o veículo típico dos safáris.

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No entanto, o novo Defender não vive apenas de seu passado. A nova geração leva a tecnologia Software-Over-The-Air (SOTA) a um novo patamar, com quatorze módulos individuais capazes de receber atualizações remotas, ao fazer “download” dos dados enquanto os clientes estão dormindo em casa, via Wi-Fi, sem a necessidade de visita a uma concessionária. A Land Rover introduz no novo Defender o sistema de infoentretenimento Pivi Pro, que pode ser acessado por meio de uma nova tela “touchscreen” mais intuitiva e amigável. O sistema exige menos passos para executar tarefas frequentes, enquanto seu design atual garante respostas praticamente instantâneas. Já o sistema de navegação usa algoritmos de autoaprendizagem capazes de otimizar a rota, com mapas sempre atualizados graças à tecnologia SOTA. Em combinação com o painel de instrumentos interativo de 12,3 polegadas TFT, o sistema avançado fornece mapeamento 3D de alta definição dentro da instrumentação, deixando a tela sensível ao toque central livre para controlar outros aplicativos.

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Ficha Técnica

Novo Land Rover Defender 110

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Motor: Ingenium 2.0 turbo, a gasolina, quatro cilindros, válvulas de admissão e escape de abertura variável, injeção direta
Potência: 300 cavalos a 5.500 rpm
Torque: 40,8 kgfm de torque de 1.500 a 4 mil rpm
Transmissão: automática de 8 marchas e uma a ré, reduzida e bloqueio do diferencial
Direção: elétrica
Tanque de combustível: 90 litros
Pesos: 2.284 quilos (5 lugares) e 2.318 quilos (7 lugares)
Suspensão: dianteira SLA com dois links inferiores iguais, traseira com link integral
Rodas: 8.0J x 18 polegadas, 8.0J x 19 polegadas, 8.5J x 20 polegadas e 9.0J x 22 polegadas
Pneus: 255/70R18, 255/65R19, 255/60R20 e 275/45R22
Dimensões: 4,75 metros de comprimento, (5,01 metros com o estepe na traseira), 1,99 metro de largura, 1,96 metro de altura, 3,02 metros de entre-eixos
Porta-malas: de 231 litros a 2.233
Porta-objetos na lateral externa: 40,2 litros
Ângulo de ataque: 38 graus
Ângulo de saída: 40 graus
Ângulo de ruptura de rampa: 28 graus
Capacidade de submersão: 90 centímetros (sem o uso do snorkel – opcional)
Freios: ABS com EBD
Preços: R$ 400.750 na versão S, R$ 426.750 na SE e R$ 461.150 na HSE

Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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