A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra esse mês de julho os 25 anos da escolha de Resende para sediar sua fábrica. Com investimento inicial de US$ 250 milhões, a montadora já quintuplicou os recursos aplicados para o desenvolvimento de sua operação, que teve um salto qualitativo desde a instalação na cidade. No total, ao longo desse período, são R$ 5,5 bilhões destinados ao crescimento da empresa, em cinco ciclos consecutivos de investimentos, com o mais recente previsto para finalizar em 2021. Todo esse investimento revolucionou a VWCO, culminando em sua expansão definitiva no mercado de veículos comerciais.
“Ao longo de 25 anos, nossa fábrica se tornou referência com inédito Consórcio Modular e produziu uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar claro: o cliente está sempre em primeiro lugar. É ele a base do desenvolvimento de todo novo produto e dos nossos serviços”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A busca por uma nova fábrica e modelo de negócios veio com o fim da Autolatina, quando a montadora se viu sem uma linha para montar seus produtos, que até então eram produzido na fábrica da Ford em São Bernardo do Campo e ganhavam crescente notoriedade entre os clientes. Considerando todos os aspectos relevantes para definir a localização da nova fábrica, foi realizado um estudo técnico para a conclusão da escolha, que consumiu cerca de 60 mil horas. O interesse despertado provocou cenas singulares, como procissões e vigílias de igrejas locais para atrair a Volkswagen para seus municípios, e até um corpo-a-corpo no restaurante de uma cidade visitada por técnicos da montadora no sul fluminense, descobertos durante o almoço e crivados de perguntas.
A escolha pela cidade do Sul Fluminense se deu pelas diversas vantagens estratégicas da região. Resende estava no meio do caminho entre Rio e São Paulo, perto dos principais fornecedores da marca, e de importantes centros consumidores, além disso havia mão de obra qualificada disponível e centros de formação de profissionais comprometidos em cooperar. A decisão foi tornada pública numa coletiva de imprensa no Palácio Guanabara, com a presença de executivos da montadora e autoridades dos governos federal, estadual e municipal. O projeto inicial previa empregar 2 mil colaboradores, e produzir 30 mil caminhões e ônibus ao ano. A escolha de Resende para um investimento de US$ 250 milhões em valores da época foi precedida de uma disputa que envolveu nove governadores, quarenta e um prefeitos e centenas de cartas respondidas, vindas de interessados em oferecer áreas industriais. A nova fábrica ainda previa a adoção de um inédito processo produtivo, com a participação direta de fornecedores. Quatro meses após o anúncio da cidade, o sistema chamado de Consórcio Modular iniciaria um ano de testes numa fábrica-laboratório no Polo Industrial de Resende. Seria o começo do empreendimento que mudou o perfil econômico da região sul fluminense, cujo polo automotivo é hoje um dos maiores do Brasil.
Vinte e cinco anos depois, a fábrica tem capacidade produtiva de 100 mil caminhões e ônibus por ano. A marca celebra a liderança de seus caminhões e ônibus em vários segmentos do mercado. O centro mundial de desenvolvimento da marca, localizado em Resende, é o grande idealizador de famílias consagradas no país, como a Constellation e a Delivery. E seu olhar também se volta ao futuro. A equipe de 600 engenheiros dedicados à marca na fábrica idealizou o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil, o e-Delivery. Hoje, Resende faz parte do segundo maior polo automotivo do país. Junto com Porto Real, Itatiaia e Quatis formam o Polo Automotivo Sul Fluminense, a região abriga cerca de 20 empresas no total. A fábrica da VWCO tem atualmente um milhão de metros quadrados de área total, 148 mil metros quadrados de área construída, 100 mil metros quadrados no parque de fornecedores e 50 mil metros quadrados no centro logístico, com mais de 4,5 mil colaboradores. (da Redação)