Por meio de uma “live” na internet, como convém a estes tempos de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a Volvo do Brasil acaba de apresentar algumas novidades na linha 2021 dos caminhões VM e FH. Dentre elas, uma nova versão, a City, para a linha VM de semipesados, uma opção adicional para os segmentos de distribuição urbana e regional. Já o extrapesado FH 460, nas versões 4×2 e 6×2, passa a vir equipado com defletores laterais de ar, tornando a configuração ainda mais econômica. De quebra, alguns itens de segurança ativa passam a estar disponíveis como opcionais desde as versões intermediárias do modelo. A marca sueca informa que o custo da linha 2021 dos seus caminhões terá uma elevação de preço de 8% a 12%, dependendo do modelo, causada pelo aumento da cotação do dólar no Brasil – cerca de 30% dos componentes dos caminhões Volvo “made in Brazil” são importados.
O novo VM City é equipado com motor de 270 cavalos e conta com cabine curta, transmissão de 6 marchas e um eixo traseiro de dupla velocidade. Segundo a Volvo, é um caminhão pensado nos transportadores que precisam versatilidade para vários tipos de carga e atende principalmente a empresas de segmentos do varejo e precisam flexibilidade para distribuição de gêneros diversos, desde pequenos comércios ou mercados, lojas de materiais de construção ou distribuição de alimentos, entre outros. “Projetamos esse caminhão para atender a tudo o que os transportadores com operações de tiro curto, dentro das cidades ou de distribuição regional, precisam. Mas sem abrir mão da qualidade e robustez de um Volvo”, explica Alcides Cavalcanti, diretor-comercial de caminhões da marca. “Há uma enorme gama de aplicações para o VM City. São operações em que o motorista roda em vários trechos curtos durante o dia e não precisa dormir no veículo. Por isso, essa versão tem a cabine curta e o ar-condicionado é opcional”, complementa Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões Volvo. O VM City amplia a oferta da marca entre os semipesados, segmento de mercado no qual a fabricante instalada em Curitiba foi a que mais cresceu no ano passado e mantém um bom desempenho em 2020, com um aumento de 29% sobre o mesmo período de 2019, mesmo com o cenário adverso do momento.
Outra novidade da linha Volvo 2021 é a nova configuração de série do pesado FH 460 4×2 e 6×2. Agora, essas versões passam a ser oferecidas com o entre-eixos de 3,5 metros como padrão, acompanhado de defletores laterais de ar para melhorar a aerodinâmica entre cavalo-mecânico e carreta e trazer ainda mais economia. As opções de entre-eixos de 3,2 metros e de 3,6 metros continuam disponíveis para o FH 460 6×2, mas, nesses casos, o defletor lateral é considerado um item opcional. “Já havíamos conquistado até 10% de economia de combustível com a introdução da tecnologia da aceleração inteligente Volvo no ano passado. Agora, na combinação desse entre-eixos e os defletores laterais, os FH 460 4×2 e 6×2 podem somar, dependendo da operação, até 2% a mais de economia, além daquele ganho anterior”, assegura Clóvis Lopes, gerente-comercial de caminhões da Volvo. O FH segue isolado na liderança do mercado brasileiro. De acordo com o ranking da Fenabrave, ocupa as duas primeiras colocações entre os veículos de carga mais vendidos no país. Até maio, já foram emplacadas 2.041 unidades do FH 540 e 1.457 do FH 460 (somadas todas as versões de eixos de cada modelo), números à frente até mesmo de caminhões médios e leves.
Um benefício adicional dos modelos 2021 da linha FH é a popularização de alguns recursos de segurança ativa. Itens como as luzes de frenagem de emergência (lanternas traseiras piscam em desacelerações bruscas), sensor crepuscular (faróis acendem no entardecer), sensor de chuva (limpadores de para-brisa são acionados automaticamente) e as luzes “três marias” (aumentam a visibilidade noturna do veículo em aclives) passam a estar disponíveis já nas versões de acabamento intermediário do caminhão. “São recursos importantes para atingirmos nosso ideal de ‘Zero Acidentes’ com veículos Volvo”, afirma Lopes. “Com as novidades das versões FH 460 4×2 e 6×2, e o sucesso consagrado do FH 540 6×4, líder absoluto em vendas no país nos últimos anos, temos seguramente os melhores caminhões do Brasil, fato reconhecido pela altíssima aceitação dos modelos pelos transportadores dos mais variados perfis de operação e tipos de carga”, finaliza Cavalcanti.
Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix
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