Divulgação

Em todo o mundo, o transporte rodoviário de cargas é questionado quanto à sustentabilidade ambiental de seu modelo de negócios. Para resolver essa questão, empresas do setor desenvolvem alternativas ao uso intensivo do poluente diesel, que há mais de um século é o combustível dos caminhões em todo o planeta. No Brasil, a Scania largou na frente da concorrência e acaba de entregar os primeiros caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano (gás obtido através de resíduos orgânicos) produzidos no país. Foram dois modelos R 410 6×2 para a RN Express e dois R 410 6×2 para a Jomed Log. Os quatro serão usados pelas duas empresas paulistas no transporte de produtos da L’Oréal. A Casa Scania Codema, de Guarulhos (SP), foi a concessionária responsável pela venda, a entrega e cuidará do suporte operacional e da manutenção dos veículos.

Divulgação

            Os modelos R 410 que foram entregues agora foram adquiridos pela RN Express e pela Jomed foram adquiridos durante a Fenatran, o salão internacional do transporte de cargas, realizado em outubro do ano passado. “Este momento é de grande alegria para a Scania no Brasil e no mundo. Celebrar a entrega dos primeiros caminhões a gás comprova que estamos no caminho certo liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. A RN Express e a Jomed LOG entram juntas para a história comprovando que estão, de fato, contribuindo para a redução das emissões de CO2 no planeta. Temos certeza de que as duas transportadoras e seus embarcadores servirão de modelos para outras empresas”, comemora Silvio Munhoz, diretor-comercial da Scania no Brasil.

Divulgação

            O objetivo das empresas que compraram os caminhões a gás é viabilizar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Na RN Express, os dois R 410 serão usados na rota São Paulo-Rio de Janeiro para o transporte de produtos da francesa L’Oréal. A empresa ainda atende aos clientes Nespresso, Samsung, HP, Nestlé, Starbucks e outros. Da mesma forma, a Jomed Log comprou seus dois modelos no Salão Internacional do Transporte e os utilizará para transferir cargas para a L’Oréal em rota similar. Os pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e construídos para ser 100% a gás e biometano, ou usando uma mistura de ambos – ou seja, não são convertidos do diesel para o gás. Segundo a fabricante, têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante à de um caminhão a diesel, além de serem 20% mais silenciosos.

Divulgação

            A rede de concessionárias brasileiras da marca sueca está sendo preparada para dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não são necessárias grandes mudanças para receber os novos veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que serão implementados ao longo dos próximos meses. A Codema, de Guarulhos, é uma das concessionárias que já estão habilitadas para atender aos novos caminhões. “Fazer a cerimônia de entrega dos primeiros caminhões a gás do Brasil, durante o período da quarentena do coronavírus, foi um desafio que contou com a máxima segurança. Os caminhões precisam rodar para cumprir os acordos e os clientes não viam a hora de ter esses modelos mais sustentáveis circulando pelas estradas”, explica Eronildo Santos, diretor-geral das casas cativas da Scania, formadas pelas concessionárias Codema (SP e MG), Cavese (SC) e Suvesa (RS).

Divulgação

            Os R 410 a gás adquiridos pela RN Express e pela Jomed Log estão equipados com as mais modernas tecnologias presentes na Nova Geração da Scania, que iniciou as suas vendas em fevereiro do ano passado. A ampla conectividade dos modelos permite tornar a operação ainda mais rentável, treinar os motoristas e orientar os clientes na gestão mais assertiva e econômica dos veículos. Além disso, ambas as empresas que adquiriram os R 410 a gás escolheram o Pacote Desempenho, permitindo usufruírem do mais completo benefício dos Serviços Conectados Scania. O Pacote Desempenho permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo quanto da forma de condução, individualmente. Já os Serviços Conectados Scania auxiliam na gestão da frota e no controle dos custos operacionais.

Por: Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos:Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA