Divulgação

A R 18, que marca a entrada da BMW no segmento de cruisers, pretende manter-se inteiramente na tradição das motocicletas históricas da marca bávara – tanto tecnicamente quanto em termos de estilo de design. O objetivo é entregar tecnologia purista e sem frescuras, tendo o motor boxer como epicentro do prazer de dirigir. O design clássico é combinado na R 18 com a tecnologia contemporânea, dentro da proposta de criar um conceito geral fascinante. Segundo a BMW, a nova R 18 oferece um design altamente favorável à customização – uma premissa surgida desde as fases iniciais do design do layout básico da motocicleta. Ela chega às concessionárias europeias no segundo semestre, por 22.990 euros.

Divulgação

            A peça central da nova R 18 é um motor boxer de dois cilindros recentemente desenvolvido – o “Big Boxer”. Tanto sua aparência impressionante quanto sua tecnologia refletem a continuação dos tradicionais boxers refrigerados a ar que ofereceram uma experiência inspiradora de pilotagem desde o início da produção da BMW Motorrad, em 1923. O mais potente motor boxer de dois cilindros já usado na produção de motocicletas tem 1.802 cc. A potência máxima é de 67 kW (92,2 cavalos) a 4 750 rpm. De 2 mil a 4 mil rpm, mais de 15,3 kgfm de torque estão disponíveis o tempo todo, e esse poder de tração elementar é combinado com um som ressonante. De acordo com a BMW, seu mais novo produto acelera de zero a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.

Divulgação

            A peça central da suspensão na R 18 é uma estrutura de tubo de aço de loop duplo. Seu design perpetua a longa tradição da BMW Motorrad nesse tipo de chassi. Uma qualidade requintada de fabricação e uma meticulosa atenção aos detalhes também são evidentes em características incomparáveis, como as juntas soldadas entre os tubos de aço e as peças fundidas ou forjadas. Como a lendária BMW R 5, o braço oscilante traseiro envolve a transmissão do eixo por meio de conexões aparafusadas.

Divulgação

            Os elementos de suspensão da BMW R 18 dispensam deliberadamente as opções de ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central montado diretamente com amortecimento dependente do deslocamento e pré-carga de mola ajustável garantem um controle superior das rodas e um conforto da suspensão. Como na R 5, os tubos do garfo telescópico estão envoltos em mangas. O diâmetro do tubo do garfo é de 49 milímetros, enquanto o curso da suspensão é de 120 milímetros na frente e 90 milímetros na traseira. O novo sistema de freios consiste em um disco duplo na frente e um único disco na traseira em conjunto com pinças de quatro pistões fixas. Enquanto isso, as rodas com raios tradicionais garantem uma aparência extremamente elegante. Nos reservatórios de fluido, no velocímetro e em outros pontos da R 18 aparece a inscrição “Berlin Built” (construída em Berlim), a cidade na qual, desde 1969, a marca alemã produz a maioria de suas motos.

Divulgação

            A R 18 oferece três modos de pilotagem padrão “Rain”, “Roll” e “Rock”, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. De série, também inclui ASC (Controle de Estabilidade Automático, desengatável), o que garante um alto nível de segurança na pilotagem. Além disso, a nova R 18 é equipada com controle de torque de arrasto do motor (MSR). Entre outras opções, uma assistência à ré torna as manobras convenientes, enquanto a função Hill Start Control facilita as subidas.        

            A nova R 18 será apresentada em todo o mundo na exclusiva série especial First Edition. A versão agrega recursos de equipamento exclusivos, com um acabamento clássico em preto e pintura com listras brancas. Outros destaques incluem várias superfícies cromadas, um distintivo de assento e um fecho cromado “First Edition” nas tampas laterais.

Divulgação

            A BMW Motorrad oferece uma gama de equipamentos com as quais é possível adaptar a R 18 ao gosto e preferências pessoais. A ampla variedade de peças disponíveis no programa Acessórios Originais BMW Motorrad permite a personalização individual que altera significativamente o caráter da R 18. Para o lançamento, estão disponíveis duas coleções diferentes de peças de alumínio fresadas, desenvolvidas em colaboração com o estúdio Roland Sands Design: “Machined” e “2-Tone-Black”.

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA