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Com o mesmo “powertrain” do 718 Boxster GTS, os novos Porsche 718 Cayman GT4 e 718 Spyder chegam em março à Europa. Em ambas, se destaca o motor central 4.0 Boxer de seis cilindros opostos com 420 cavalos de potência a 7.600 rotações por minuto e 43 kgfm de torque de 5 mil a 6.800 giros, associado ao câmbio manual de 6 marchas e escape e suspensão esportivos. Conforme a fabricante alemã, os dois “bólidos” aceleram de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e podem chegar a 293 km/h de velocidade final, números dignos de um carro de competição. Graças à suspensão esportiva Porsche Active Suspension Management (PASM), uma altura de deslocamento 20 milímetros mais baixa e ao Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial traseiro de deslizamento limitado mecânico, a nova geração do 718 alia um equilíbrio notável entre o desempenho dinâmico e o conforto do dia a dia. O pacote Sport Chrono padrão com o aplicativo Porsche Track Precision atualizado também enfatizam o caráter esportivo dos carros. Elementos de design em preto e um interior em Alcântara escuro ressaltam os destaques típicos dos modelos GTS.

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Os dois novos Porsche são equipados com rodas de liga leve de 20 polegadas em preto acetinado. Os pneus de alto desempenho (235/35 ZR 20 na frente e 265/35 ZR 20 na traseira) estão instalados em rodas que levam um sistema de freio aprimorado, com discos perfurados cruzados e pinças vermelhas. O freio composto de cerâmica da Porsche está disponível como opcional. Detalhes escuros e contrastantes refletem o status particularmente esportivo dos carros GTS, como no spoiler frontal, nas entradas de ar pretas na frente e nas laterais, nos faróis de neblina integrados no conjunto óptico principal, nas lanternas e no para-choque traseiro reprojetado.

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No interior, o mesmo Alcântara escuro cria um ambiente esportivo e elegante, usado ainda nos painéis centrais, no aro do volante, no console central, na alavanca de câmbio e nos apoios de braços nas duas portas. Cobre também as colunas “A” (as duas da frente) e o revestimento do teto. O pacote interno opcional adiciona outra cor, a Carmine Red. Isso é acentuado no conta-giros, nos cintos de segurança, em todas as costuras decorativas, incluindo o emblema bordado nos encostos de cabeça e na palavra “Porsche” nos tapetes com contornos pretao. Os detalhes de acabamento utilizam a fibra de carbono, mesmo material utilizado na construção dos carros da Fórmula-1, nas principais categorias internacionais de automobilismo e, atualmente, nos veículos com o selo “premium” e esportivos.

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Os modelos 718 são disponibilizados de série com o Porsche Communication Management (PCM,) com tela “touchscreen” de 7 polegadas de alta resolução e o pacote Sport Chrono, incluindo o Track Precision App, aplicativo para smartphone originário do automobilismo, que mostra dados relacionados ao desempenho no monitor PCM durante o uso das pistas, registrando os dados de desempenho para posterior análise do “piloto-motorista”. O módulo de navegação online com informações de trânsito em tempo real, o controle de voz e o Porsche Connect estão disponíveis como opcionais, assim como o sistema de som Bose e o surround Burmester High-End.

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A Porsche do Brasil ainda não definiu uma data para os dois modelos desembarcarem no país. Na Europa, o 718 Cayman GT4 custará 97 mil euros (aproximadamente R$ 450 mil), enquanto o 718 Spyder (conversível) saíra por 94 mil (cerca de R$ 435 mil). O atual Porsche 718 Boxster GTS está sendo oferecido no Brasil a R$ 495 mil.

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Por: Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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