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O Tiguan começou sua trajetória em 2008 de mansinho, surgindo em primeiro lugar como uma espécie de “irmão menor” do imponente Touareg. Menos de dez anos depois, o Tiguan ganhou vida própria e cresceu literalmente, recebendo recentemente sua versão esticada, a Allspace. Graças à nova configuração, o Tiguan aparece entre os cinquenta carros mais vendidos no Brasil neste ano, com 11.549 unidades emplacadas até novembro e uma média mensal de 1.049. Agora, a Volkswagen acaba de colocar nas concessionárias a linha 2020 do SUV produzido no México. Sem mudanças no design, o Tiguan Allspace passa a oferecer mais itens de série e de entretenimento, como o som Dynaudio. Embora a fabricante alemã ainda não tenha divulgado os preços da linha 2020, o utilitário esportivo continua sendo vendido em três versões, a 250 TSI, com preço atual de R$ 129.990, a Comfortline 250 TSI, a R$ 153.990, e a R-Line 350 TSI, a R$ 187.990.

Na configuração de topo de linha R-Line 350 TSI, uma novidade é a incorporação como equipamento de série do sistema de som premium Dynaudio, incluindo oito alto-falantes selecionados distribuídos no interior do veículo e um potente amplificador com 400 watts de saída e dezesseis canais. A distribuição de tweeters, médios-falantes, woofers, alto-falante central e subwoofer garante um som de extrema fidelidade, capaz de reproduzir músicas de todos os gêneros com qualidade indiscutível. A linha 2020 do Tiguan Allspace 250 TSI passa a contar de série com o volante revestido em couro sintético. O mesmo item também é original de fábrica na Comfortline 250 TSI, agregando o sistema Kessy de abertura, fechamento e partida do motor sem necessidade de chave e o “Active Info Display”, painel digital programável.

O Tiguan Allspace é construído sobre a Estratégia Modular MQB. O modelo está disponível com opção de cinco ou sete lugares e duas motorizações do TSI (turbo): o de 1,4 litro Total Flex, fabricado no Brasil, com 150 cavalos, e o ETI de 2,0 litros a gasolina com 220 cavalos, que equipa a Allspace R-Line 350 TSI, com DSG (automática de dupla embreagem) com 7 velocidades, permitindo a integração permanente 4Motion. O conjunto mecânico oferece um desempenho digno de um esportivo, com aceleração de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima de 223 km/h. A 250 TSI e a Comfortline 250 TSI têm câmbio automático de 6 velocidades.

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O Allspace 250 TSI traz rack de teto, moldura das janelas pretas e rodas de 17 polegadas no estilo Tulsa, com pneus 215/65 R17. Internamente, o modelo conta com aplicações decorativas em titânio de prata, revestimento de bancos em tecido preto estampado e volante multifuncional em couro. A lista de itens de série tem ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (uma voltada para os bancos traseiros), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infoentretenimento Discover Media, sensores de aproximação na traseira, sensor de chuva, câmera traseira de auxílio ao estacionamento e a segunda geração do sistema start-stop. A intermediária Comfortline 250 TSI, com sete assentos, acrescenta aplicativos decorativos acinzentados e revestimento de bancos de couro (os dianteiros são aquecíveis). No exterior, há vários elementos cromados, como uma parte superior do farol, da barra de teto, da grade frontal, frisos laterais, contorno das janelas e molduras do escapamento. Os faróis são em led com luzes diurnas de condução (DLR) e as rodas são de liga leve do tipo Kingston de 18 polegadas (pneus 235/55 R18).

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A versão “top”, além do “powertrain”, soma uma linha R-Line com acabamento esportivo e pode ter o para-choque dianteiro exclusivo e os faróis em led com DLA (assistente de monitoramento dinâmico). Nas laterais, o modelo exibe molduras pretas nas caixas de roda, barras de teto prata e rodas de liga leve estilo Sebring de 19 polegadas (pneus 255/45 R19). O para-choque traseiro também tem design diferenciado. O acabamento interno da R-Line 350 TSI é predominantemente em preto. O volante multifuncional tem design próprio com base reta, revestimento em couro perfurado e logotipo R-Line. Os bancos têm cobertura em couro Viena preto e logotipos alusivos à versão. A configuração oferece ainda painéis digitais (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (abertura de portas por abertura da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist e City Emergency Braking com Detector de Pedestre.

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O Tiguan Allspace recebeu nota máxima de cinco estrelas para proteção de adultos e crianças nos testes feitos pelo Latin NCAP, entidade que avalia os carros novos vendidos na América Latina e no Caribe. O SUV da Volkswagen também recebeu o Advanced Award, pela tecnologia de frenagem automática, que utiliza sensores para evitar possíveis colisões. O sistema pode identificar pedestres à frente do carro. Quando é detectado risco de acidente com uma pessoa, o dispositivo alerta o motorista e, caso necessário, inicia a frenagem automática para evitar ou causar uma colisão.

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Já em sua versão básica, a 250 TSI, o Tiguan Allspace traz de série airbags frontais, laterais e do tipo cortina, sistemas de segurança avançados como o controle eletrônico de estabilidade (ESC), o controle de saída de faixa, os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), o detector de fadiga, o indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com função de direção de curva e Isofix com a parte superior para facilitar a aplicação de cadeirinhas de criança.

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