O segmento de pesados puxa as vendas de caminhões no Brasil, que são a parte que mais cresce no mercado automotivo nacional. Não por acaso, os principais “players” do setor em todo o mundo atuam no País e investem cada vez mais em aprimorar seus produtos para se destacar tecnologicamente em relação aos concorrentes. Com o lançamento do novo Actros, a Mercedes-Benz apresenta uma proposta ambiciosa: estabelecer padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez entre os caminhões extrapesados rodoviários. O modelo será o grande destaque do estande da marca alemã na próxima Fenatran, salão internacional do transporte rodoviário de carga, que acontecerá de 14 a 18 de outubro na capital paulista.
Durante a apresentação do novo caminhão, os diretores da Mercedes-Benz não disfarçavam o entusiasmo com o produto. “A chegada do novo Actros no Brasil em 2020 revolucionará o segmento de extrapesados. É o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos. Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos em um só caminhão”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Quando entrar na cabina, o motorista se surpreenderá. Ela é muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, o novo Actros terá dois painéis digitais e tela ‘touchscreen’ para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz traz para o Brasil a quinta e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), que fará do novo Actros o único caminhão de série no mercado brasileiro capaz de frear sozinho, de forma totalmente autônoma e independentemente da vontade do motorista. Também serão disponíveis outras tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes, como o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem, fazendo do novo Actros, segundo a Mercedes-Benz, o caminhão mais seguro do Brasil. “Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”, acredita Schiemer.
A inédita cabina foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design externo é mais aerodinâmico, para contribuir na redução no consumo de combustível. Mas o que mais chama a atenção é o desenho do seu interior, ampliando o espaço para o motorista e o acompanhante – a altura interna chega a 1,84 metro. A maioria das funções pode ser controlada a partir dos dois painéis digitais, sendo um deles com tela sensível ao toque. Outros destaques da cabina são a nova cama e os novos bancos pneumáticos. Dar a partida no motor acionando um botão no painel é um outro pequeno luxo já comum nos automóveis que foi incorporado ao novo Actros.
Tecnologias de segurança e conforto na cabine são importantes, mas a planilha de custos de combustível e manutenção é mais decisiva na hora da compra. A Mercedes-Benz sabe disso e promete até 12% de redução no consumo de combustível e maior intervalo de manutenção preventiva para os novos Actros. O novo extrapesado é até quatrocentos quilos mais leve em relação ao modelo anterior. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, a Mercedes afirma que o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Entre as tecnologias voltadas à economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3 e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas e faz trocas de marchas de forma inteligente.
Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o novo Actros se propõe a levar a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade. O portfólio de soluções que chega ao mercado juntamente com esse lançamento se destaca por inovações como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e a consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia. Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados com muita facilidade pelos celulares ou pela tela sensível ao toque do novo Actros.
A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos-mecânicos 2045 4×2, 2548 6×2 e 2648 6×4. O cliente terá também a opção do já conhecido 2651 6×4. O motor Mercedes-Benz OM 460 ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cavalos. Juntando-se ao propulsor de 510 cavalos, o OM 460 assegura performance e baixa manutenção. A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz são intercambiáveis entre modelos da mesma família e até com outros veículos da marca.
Com a chegada do novo Actros, a Mercedes-Benz oferecerá treinamentos gratuitos de condução econômica e segura. “Esse treinamento com foco em dirigibilidade e operação diária abordará as novidades de assistência à condução, segurança e conectividade”, adianta Leoncini. A partir de outubro e até maio de 2020, a marca promoverá um amplo programa de treinamento técnico e de produto no Brasil que envolverá onze mil participantes, entre profissionais da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e da rede de concessionárias.
Veja Também:
Mercedes-Benz Experimental Safety Vehicle 2019 – Laboratório sobre rodas