Tempo de festejar
No segundo aniversário de lançamento, a família Delivery tem muito o que comemorar. Além da liderança entre os veículos com até 3,5 toneladas de PBT – com o Express –, e também dos segmentos dos leves, com o 9.170, e dos médios, com o 11.180, a família de caminhões da Volkswagen que se completa com os modelos 4.150, 6.160 e 13.180 é comercializada atualmente em dez mercados além do Brasil. Projetados e desenvolvidos na América Latina, essa linha de veículos é resultado de investimentos de mais de R$ 1 bilhão. A novidade mais recente na família Delivery é a chegada da transmissão automatizada V-Tronic nos modelos 9.170 e 11.180, em agosto. A transmissão é a Eaton EAO-6106, caixa sincronizada com 6 marchas à frente — sendo a última overdrive para economia de combustível em entregas intermunicipais. A venda dos Delivery 9.170 e dos 11.180 V-Tronic será iniciada na Fenatran 2019, em outubro.
Tecnologias em ação
Com frota de duzentos e cinquenta ônibus e empregando setecentos e cinquenta trabalhadores, a Guerino Seiscento tem sede na cidade paulista de Tupã. No total, opera trinta e cinco linhas interestaduais e vinte e cinco linhas intermunicipais – além das urbanas do transporte municipal de Adamantina e de fretamento para grandes indústrias. Mas a principal atração no pátio da empresa são dois novíssimos ônibus Volvo B420R 6×2 encarroçados pela Comil, que acabaram de chegar e serão destinados a atender as linhas rodoviárias mais longas. Ambos contam com tecnologia de telemetria, que permite acompanhar toda a frota em tempo real, com sistemas de monitoramento e gestão. A conectividade ajuda a identificar trechos de maior consumo de combustível e treinar motoristas para melhorar a direção. A expectativa na Guerino Seiscento é que os novatos proporcionem economia de combustível e redução nos custos de manutenção.
Elétrico com experiência
O Fuso eCanter foi o primeiro caminhão leve elétrico do mundo com produção em série – o lançamento global foi em Nova York, em setembro de 2017. Após dois anos em operações com clientes ao redor do mundo, a frota de caminhões elétricos Fuso eCanter alcançou um milhão de quilômetros impulsionada sem emissões – o equivalente a contornar o mundo vinte e cinco vezes ao longo da Linha do Equador. Os clientes da marca japonesa controlada pelo conglomerado alemão Daimler estão agora operando cerca de cento e cinquenta veículos em Nova York, Tóquio, Berlim, Londres, Amsterdã, Paris e Lisboa. “Com mais de um milhão de quilômetros percorridos em operações diárias em sete cidades em três continentes, nosso Fuso eCanter comprovou sua confiabilidade e capacidade de produção em série. Ao mesmo tempo, estamos obtendo informações valiosas para o desenvolvimento da próxima geração. Assim, o Fuso continua a destacar seu papel pioneiro no campo de veículos comerciais movidos a eletricidade”, comemora Hartmut Schick, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation e chefe da Daimler Trucks Ásia. O Fuso eCanter está sendo produzido em Kawasaki, Japão, e em Tramagal, Portugal.
Onde o Brasil cresce
A encarroçadora gaúcha Neobus segue sua trajetória de crescimento e de conquista de novos mercados, principalmente no Nordeste. Em Sergipe, os mais recentes fornecimentos de Spectrum 325 foram para as empresas Águia Dourada, com doze unidades, e Vitória Transportes, com dez unidades. A Neobus, que ampliou sua produção em 125% no primeiro semestre deste ano, vem ampliando sua lista de clientes e mercados com os seus modelos New Mega, Thunder +, Thunder Way e Spectrum 325. A empresa pulou de menos de 6%, no final de 2017, para quase 10% de “market share”, o maior crescimento entre todos os fabricantes nacionais de carrocerias de ônibus, de acordo com os dados da Fabus (Associação Nacional do Fabricantes de ônibus).
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