Divulgação

Desenhar automóveis é um sonho comum para muita gente criativa que gosta de carros e tem talento para desenho. Mas pouquíssimos têm a oportunidade de realizar tal sonho profissionalmente. Para essas pessoas, o novo Design Center Latam da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), que acaba de ser inaugurado, é uma espécie de “paraíso terrestre”. O centro funciona junto à fábrica da Fiat no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, e lá trabalharão cerca de cento e cinquenta profissionais responsáveis pela criação de novos projetos, em um espaço que é resultado de investimentos da ordem de R$ 11,4 milhões.

Em uma área de 2.700 metros quadrados, dividida em dois pavimentos, o novo centro de design traz na bagagem o know-how do Centro Estilo Fiat do Brasil, criado em 2002. “São 17 anos de uma área que, agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina. O novo Design Center é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história. Estamos preparados para os novos desafios”, comemora o diretor do Design Center Latam, o alemão Peter Fassbender.

Divulgação

Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelas equipes globais. Com uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos e psicólogos, entre outros, o Design Center Latam mantém uma rotina intensa de intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. “São profissionais brasileiros que participam de imersões nos estúdios da FCA no Exterior e vice-versa. São interações que permitem a diversidade do olhar para inspiração de novas ideias”, afirma Rafael Peixoto, líder de Design Interior.

Divulgação

Além do espaço integrado, o novo Design Center traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX), para realização e análise de experiências com usuários, é o primeiro do setor automotivo no Brasil. O novo centro tem simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade e percepções do design interno e externo dos veículos. “A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento. O desafio é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança”, explica o líder da área de UX, Leandro Alvarenga. No laboratório, designers e pesquisadores trabalham juntos, tornando o ciclo de design mais ágil e eficiente.

Divulgação

Para criar um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção, foi desenvolvido pela FCA um novo simulador, em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas. O equipamento reproduz virtualmente a interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres. Todos os movimentos do “motorista” são sincronizados aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial. Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade dos quadros de instrumentos e dos sistemas de “infotainment” – que reúnem informação e entretenimento – ocorram no ambiente mais próximo ao real. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinados inputs. O feedback do que funciona e dos gaps na experiência do usuário ocorre em tempo real”, detalha Alvarenga. Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas. A ferramenta é bastante utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.

Divulgação

Além do UX Lab, o novo Design Center Latam conta com uma Sala Virtual com um projetor a laser de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em altíssima resolução imagens do veículo em tamanho real, que permitem visualizar os detalhes específicos de textura, para proporcionar avaliações mais próximas da realidade. Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o Showroom é o espaço onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento, até a aprovação final. De acordo com Fassbender, uma nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D e outros espaços.novo Centro de Design Latam da Fiat Chrysler

Divulgação

Veja Também:

Fiat Toro 2020 – Ajustes de ocasião

DEIXE UMA RESPOSTA