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Na acirrada briga por um lugar ao sol no segmento automotivo que mais cresce no mundo, o novo RAV4 Hybrid traz uma proposta de ser um autêntico SUV sem perder o jeito urbano, característico desse tipo de veículo na atualidade. O modelo estará disponível na rede de concessionárias da Toyota no Brasil a partir de 13 de junho deste ano, em duas versões, a S Hybrid e a SX Hybrid, com preços de R$ 165.990 e de R$ 179.990, respectivamente. No coração do utilitário esportivo mais amigável com o ambiente está um novo sistema de propulsão híbrida desenvolvido recentemente, com baixo consumo de combustível. O sistema combina quatro motores, um a gasolina e três elétricos, com uma potência total de 222 cavalos.

O propulsor a combustão do novo RAV4 é um 2.5 DOHC de quatro cilindros e 16V, incorporando com sincronização de válvulas variável inteligente chamado VVT-i, que modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão e adiciona um dispositivo de injeção de combustível direta e indireta, conhecido como D-4S. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o anterior. Ele recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte de energia externa. O novo RAV4 Hybrid pode percorrer cerca de mil quilômetros com um único tanque de combustível de 55 litros, dependendo do estilo de condução.

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As duas versões do RAV4 Hybrid têm um novo tipo de transmissão automática HEV Transaxle continuamente variável (conjunto de engrenagens planetárias) controlada eletronicamente, com um diferencial pré-engatado. Elas contam com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport, resultando em um veículo versátil e preparado para qualquer tipo de direção. Na SX, há a opção de trocas de marcha no volante. O SUV da Toyota é equipado com um novo sistema de tração AWD – nas quatro rodas – desenvolvido para fornecer uma direção característica de um SUV e boa eficiência de combustível. Esse sistema de tração fornece torque às rodas traseiras dependendo da situação, por meio de um dos motores elétricos localizado no segundo eixo (sem cardã). A relação de distribuição de torque com as rodas traseiras melhora em 20/80 em comparação com a geração anterior (40/60). Além disso, soma a função Auto LSD, usada para sair das condições de deslizamento pelo bloqueio das rodas. Quando elas giram sem tração ou são suspensas no ar, o sistema envia toda a força para as rodas que estão no chão e apoiadas.

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A versão de entrada S Hybrid chega com sete airbags, faróis de leds com ajuste automático de altura, bancos com partes revestidas de couro – os dianteiros com sistema de ventilação, o do motorista com memória para duas posições e regulagem elétrica de seis posições –, sistema de áudio com tela de LCD sensível ao toque de 7 polegadas combinando com o painel de instrumentos de TFT de 7”,  sistema de acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), dispositivo de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18”, controle de climatização digital automático dual zone com saída para os bancos traseiros e sistema S-flow, freio de estacionamento eletrônico, controle eletrônico de tração e de Assistência de Subida em Rampa, Sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade, de Reboque e de Oscilação. A SX adiciona teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento (passando o pé por baixo do para-choque traseiro), sistema de transmissão com “paddle shift” no volante e pacote de segurança ativo Toyota Safety Sense. TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar o desempenho do veículo, realçando o impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança. Segundo a Toyota, a nova geração do RAV4 Hybrid é construída sob a plataforma GA-K (mesma do Camry).

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A quinta geração do SUV da Toyota procura se diferenciar da atual tendência dos SUVs urbanos, posicionando como um veículo versátil, com espírito aventureiro e estética sofisticada. Seu design robusto permite ao motorista conduzir por onde quiser e, ao mesmo tempo, tem um estilo moderno, se adaptando à “vida urbana”. O conceito de seu design é chamado de “Cross Octagon”, pois tem desenhos poligonais localizados em diferentes partes do veículo. Conforme a marca japonesa, o interior foi completamente renovado e teve a qualidade dos materiais aumentada e os detalhes enfatizados para alcançar um ambiente mais atraente e funcional. O espaço do motorista tenta equilibrar a boa visibilidade com uma pegada segura e confortável. O tamanho, a forma e o material dos botões e controles foram selecionados levando em consideração a praticidade de uso.

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O volante do novo RAV4 Hybrid, revestido em couro, tem controles de áudio, telefone e controle de velocidade de cruzeiro na versão S, enquanto na SX conta com comandos de áudio, celular, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Para garantir o conforto dos passageiros, tanto na cidade quanto na estrada, o modelo tem sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque de 7” com funções de espelhamento Mirror Link e DVD-Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, Bluetooth e seis alto-falantes. Soma-se câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema de carregamento sem fio para smartphones. Como acessórios, traz caixa organizadora de porta-malas com três divisórias, compressor de ar 12V digital, kit de segurança para roda de liga leve, refrigerador portátil e suporte para bolsas e para tablets.

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