Desde seu lançamento, em 1975, a Honda GL 1800 Gold Wing conquistou fãs entre os que gostam de cruzar grandes distâncias com conforto e segurança. Completamente reprojetada, a Gold Wing 2019 já está disponível em toda rede de concessionárias Honda. Na nova geração, o objetivo da fabricante oriental foi oferecer aos fãs do modelo a excelência em termos de tecnologia motociclística, mantendo, porém, intacta a personalidade do modelo. A nova Gold Wing está mais compacta e leve (menos 39 quilos na versão Gold Wing e menos 18 quilos na Tour) que a precedente. Seu motor preserva a clássica arquitetura boxer de seis cilindros, agora com cabeçotes Unicam de quatro válvulas por cilindro. Aperfeiçoado na gestão eletrônica, o motor pode ser ajustado de acordo com quatro diferentes riding modes – Tour, Sport, Econ e Rain. Acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e sistema Start&Stop são outros melhoramentos introduzidos ao modelo Tour na versão 2019.
Apesar de manter a arquitetura e praticamente a capacidade cúbica (de 1.832 cc cresceu à 1.833 cc), o motor da GL 1800 Gold Wing ganhou mais potência (126 cavalos ante 118 cavalos) e torque (17,34 kgfm ante 17,0 kgfm) além de estar 3,8 quilos mais leve (versão Tour) e 2,9 centímetros mais curto que o motor da Gold Wing anterior. Acoplado ao motor está a última geração do câmbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com 7 marchas (versão Tour). O piloto tem a opção de utilizá-lo no modo plenamente automático ou selecionar a marcha desejada por meio de comandos “+” e “–” localizados no punho esquerdo do guidão. O câmbio DCT que equipa a nova Gold Wing Tour oferece ainda a inédita modalidade ‘Walking Mode’, que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré) para auxiliar o piloto nas manobras de estacionamento.
Na ciclística – chassi e suspensões –, a Honda fez da GL 1800 Gold Wing 2019 uma de suas bandeiras tecnológicas. O inédito chassi duplo trave de alumínio fundido sob pressão é dois quilos mais leve que o anterior. A posição de pilotagem, assim como o posicionamento do motor na estrutura, foi avançada. Tal solução associada à introdução de uma suspensão dianteira por duplo braço oscilante resultou em um comportamento estável e fluido tanto em velocidades baixas, típicas dos percursos urbanos, quanto em rápidas rodovias e em curvas. Segundo a Honda, qualquer que seja a condição de uso, a Gold Wing excede as mais altas expectativas: os atuais parâmetros de comportamento ciclístico foram elevados de maneira significativa. Isso se deve não apenas à geometria do novo sistema, no qual se destaca a coluna de direção avançada, mas também ao atrito reduzido em cerca de 30% na suspensão por duplo braço oscilante em comparação ao sistema telescópico tradicional.
Na nova suspensão dianteira, a função amortizante do sistema está separada do sistema de direção, o que, de acordo com a engenharia da marca, resulta em 40% a mais de agilidade na ação do guidão. A suspensão traseira é inédita e se vale de uma balança do tipo monobraço Pro-Arm conectada ao sistema Pro-Link, solução que favoreceu aspectos de manutenção e design, contribuindo para a ação mais progressiva da suspensão traseira, assegurando maior estabilidade e conforto. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira da versão Tour dispõem de regulagem eletrônica automática, que obedece à seleção do Riding Mode. Também é possível intervir na regulagem da pré-carga da mola do amortecedor posterior por meio de um prático comando elétrico. São quatro as opções de ajuste consoantes à utilização: só piloto, piloto+bagagem, piloto+passageiro e piloto+passageiro+bagagem.
Quanto aos freios, na GL 1800 Gold Wing 2019 está presente o consagrado sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de última geração, que distribui a potência das frenagens nas duas rodas de acordo com o ajuste do Riding Mode. O freio dianteiro tem cálipers de seis pistões que atuam em dois discos de 320 milímetros, na traseira, o cáliper é de três pistões e o disco, de 316 milímetros. O pneu dianteiro é 130/70 R18, enquanto atrás, é um 200/55 R16. A Gold Wing Tour continuar sendo a única motocicleta da atual produção mundial dotada de Airbag de série.
Dona de um estilo inconfundível no qual se destacam a projeção da parte frontal, a linha de cintura e o posto do piloto e do acompanhante, o conceito aerodinâmico do novo modelo difere do anterior, no qual havia uma ampla área entre o piloto e o para-brisa, que criava uma grande “ilha” de ar calmo mesmo em velocidades elevadas. Agora, o piloto fica mais próximo do para-brisa, regulável tanto em altura quanto em inclinação, e um apurado estudo permitiu melhorar o coeficiente aerodinâmico, visando melhor desempenho e eficiência. Os assentos continuam individuais para o piloto e o passageiro. Nas protetivas malas laterais, há capacidade de transportar uma grande quantidade de bagagem – são 110 litros, na versão Tour. Neste novo cockpit se destaca o painel com tela TFT colorida de 7 polegadas, que oferece informações sobre a motocicleta, o sistema de áudio, a navegação e o controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), a regulagem de suspensão e o Cruise Control. A Gold Wing Tour 2019 é compatível com o Apple CarPlay, e a conectividade é facilitada pela porta USB e pelo Bluetooth.
A Honda Gold Wing está disponível nas cores cinza fosco para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a Tour. A última se difere oferecendo a transmissão DCT de 7 velocidades – ante a de 6 marchas convencionais na versão Gold Wing –, airbag, suspensão traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa), altura do para-brisa e top box adicional. O preço público, base Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro, é de R$ 136.550 na versão Gold Wing e de R$ 156.550 na Tour. Os modelos têm garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e o Honda Assistence válido em cinco países da América do Sul.