Divulgação

Em 1974, o então prefeito de Curitiba Jaime Lerner criou o BRT (Bus Rapid Transit), transformando a capital paranaense em uma referência de transporte coletivo e urbanístico. O sistema de ônibus da cidade é integrado ao viário e ao uso ecológico do solo. Nos dois quesitos – transporte e urbanismo –, Curitiba virou um “case” de sucesso mundial, “exportando” sua receita para outras cidades brasileiras, como Campinas (SP) e Rio de Janeiro, e mundo afora, como Bogotá, a capital da Colômbia. Ao completar 40 anos de estrada no Brasil – sempre no Distrito Industrial de Curitiba, desde 1979 –, a Volvo Buses promoveu na semana passada a entrega de 65 ônibus para a renovação da frota da capital paranaense, sendo 25 biarticulados, 24 articulados e 16 convencionais. Em se tratando de BRT, a “estrela da companhia” é o B340M biarticulado, chamado carinhosamente pela população de Curitiba de “Ligeirão”. O articulado, que estreou o sistema, leva a alcunha de “Ligeirinho”. O evento na fábrica da Volvo contou com as presenças de Rafael Greca (DEM), prefeito de Curitiba, de Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, e de parte dos empregados da unidade fabril, que também produz caminhões.

Divulgação

Há 40 anos, fabricamos aqui o primeiro veículo da marca no Brasil, um chassi de ônibus. Desde então, estamos ajudando a cidade a aprimorar cada vez mais o seu sistema de transportes com veículos de alta capacidade, eficiência, segurança e baixo impacto ambiental. Estamos muito honrados em termos sido novamente escolhidos como o principal fornecedor de ônibus pesados pelas empresas que operam o transporte coletivo da cidade”, comemorou Todeschini. A Volvo é líder nacional em articulados e biarticulados, com 90% na produção de veículos de alta capacidade no Brasil – os outros 10% são divididos entre a Mercedes-Benz e a Scania.

Divulgação

Com apoio de tecnologia da marca sueca, em um ano, Curitiba reduziu pela metade as colisões no Corredor Norte de seu BRT. O Controle Automático de Velocidade Volvo, serviço que utiliza conectividade GPS para identificar áreas de risco e diminuir automaticamente a velocidade dos ônibus – mesmo se o motorista quiser acelerar mais, o dispositivo corta a ação do pedal da direita. Os 65 novos veículos da marca que ganham as ruas da cidade a partir deste mês de maio poderão ter ativados o sistema conforme a linha e o itinerário. Com a entrega, a Volvo mantém liderança na frota de articulados e biarticulados em Curitiba, com 70% de participação.

Os novos Volvo do sistema curitibano ampliam a conectividade e a segurança nos ônibus da cidade. Os articulados e biarticulados estão preparados para operação com o serviço de gerenciamento de regiões de segurança, que utiliza recursos de conectividade para reduzir a velocidade automaticamente quando os veículos passam por áreas ou locais críticos, por exemplo, próximo a escolas, hospitais e dentro de terminais. “Introduzimos esse recurso exclusivo da marca nos biarticulados entregues no começo de 2018 e os resultados têm sido muito bons. No eixo norte do BRT, no qual esses veículos circulam, em um ano, houve redução de 50% nas colisões com automóveis”, contabiliza André Trombini, diretor de estratégia de negócios e produtos da Volvo Buses na América Latina. “Fizemos também ações de treinamento de motoristas com foco em direção segura e outras medidas para reduzir os acidentes”, revela José Travain, gerente de manutenção da Auto Viação Redentor.

Divulgação

O biarticulado (tem duas “rótulas” unindo três módulos) Volvo B340M é equipado com o motor DH12E de 12,1 litros a diesel horizontal, posicionado no entre-eixos – no meio do veículo, sob o assoalho –, totalmente eletrônico, com injeção de combustível por meio de unidades injetoras independentes, seis cilindros em linha, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado, intercooler, acelerador eletrônico “by wire” (sem cabo), sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento, baixa pressão de óleo e sensores de incêndio. A unidade tem potência total de 340 cavalos (daí, o nome do modelo) e torque de 173 kgfm. O motor trabalha em sintonia com dois tipos de câmbio, ambos automático, o Ecolife 6AP1700C com conversor de torque, 6 marchas sincronizadas, retardador incorporado e sistema AIS de neutro nas paradas, e o Voith Diwa com os mesmos recursos do anterior, 4 marchas e sistema de ponto morto ANS.

Com capacidade para transportar até trezentas pessoas ao mesmo tempo, o biarticulado Volvo B340M tem preço de R$ 250 mil. A marca sueca não produz a carroceria dos ônibus, serviço que fica por conta de empresas especializadas no assunto, especialmente a Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), e a Caio, de Botucatu (SP). O novo negócio em Curitiba reflete o bom momento da Volvo no mercado de ônibus. Em 2018, a marca cresceu suas entregas em 114% no segmento de pesados (ônibus acima de 17 toneladas). O início deste ano também foi intenso, com aumento de 128% nas vendas do segmento no primeiro trimestre, comparando com o mesmo período de 2018. Outro destaque da Volvo Buses veio com a licitação do Transmilênio, o BRT de Bogotá. No primeiro semestre deste ano, a capital da Colômbia começa a receber as primeiras unidades de um lote de setecentos novos ônibus da Volvo, no maior negócio da marca em sistemas BRT na última década. “Para atender a todos esses pedidos, dobramos a produção de chassis em nossa fábrica de Curitiba. Estamos trabalhando com capacidade máxima em um turno”, assegura Todeschini.

Divulgação

Exemplo em mobilidade urbana de massas, Curitiba criou nos anos 70 o conceito de vias exclusivas para ônibus (os corredores), terminais de transbordo e linhas alimentadoras, com pagamento único de passagem e integrado. “Nos anos 80, os articulados Volvo aumentaram a capacidade do sistema, que foi ainda mais reforçada com a chegada dos biarticulados em 92”, relembra Marco Portes, gerente regional de ônibus Volvo. Atualmente, 1,3 milhão de passageiros embarcam nos ônibus da Grande Curitiba todos os dias. A Volvo é a primeira colocada em negócios em BRTs na América Latina, com mais de 50% de participação em frotas de articulados e de biarticulados no continente. Os veículos da marca operam em metrópoles como Bogotá, Cidade da Guatemala, San Salvador, Quito, Cidade do México, Guayaquil, Cali, Bucaramanga, Santiago, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

DEIXE UMA RESPOSTA