Investida semipesada
Depois de testados nos veículos vocacionais da Volkswagen, os caminhões Constellation 24.260 e o 17.260 agora estão disponíveis para qualquer aplicação. Exclusivamente oferecidos com pacote Robust, os modelos têm a proposta de valorizar a robustez e a alta disponibilidade, sem abrir mão do conforto. A vocação para o trabalho pesado se evidencia no visual mais robusto, com para-choque curto e metálico para maior ângulo de ataque e uma durabilidade superior do conjunto. Os modelos são oferecidos exclusivamente na opção de cabine estendida, ideal para percorrer curtas e médias distâncias. Estão equipados com o motor MAN D08 e tecnologia EGR, que dispensa o abastecimento com Arla 32, com potência de 256 cavalos e o torque de 91,8 kgfm. A transmissão é Eaton, de 6 marchas. Nesses caminhões Constellation, o cliente encontra uma opção para serviços que requeiram alta flexibilidade como baú carga geral, carga seca, frigorífico e sider, entre outras.
Três centenas de uma vez
O grupo de transportadoras G10, de Maringá (PR), acaba de fechar a compra de trezentas unidades da Nova Geração de caminhões Scania, lançada em novembro. Os modelos customizados foram o R 450 6×2 e o R 500 6×4. Os caminhões Scania R 500 6×4 são ideais para atuar em longas distâncias e rodar com implementos rodotrens graneleiros de 25 metros, com capacidade para transportar até 49,5 toneladas de grãos cada um. Já os R 450 6×2 são modelos versáteis, também para longas distâncias, e podem formar conjuntos com sider, baú e tanque, por exemplo, além de outras opções diversas. As entregas ao conglomerado de transportadoras paranaense já começaram e seguirão ao longo do segundo semestre. Serão 190 produtos para a Transpanorama e outros 110 divididos entre as demais empresas (Transfalleiro, Cordiolli, Rodofaixa e VMH Transportes). “O G10 é um dos maiores frotistas do Brasil, e optou pela solução que oferece o menor custo total da operação por quilômetro rodado via customização ideal do produto para a aplicação”, comemora Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.
Ofensiva elétrica
A Nobina, maior operadora de ônibus da Suécia, encomendou mais vinte ônibus 100% elétricos à BYD, fabricante chinesa, líder mundial de ônibus elétricos. As entregas do modelo BYD K11, articulado e com 18 metros de comprimento, começarão no final deste ano. Os ônibus desse último pedido serão entregues em dois lotes, com quatro veículos destinados ao distrito de Barkarby, em Estocolmo, e 16 para a cidade de Linköping. Esse pedido aconteceu após a encomenda feita pela Nobina de 26 veículos da BYD, feita no outono passado, que compreendia 11 ônibus elétricos de 12 metros, 10 ônibus elétricos articulados de 18 metros e cinco micro-ônibus elétricos de 8,7 metros – todos com entrega marcada para o meio do ano. No total, 138 veículos farão da Nobina a cliente com a maior frota de ônibus elétricos da BYD na região nórdica. Trinta e seis ônibus da BYD já operam com sucesso em várias cidades suecas. Os sucessos das recentes vendas reafirmam a crescente presença da fabricante de ônibus elétricos na Europa. Mais de setecentos ônibus elétricos da BYD se encontram em operação ou encomendados em todo o Velho Continente.
Conexão tequila
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está de olho em oportunidades de crescimento no México. Para isso, expande sua oferta de serviços no mercado de ônibus. A empresa acaba de certificar a primeira de seis concessionárias como centro de referência para atendimento aos ônibus MAN, recém-lançados no país. Em paralelo, consolida sua posição de liderança com o micro-ônibus Volkswagen, além de desenvolver chassis sob medida para o transportador norte-americano. “Para prestar um serviço de pós-vendas especializado aos ônibus MAN e mantê-los o maior tempo possível em operação, certificamos seis de nossas concessionárias como MAN Bus Center, que oferecem equipe capacitada, peças originais com garantia de dois anos e suporte nas estradas 24 horas por dia durante toda a semana”, explica Leandro Radomile, diretor geral da montadora no país. Recentemente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus inaugurou sua segunda linha de produção na fábrica de Querétaro para produzir localmente alguns modelos de chassis MAN.