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Primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado em uma operação diária regular no Brasil, o extrapesado Axor 3131 8×4 foi uma das grandes atrações da Agrishow 2019, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, realizada na cidade paulista de Ribeirão Preto de 29 de abril a 3 de maio. O Axor com direção autônoma desenvolvido para aplicações fora-de-estrada é fruto de uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a Grunner, empresa paulista de tecnologia agrícola. O modelo já opera 24 horas por dia na colheita de cana-de-açúcar na Agro Cana Caiana, no Centro-Oeste de São Paulo, região considerada a maior produtora do país, aumentando assim a produtividade no abastecimento das usinas de açúcar e etanol. “O Axor 3131 é o caminhão de direção autônoma para transbordo de cana com a maior capacidade de carga líquida do mercado brasileiro, chegando até 20 toneladas de cana picada. Além disso, sua utilização em substituição a tratores agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, trazendo mais produtividade, menos consumo de combustível e menor custo operacional. Depois de vários estudos, a Grunner chegou à conclusão de que o caminhão é a melhor solução para acompanhar a colhedora na colheita. A tecnologia da direção autônoma trouxe muito mais precisão ao processo de colheita e transbordo”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

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Com o Axor de direção autônoma e ajuste da bitola dos eixos, a produtividade praticamente dobrou na Agro Cana Caiana, que fica no município de Lençóis Paulista. O caminhão é especialmente adaptado com pneus especiais de alta flutuação e bitola entre as rodas especialmente alargada de um a 2,5 metros (pode ter até três metros de largura, dependendo da plantação), para passar exatamente no meio das linhas plantadas sem pisotear os brotos de cana, que após o corte dão origem a algo como cinco safras. Com isso, segundo a Mercedes, o cliente aumentou sua produtividade em 10%. De acordo com a Grunner, na safra 2017/2018, a produtividade média da Agro Cana Caiana saltou para 117 toneladas por hectare, frente a 69 toneladas por hectare das safras anteriores à introdução do caminhão autônomo. Ou seja, em apenas uma safra, conseguiu praticamente o resultado de duas. Completa o conjunto pneus de alta flutuação, ideais para evitar compactação do solo no canavial.

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O uso de caminhão com direção autônoma na colheita de cana assegura até 50% de redução no consumo de combustível, 40% a menos no consumo de lubrificantes e 30% a menos no custo de reparo e manutenção, em comparação com tratores. Além disso, proporciona maior velocidade média de operação, menor tempo e maior agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível. “Nosso caminhão autônomo Axor para operações em áreas confinadas no campo vem conquistando a confiança das usinas. Estamos indo ao encontro de clientes em suas empresas, em nossos concessionários e em eventos para demonstrar a eficiência, a rentabilidade e a confiabilidade dessa avançada solução para o agronegócio brasileiro”, pondera Leoncini. O uso de caminhões com tecnologia autônoma na agricultura canavieira não é inédito no Brasil. Em setembro do ano passado, a Volvo fez a primeira entrega de sete caminhões autônomos VM 6×4 para colheita de cana da Usina Santa Terezinha, no Paraná.

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O caminhão Axor 3131 com direção autônoma se destaca pela tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, com o veículo podendo ser utilizado durante 24 horas exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita. “Unimos o conhecimento agrícola da Grunner e a expertise da Mercedes-Benz em caminhões fora-de-estrada para desenvolver um produto de avançada tecnologia, excelente desempenho e produtividade no transbordo de cana picada”, reforça Leoncini.  Entre várias adequações, o Axor com direção autônoma recebeu uma nova configuração com quarto eixo adicional, bitola mais larga (distância entre as rodas), pneus agrícolas de alta flutuação e antenas para captar sinal de satélite. O caminhão atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita. Terminado o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para a etapa de transbordo aos treminhões, ou seja, o descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que completam o ciclo de transporte levando a cana às usinas de açúcar e etanol. A Grunner e a Mercedes-Benz também disponibilizam o sistema de direção autônoma para o caminhão Atego 2730, o que amplia as opções de escolha para os clientes dessa tecnologia para a colheita da cana.

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