Pequim e Xangai sediam alternadamente o Auto China, que este ano aconteceu de 25 de abril a 4 de maio na capital chinesa. O evento ganha cada vez mais importância em relação aos “motorshows” mais tradicionais do mundo, como Detroit, Paris, Frankfurt, Genebra e Tóquio. Afinal, em 2017, foram comercializados no país mais populoso do mundo quase 29 milhões de automóveis novos – aproximadamente um terço das vendas globais. Uma característica interessante do evento chinês é que, embora ele tenha se globalizado e se tornado profundamente estratégico para as marcas ocidentais, não abriu mão de atender as demandas específicas do mercado local. Uma elas é o fascínio por sedãs com entre eixos alongados, no estilo limusine, de preferência ostensivamente luxuosos. Mas também existem vanguardas globais nas quais a China é líder. Os carros elétricos, por exemplo, que crescem lentamente em todo o mundo, já representam cerca de 8 % das vendas no mercado chinês em 2018 – graças aos estímulos governamentais. Segmentos em franca expansão global, como o dos utilitários esportivos, também têm ganhado força com particular vigor entre os consumidores chineses. Todas essas diferentes tendências automotivas estão bem expressas nos principais destaques do Salão de Pequim 2018.
Dez destaques do Salão de Pequim 2018
Mercedes Classe A L Limousine
O Classe A L Limousine é uma versão de três volumes do compacto da Mercedes específica para o mercado chinês. A apresentação na China acontece antes mesmo da variante três volumes similiar ser lançada nos outros mercados mundiais – o que ocorrerá no segundo semestre deste ano. Produzido pela Beijing Benz Automotive Co., a joint-venture chinesa do grupo Daimler, o Classe A L Limousine destaca-se pela sua distância entre-eixos de 2,79 m –6 cm a mais que o novo Classe A hatch. O sedã chinês já inclui o novo sistema de entretenimento MBUX e herda diversos atributos introduzidos pelo Classe A da nova geração. É movido por um motor 1.3 de quatro cilindros, com versões de 135 cavalos e 163 cavalos. Posteriormente, será oferecida também uma versão com motor 2.0.
Audi Q5L
Com o Q5L, a Audi criou o primeiro SUV com entre-eixos alongado da sua história, destinada exclusivamente ao mercado chinês. Lá, a marca das quatro argolas já oferece derivações alongadas dos seus sedãs: os A4L, A6L e A8L. Para beneficiar o espaço disponível nos bancos traseiros, que muitas vezes é onde viaja o dono do carro, o novo modelo da marca alemã, que mede 4,77 metros de comprimento, oferece 8,8 cm a mais de entre-eixos em relação ao Q5 “normal”. A tração integral Quattro é de série em todas as versões e a gama se divide em cinco níveis de equipamento e duas derivações do motor 2.0 TFSI: uma com 190 cv e outra com 252 cv.
BMW Concept iX3
O Salão de Pequim serviu de palco para a estreia mundial do Concept iX3, o primeiro veículo da marca BMW movido exclusivamente à energia elétrica. O modelo conceitual é baseado no Veículo de Atividade Esportiva (SAV) médio BMW X3 e utiliza a quinta geração da tecnologia de tração elétrica BMW eDrive. Este sistema está associado a uma arquitetura veicular flexível que permitirá, futuramente, a todos os modelos da marca serem equipados com motores a combustão, sistema híbrido plug-in ou uma unidade de acionamento elétrico a bateria. O motor elétrico desenvolvido para o BMW Concept iX3 gera uma potência superior a 270 cavalos e sua bateria de alta tensão proporciona uma autonomia de mais de 400 quilômetros. Será produzido pela joint-venture BMW Brilliance Automotive, em Shenyang, na China.
Volvo XC40 T5 Twin Engine
A versão híbrida do novo SUV da marca sueca também debutou em Pequim. Na base está o primeiro três cilindros da marca sueca, o mesmo que move a versão T3, com 1,5 litros e 180 cv, combinado com um motor elétrico com cerca de 75 cv, que somam em torno de 250 cv e 40,7 kgfm. Em breve, a Volvo prometeu apresentar uma versão do XC40 exclusivamente elétrica. A marca sueca aproveitou o evento para reafirmar a sua aposta na mobilidade elétrica e pretende que, em 2025, metade das suas vendas sejam de modelos 100% elétricos. Para tal, é estratégica a aposta no mercado chinês, o maior do mundo nesse segmento.
Lexus ES350
Totalmente renovada, a sétima geração do ES exibida na China traduz o compromisso da Lexus na criação de veículos com design altamente sofisticado e que transmitam empolgação e emoção. Com a novíssima plataforma GA-K (Arquitetura Global – K), o sedã pôde ousar ainda mais no design externo, além de melhorar a dinâmica e desempenho de condução. Ficou 6,6 cm mais comprido, 0,4 cm mais baixo e 4,5 cm mais largo em relação ao modelo anterior. No entre-eixos, o aumento foi de 5 cm. Todos os ES350 são movidos por um motor V6 de 3.5 litros. Ele agora desenvolve 308 cv de potência e 38,9 kgfm de torque, o que significa um ganho de 32 cv e 2,0 kgfm em comparação à geração anterior. O reforço na potência também é beneficiado pela adoção de nova transmissão automática de oito marchas com câmbio direto. Já a versão híbrida plug in ES300h é capaz de oferecer altíssima eficiência de combustível, desempenho responsivo e emissões mínimas para um sedã de luxo deste porte. Um novo sistema de condução híbrido de quarta geração combina um motor a gasolina de 2.5 litros e quatro cilindros com um motor elétrico mais compacto e potente. Juntos, oferecem uma potência combinada de 207 cavalos.
Jaguar XJ50
A Jaguar está comemorando 50 anos de seu sedã topo de linha, o XJ. Para celebrar esse meio século, a marca britânica lançou uma edição especial, o XJ50, que foi revelada no Salão de Pequim. Disponível com entre-eixos padrão ou estendido, o XJ50 possui uma opção de motor a gasolina 3,0 litros de 340 cavalos e uma a diesel de 300 cavalos. As atualizações externas do XJ50 incluem para-choques frontais e traseiros no estilo Autobiography, que marcam a edição de aniversário, juntamente com as novas rodas Venom de 20 polegadas, uma grade dianteira preta e um emblema exclusivo para as saídas de ar laterais e traseiras. No interior, a luxuosa cabine possui assentos acolchoados com costuras que formam o contorno de diamantes e um logotipo XJ50 no braço central. A marca exclusiva de entalhe e as soleiras com o emblema iluminado XJ50 também diferenciam a edição de aniversário. Não há previsão de chegada deste modelo para o mercado brasileiro.
Nissan Sylphy Zero Emission
Produzido para o mercado chinês, o novíssimo Nissan Sylphy Zero Emission é o primeiro carro elétrico produzido em série pela Nissan na China e compartilha a mesma plataforma e tecnologias do Nissan Leaf, o veículo elétrico mais vendido do mundo. O novo modelo apresenta capacidade de recarga rápida e uma autonomia de 338 km, de acordo com os padrões chineses. O Sylphy também é equipado com as tecnologias de Mobilidade Inteligente da Nissan, como Alerta de Mudança de Faixa, Assistente de Emergência, Alerta de Tráfego Cruzado e Monitoramento de Ponto Cego. Segundo a Nissan, o modelo será comercializado ainda durante o ano de 2018.
Citroën C4 Aircross
O retorno da ofensiva da Citroën na China é impulsionado pelo sucesso do utilitário esportivo C5 Aircross, que já totaliza mais de 35.000 pedidos desde seu lançamento local, em setembro passado. A Dongfeng Citroën pretende capitalizar essa dinâmica comercial e apresentou uma estreia mundial em seu estande: o C4 Aircross. Este novo SUV compacto é a versão chinesa do C3 Aircross lançado na Europa em outubro passado. Fabricado localmente em Wuhan, o C4 Aircross será comercializado na China no segundo semestre. O modelo recebeu adaptações para atender às necessidades dos clientes chineses. São 4,27 metros de comprimento (contra 4,15 metros na Europa), beneficiando o balanço traseiro e a distância entre-eixos, que atinge 2,65 metros (são 2,60 m na Europa). Resultado: melhor habitabilidade traseira, notadamente em termos de espaço para as pernas, critério importante de compra no mercado chinês. Além disso, os passageiros se beneficiam de um teto panorâmico de maiores dimensões.
Mini Cabrio
Não só de carros longos e eletrificados se faz um Salão de Pequim. Também há lugar para os charmosos modelinhos de estilo bem inglês da Mini, cuja popularidade segue crescendo no mercado automotivo chinês. Não por acaso, as
atualizações do Mini Hatch de 3 e 5 portas e, o mais charmoso de todos, o conversível Mini Cabrio, tiveram sua primeira aparição mundial no Auto China 2018. As versões renovadas dos três modelos, cuja estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano, estão mais esportivas e mais avançadas tecnologicamente. Além de novidades específicas no design, a nova gama Mini traz equipamentos com recursos adicionais, novas possibilidades de customização e novos serviços digitais para o sistema Mini Connected.
LSEV
O LSEV – sigla para “Low-Speed Eletric Vehicle”, que significa “veículo elétrico de baixa velocidade”, em português – é um carro elétrico feito com impressão 3D que pode chegar ao mercado da Ásia e da Europa no segundo trimestre de 2019. Desenvolvido pela startup chinesa Polymaker em parceria com a italiana XEV, o LSEV transporta até dois passageiros e tem motorização elétrica. Segundo o fabricante, o modelo leva apenas três dias para ser fabricado, é até cinco vezes mais forte que um modelo convencional e todos os componentes visíveis, como portas, painel, carcaças e para-choques, são impressos. Vidros, chassi, pneus e assentos são fabricados por meio de processos industriais tradicionais, assim como o motor elétrico, que é fornecido pela XEV. O protótipo é funcional e pode alcançar velocidade de até 70 km/h. A autonomia do veículo com uma carga completa é estimada em 150 km.