A força dos pesados
O mercado brasileiro de caminhões em 2019 vai bem, obrigado. Embora os 6.222 caminhões vendidos em abril tenham ficado abaixo dos 7.628 emplacados em março, os resultados do ano representam um crescimento consistente. De janeiro a abril, as vendas cresceram 43% em relação ao primeiro quadrimestre de 2018. Foram comercializados 29.866 caminhões, ante 20.890 nos mesmos quatro meses do ano passado. A Mercedes-Benz é a marca líder, com 31,75% das vendas no primeiro quadrimestre de 2019, seguida da Volkswagen com 22,98%, da Volvo com 14,92%, da Scania com 10,81%, da Ford com 10,65%, da Iveco com 3,65% e da DAF com 3,10%. O segmento de pesados continua puxando o mercado este ano, com 50,74% das vendas, seguido dos semipesados com 23,42%, os leves com 11,88%, os médios com 8,07% e os semi-leves com 5,90%. A briga pelo posto de caminhão mais vendido do Brasil está entre os pesados. O líder de vendas é o Volvo FH 540, com 1.944 unidades emplacadas no quadrimestre, seguido do Mercedes-Benz Actros 2651, com 1.399 unidades, e do Volvo FH 460, com 1.223 unidades.
Rotas sustentáveis
A Porsche Chile, representante oficial da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no mercado chileno, lançou em Santiago a campanha “Ruta Azul” ou Rota Azul, por meio da qual busca participar e incentivar os agentes de mudança para recompensar o planeta. “Uma das nossas premissas é entregar soluções de transporte concretas, com benefícios reais, entendendo e integrando o nosso entorno. E com a campanha Rota Azul, queremos construir uma nova consciência e uma comunidade para contribuir com a sustentabilidade como parte da solução”, explicou Julio Torres, gerente da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus na Porsche Chile. A “Ruta Azul” foi lançada em parceria com a empresa de reciclagem e tratamento de resíduos Rembre, que gerencia projetos de reciclagem e sustentabilidade em edifícios corporativos, indústrias, escolas e prefeituras. A campanha conta com o apoio dos caminhões Volkswagen Delivery 11.180, que estarão presentes em todas as tarefas de coleta de resíduos e serviços associados da instituição. Desde a limpeza de praias, passando pela reciclagem industrial e domiciliar, apoiará o tratamento sustentável de resíduos.
Estrela do Norte
Setores do agronegócio, como transporte de grãos, cana-de-açúcar e madeira, vêm puxando as vendas de caminhões extrapesados em 2019. E o caminhão extrapesado Actros 2651, campeão de vendas da Mercedes-Benz no Brasil, é a principal atração da marca na Agrotins 2019 – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins –, maior mostra de tecnologia agropecuária do Norte do país. Com expectativa de setecentos expositores, a Agrotins é uma vitrine para divulgação e comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos da agropecuária. O evento ocorre de 7 a 11 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, capital do Tocantins. “Estar presente na Agrotins é muito importante para a marca Mercedes-Benz. Afinal, aumentamos em 40% as vendas de caminhões no Norte do Brasil no primeiro quadrimestre de 2019. Nesse período, foram emplacadas 346 unidades, frente a 245 no mesmo período de 2018. Isso resulta em mais de 26% de participação de mercado na região”, comemora Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Esforço coletivo
O mercado brasileiro de ônibus não dorme no ponto. Este ano, no acumulado de janeiro a abril, foram vendidas 8.336 unidades, um expressivo crescimento de 74,58% sobre os 4.775 ônibus vendidos no primeiro quadrimestre do ano passado. A Mercedes-Benz permanece liderando com folgas, com 61,67% das vendas, seguida de longe por Volkswagen, com 21,50%, por Marcopolo, com 10,12%, por Volvo, com 2,59%, por Iveco, com 2,18%, por Scania, com 1,40%, por Agrale, com 0,47% e por BYD, com 0,05%.