A F 850 GS Adventure 2019 já está disponível nas 40 concessionárias da marca alemã no país, em duas versões, com preços de R$ 50.950 (Sport) e de R$ 56.950 (Premium). Produzida na fábrica do BMW Group em Manaus (AM), a motocicleta aventureira – uma das preferidas dos “trilheiros” – realça suas características de robustez, confiabilidade e durabilidade, típicas da linha GS. “A BMW F 850 GS Adventure é a mais nova aventureira de média cilindrada capaz de surpreender as expectativas dos motociclistas mais exigentes, com mais tecnologia, robustez e eletrônica embarcadas no modelo. Dessa forma, ela é uma motocicleta referência em seu segmento” afirma Julian Mallea, diretor de Vendas e Marketing da BMW Motorrad.
Externamente, o “espírito aventureiro” da BMW F 850 GS Adventure aparece nas proteções laterais do motor, na carenagem e no tanque de combustível de 23 litros, que garante uma ampla autonomia para encarar longas jornadas. Acoplado a um câmbio de 6 velocidades, o propulsor bicilíndrico de 853 cc, oito válvulas, 80 cavalos de potência a 6.250 rotações por minuto e 9,1 kgfm de torque a 6.250 rpm garante segurança ao piloto nas suas aventuras, com personalidade, força de arranque e desempenho eficiente e imediato.
O modelo oferece uma grande lista de equipamentos de série nas duas versões, incluindo acelerador eletrônico, freios ABS, controle automático de estabilidade (ASC), banco ergonômico, lanterna em led, para-brisa com ajuste de altura, computador de bordo, protetor de mãos, descanso lateral com inibidor de partida, imobilizador eletrônico e ajuste dos manetes de freio e embreagem. Na eletrônica, os diferentes modos de pilotagem, como “Rain”, “Road”, “Dynamic” e “Enduro”, ajustam o comportamento dinâmico da motocicleta conforme as condições do piso e climáticas para assegurar maior segurança e prazer na pilotagem. O largo guidão da moto da BMW contribui para uma melhor maneabilidade e menos esforço nas mudanças de direção nas trilhas. O amante do off-road pode equipar a moto com pneus enduro (com cravos maiores) às rodas tipo aros cruzados e um protetor de cárter em plástico para maior proteção das pedras e outros tipos de obstáculos do caminho.
Entre os itens exclusivos, a versão Sport oferece farol em leds, manoplas aquecidas, para-brisa Sport e banco Rallye. A Premium acrescenta luzes adicionais em leds, controle de tração dinâmico (DTC), ajuste de suspensão, sistema de partida sem chave, luz de posição diurna, assistente de troca de marchas, modo de pilotagem e freio ABS “Pro”, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro, piscas em leds, suporte de malas laterais e sistema de conectividade com painel TFT colorido de 6,5 polegadas.
Com 1,44 metro de altura (sem espelhos), 93 centímetros de largura (com retrovisores), 2,30 metros de comprimento e 1,59 metro de entre-eixos, a F 850 GS Adventure está disponível em duas cores: cinza (Premium) e azul (Sport). Desenvolvida a partir da F 800 GS, a F 850 GS teve mudanças estéticas e estruturais no projeto, como na posição do tanque de combustível e assento mais aerodinâmico acima do motor, com peso em ordem de marcha de 229 quilos. O sistema de escape é feito em aço inoxidável e tem catalisador controlado localizado à direita da motocicleta, equipada com discos de freios dianteiros duplos com diâmetro de 305 milímetros e dois pistões da pinça e um único disco com 265 milímetros na traseira.
No relatório mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o segmento maxtrail, no qual a F 850 GS está inserida, não separa as motos por cilindrada. Sendo assim, o modelo da marca alemã manteve a terceira posição no nicho, com 39 unidades vendidas em março e 76 em fevereiro deste ano, ficando com 8,66% de participação de mercado, atrás da segunda colocada, a Triumph Tiger 800 (com 184 unidades em março e 23,01%), e da líder, sua “colega” de fábrica BMW R 1200 (189 unidades em março e 23,17%).