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A Audi apresenta aos brasileiros a nova geração do RS 5 Coupé, que tem como principal destaque o inédito motor 2.9 V6 biturbo de 450 cavalos de potência de 5.700 a 6.700 rpm e 61,2 kgfm de torque. O novo propulsor oferece maior ganho de potência, de eficiência e com um som que remete à esportividade da linha RS. Segundo a marca alemã, o motor tem 17,1 kgfm de torque a mais em relação à geração anterior e atinge a força máxima em uma ampla faixa de rotação de 1.900 a 5 mil rpm. O propulsor trabalha acoplado à transmissão de 8 velocidades Tiptronic com espaço de trocas de marchas reduzidos e preparados para beneficiar a condução esportiva da linha RS em conjunto com o sistema de tração integral Quattro. O RS 5 Coupé chega ao Brasil com um preço para poucos privilegiados: R$ 556.990.

O novo cupê da Audi acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 280 km/h. Para ampliar as características esportivas e de agilidade, a suspensão multi-link é utilizada nos dois eixos do carro, além do Controle de Direção Dinâmico (DRC). O motorista pode criar uma experiência mais personalizada utilizando o Audi Drive Select, equipamento de série que oferece quatro modos de condução: Auto, Comfort, Dynamic e Individual.

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Para criar o RS 5 Coupé, os designers se inspiraram nos detalhes esportivos do Audi 90 Quattro IMSA GTO, um carro de competição do final dos anos 80. As sólidas entradas de ar e sua estrutura de colmeia frontal com uma ampla grade “singleframe” refletem as principais características visuais da linha RS. Abaixo dos faróis em leds ficam as entradas e as saídas de ar proeminentes, enquanto as caixas de rodas destacam a aerodinâmica do carro. O cupê tem rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. A esportividade do novo RS 5 é acentuada com o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto – equipamentos tradicionais da linha RS. O comprimento da nova geração é de 4,72 metros, 7,4 centímetros maior que seu antecessor. No entanto, no visual, a aparência é de que o carro tenha ficado ainda mais longo. “Estamos empolgados em lançar no mercado brasileiro este modelo, que reúne um visual elegante e combina alta performance com extrema usabilidade cotidiana”, explica Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.

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A esportividade do Audi RS 5 Coupé se estende ao seu interior, a um só tempo, completamente em preto e sofisticado. Detalhes como os assentos RS e o volante multifuncional com base plana detalham a personalidade da linha, apresentada também no câmbio automático e nas faixas iluminadas no painel. No Audi Virtual Cockpit, é possível conferir informações como a Força G, a pressão dos pneus, temperatura ambiente, potência e torque. O sistema de infoentretenimento pode ser acessado por meio do MMI Touch presente no console central, oferecendo ponto de acesso ao Wi-Fi e à interface de smartphone com interação via Apple CarPlay e Android Auto.

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Tecnologias de assistência e Head-up Display também auxiliam o motorista e aumentam a segurança, o conforto e a eficiência. A interação entre os sistemas representa mais um passo para a condução autônoma. O som é um Bang&Olufsen 3D de 755 watts de potência. O coração do sistema é um amplificador de 16 canais, que aciona 19 alto-falantes. Dois subwoofers por trás dos painéis laterais na parte traseira geram os graves transformando o carro em uma verdadeira sala de concerto. Como opcional, há o pacote Audi Assistance Tour, com uma variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist – corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações –, o Adaptive Cruise Control – mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera – e o assistente de luz alta.

Primeiras impressões

Minutos acelerados

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por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Agência AutoMotrix

Mogi Guaçu/SP – A sempre atraente oportunidade de avaliar o Audi RS 5 Coupé no autódromo Velo Cittá, na cidade paulista de Mogi Guaçu, durou poucos minutos e cerca de 10 quilômetros. Mas uma chuvarada se encarregou de deixar a pista bastante escorregadia e permitiu avaliar o funcionamento do sistema Quattro de tração integral (40% na dianteira e 60% na traseira em condições normais) aliado aos diversos sistemas eletrônicos de controle de estabilidade de um bólido que faz de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.

A estabilidade do RS 5 Coupé nas curvas molhadas feitas em alta velocidade beira o inacreditável. A suspensão multi-link nos eixos dianteiro e traseiro funciona com exatidão. Eventuais imprecisões do motorista nas manobras rápidas são compensadas pelos sistemas eletrônicos tão instantaneamente que quase não existe a oportunidade de perceber o erro. O câmbio tiptronic, de 8 velocidades, é absolutamente preciso, como se espera de um esportivo. A longa reta dos boxes do Velo Cittá, que começa ascendente e termina em descida, gera a ocasião perfeita para acelerar fundo o esportivo de 450 cavalos e 61,2 kgfm de torque para ultrapassar os 200 km/h. Embalado pelos dois turbos, o torque de 61,2 kgfm segue quase plano de 1.900 a 5 mil rpm e o ganho de velocidade acontece de forma brutal e quase insana, mas sempre com uma absoluta sensação de controle por parte do motorista. Os freios respondem prontamente a qualquer chamada mais forte para segurar o veículo. O Audi RS 5 Coupé mostra que é um carro que merece ser chamado de cupê e ter a sigla RS.

 

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