caminhões elétricos BYD da Corpus Saneamento e Obras

Frota elétrica

Já estão no Brasil os primeiros seis caminhões BYD 100% elétricos de um total de 200 unidades encomendadas pela empresa paulista Corpus Saneamento e Obras, para serem utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos no Estado de São Paulo. Os veículos foram embarcados no início de junho, na cidade de Changsha, na China, e fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programa para este ano. Os caminhões não emitem gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera, têm manutenção simplificada e são bem mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. Usam como fonte de energia uma bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de Fosfato de Ferro Lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos). Têm PBT técnico de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação por recarga (cerca de 200 quilômetros). O caminhão elétrico também dá maior eficiência às operações de coleta e compactação de resíduos e contribui para o conforto dos profissionais, por substituir o esforço natural para a movimentação das alavancas por uma simples pressão no botão de acionamento, com redução do nível de ruídos e vibrações do sistema e do consumo de energia elétrica. Os caminhões BYD contam também com sistemas “one pedal drive” e KERS de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios. Sem o pedal de embreagem e com transmissão de 4 marchas, o sistema permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador. Nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor provoca desacelerações e contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo. De acordo com a Corpus, o uso do “one pedal drive” pode ser feito em 90% do percurso.

 

Voos externos

ônibus Volare Fly

         A Volare, unidade de negócios da Marcopolo S.A. e fabricante de veículos leves para o transporte de passageiros sediada na cidade gaúcha de Caxias do Sul, prevê que 2018 seja o seu melhor desempenho no mercado internacional, com a exportação de mais de 500 unidades. O resultado é fruto da estratégia implementada pela marca desde 2015 para crescimento de sua presença em alguns dos mais importantes mercados no mundo. “Estamos com cerca de 30 revendedores na América Latina, África e no Oriente Médio e pretendemos nomear novos parceiros para crescer ainda mais”, contabiliza o gerente de exportação da Volare, Rodrigo Bisi. O principal mercado de exportação é o Chile, que representa em torno de 50% do total de ônibus exportados pela Volare. Outros países da América Latina, como o México e o Peru, também têm importante participação. Os modelos mais exportados são o Volare Fly 10, o maior produzido pela marca, para até 36 passageiros, o Fly 9 e o Attack 9, ambos com PBT de 9 mil quilos e que proporcionam diferentes configurações, tanto para turismo e fretamento, com amplo espaço e conforto, quanto para o transporte urbano, pela sua maior capacidade.

 

Negócio de peso

caminhão Volkswagen e-Delivery

         A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma e Antarctica, anunciou que, até 2023, passará a utilizar 1.600 caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus no transporte de bebidas. Com a parceria, cerca de 35% da frota que atende à cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano. A negociação é a maior da Volkswagen Caminhões e Ônibus no ano para o segmento de cargas. O primeiro caminhão a integrar essa frota será o VW e-Delivery, e chegará às ruas ainda este ano, inaugurando assim a primeira fase de testes para determinar a tecnologia mais adequada para atender às operações da Ambev. O modelo será recarregado com 100% de energia elétrica comprada de fontes limpas, como eólica e solar. A parceria é um marco na história das duas empresas: esse é o maior anúncio do tipo já feito no mundo, e é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2. A solução está alinhada à política de desenvolvimento e promoção de tecnologias limpas do Grupo VW Truck & Bus, do qual a VW Caminhões e Ônibus faz parte. Os caminhões e-Delivery podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.

 

Na sintonia da demanda

 ônibus elétrico Marcopolo BYD

         No II Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul, a Marcopolo apresentou o seu expertise no projeto e desenvolvimento de tecnologia de carrocerias para ônibus elétricos e movidos por combustíveis de fontes renováveis. Organizado pela Fiergs, Senai RS, Sebrae RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento teve como objetivo incentivar a ampliação de investimentos no setor elétrico gaúcho e debater novas formas de produção de energia. “A Marcopolo, em parceria com montadoras, fornecedores, centros de pesquisas e universidades, tem atuado fortemente em soluções de energia limpa e renovável. Além de carrocerias  para veículos elétricos e híbridos, temos desenvolvido materiais recicláveis mais leves e eficientes, que reduzem a energia utilizada nos processos produtivos e garantem maior durabilidade e performance para nossos clientes”, explica Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo.

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