Marketing de visão
Pela sétima vez seguida, a Ford patrocinou a Campus Party paulistana, realizada de 13 a 16 de fevereiro, no Expo Center Norte. Segundo a marca norte-americana, o evento que reúne anualmente milhares de “nerds” para conhecer e apresentar novidades tecnológicas é um ambiente extremamente favorável ao surgimento de inovações em produtos e serviços, e podem contribuir para a evolução do setor automotivo. Este ano, a Ford aproveitou a Campus Party para mostrar seu projeto-piloto de Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada. A empresa será a primeira do setor automotivo na América Latina a usar os óculos de Realidade Aumentada na área de serviços de pós-venda.
A nova tecnologia será usada para conectar especialistas da empresa a técnicos das oficinas em todo o país para a troca de informações e diagnóstico. A equipe de atendimento da companhia pode visualizar na tela do computador exatamente o que o mecânico está vendo na oficina, em tempo real. “Essa tecnologia proporcionará redução significativa do tempo de diagnóstico. Com a melhoria na eficiência das concessionárias e o suporte em tempo real dos especialistas, haverá aumento da produtividade e da capacidade de atendimento das oficinas, o que certamente resultará em uma experiência melhor aos clientes, maior satisfação e fidelização”, comemora Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. Para a implementação do projeto-piloto de assistência remota, a Ford selecionou 10 concessionárias do Brasil para terem a experiência com o uso da tecnologia. Depois dessa fase, está prevista a expansão para toda a rede em 2020. Além da Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada, a Ford aproveitou para divulgar seu mais recente lançamento, o EcoSport Titanium. Graças à utilização da tecnologia de pneus Run Flat, a nova configuração do SUV compacto dispensa o estepe, pois os quatro compostos têm as laterais reforçadas que permitem continuar rodando, mesmo se um perder totalmente a pressão, por 80 quilômetros a uma velocidade de até 80 km/h. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)
Pelo topo
A BMW deu início à pré-venda da sétima geração da Série 3, que foi uma das estrelas do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado. Por enquanto, está sendo oferecida no país apenas a versão topo de linha 330i M Sport, por R$ 269.950. Modelo mais vendido da marca alemã, a Série 3 começará a ser produzida no Brasil, em suas versões mais básicas, no segundo semestre deste ano. A nova geração é considerada como um dos carros mais aerodinâmicos da atualidade. O 330i M Sport é equipado com motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 258 cavalos de potência e torque de 40,8 kgfm, associado à transmissão automática de 8 marchas. Conforme a BMW, o carro acelera de zero a 100 km/h em 5,8 segundos e pode chegar a 250 km/h.
Novidade partilhada
Herdada da Fiat Toro, a nova porta traseira da Ram 1500 2019 tem agora a abertura para os lados e é bipartida ao meio. Isso não é um plágio da picape brasileira, pois a Ram faz parte do Grupo FCA, assim como a Fiat. Cada porta da Ram 1500 pode ser aberta em até 88 graus, melhorando o acesso de cargas, facilitado também pelo degrau retrátil afixado no centro do compartimento. A picape norte-americana pode transportar 900 quilos na caçamba. Além da nova porta traseira, acompanha a caçamba o sistema de gerenciamento de carga RamBox com caixas de armazenamento resistentes à intempéries. Esses pequenos contêineres têm uma tomada de 115 volts e 400 watts. Dentro, a maior novidade da Ram 1500 é a possibilidade de reclinar o assento traseiro da cabine dupla em 8 graus.
Para PcD
A Toyota coloca no mercado uma oferta exclusiva do Corolla para o público PcD. A promoção ficará no ar de fevereiro a junho deste ano. Com isenção de IPI, a marca japonesa acrescentará mais 12% de desconto para pessoas com deficiência, equivalente à alíquota do ICMS. Vendida por R$ 107.490 nas cores metálicas, a versão intermediária XEi do Corolla é negociada por R$ 96.829 considerando a isenção de IPI para PcD. Com o desconto especial, o preço cai para R$ 85.210. Responsável por 63% das vendas nacionais do Corolla, a configuração XEi é equipada com motor 2.0 bicombustível de 16 válvulas com 154 cavalos de potência a 5.800 rpm e torque de 20,7 kgfm a 4.800 giros abastecido com etanol. No sistema de câmbio, o Corolla é equipado com transmissão automática Multi-Drive, derivada da tecnologia CVT, que reproduz sete marchas. Também é possível de se fazer trocas manuais sequenciais tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante. No quesito segurança, o sedã médio tem controle de estabilidade e tração, assistente de subida e sete airbags. Carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial, o Corolla recebeu cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.
Propulsão alternativa
O britânico AM Awards escolheu a Hyundai como a Fabricante do Ano pela qualidade de seus produtos e suas inovações em “powertrains” alternativos. Os juízes do AM Awards destacaram o Kona Electric, com autonomia de 446 quilômetros, a Nexo, veículo de célula de combustível de última geração para andar até 660 quilômetros e que será lançado em março deste ano na Europa e as mudanças promovidas pela marca sul-coreana na sua rede de varejo. Em 2018, a Hyundai Motor britânica tornou-se a primeira fabricante a oferecer um processo de vendas totalmente digital em todas as suas concessionárias. Com isso, os clientes podem escolher o carro e ver informações sobre transações de câmbio e financiamento sentados no sofá de sua casa.
Nova vida para as baterias
A Nissan, o Parque Tecnológico de Itaipu e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação assinaram em Foz do Iguaçu (PR) um memorando de entendimento para acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica no país. A parceria criará carregadores bidirecionais para veículos elétricos. Os pesquisadores utilizarão dois Nissan Leaf para estudar também o impacto desses carregamentos na rede elétrica. O carro 100% elétrico mais vendido do mundo é capaz de devolver energia para a rede por meio do sistema Vehicle-to-Grid (V2G). Se preparando para estrear o Leaf oficialmente no mercado brasileiro – atualmente, está em pré-vendas -, a Nissan pensa no ciclo de vida completo do carro elétrico. No ano passado, a empresa e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de estudar soluções para o futuro das baterias usadas. Durante o Salão de São Paulo de 2018, a Nissan e a UFSC demonstraram na prática uma das possibilidades de uso das baterias de segunda vida do Leaf. Os conjuntos foram utilizados no fornecimento de energia para a iluminação de uma área do estande da marca japonesa.
Mantido na direção
Apesar de ter renunciado aos cargos de presidente do conselho de administração e presidente-executivo da Renault, Carlos Ghosn permanece na diretoria da marca francesa. O franco-brasileiro está preso no Japão desde novembro do ano passado, acusado de sonegação e fraude contra a Nissan. Ghosn era o comandante da aliança Renault Nissan Mitsubishi. Em comunicado, a fabricante francesa confirmou oficialmente a permanência de Ghosn na diretoria da marca. De origem libanesa, o dirigente nasceu em Porto Velho (RO) em 1954. Já adulto, Ghosn se mudou para Paris, obtendo a cidadania francesa e cursando engenharia na Escola Politécnica e na Escola de Minas. Entrou na Renault em 1996, como presidente do conselho de administração e principal executivo da empresa. Em 1999, assumiu os mesmos cargos na Nissan.